domingo, 1 de setembro de 2019

Vuelta: O menino já voa entre os grandes!

Foto: Cor Vos

O esloveno Tadej Pogacar da UAE Emirates venceu hoje a nona etapa da Vuelta a España, uma ligação de 94.4km com partida em Andorra la Vella e chegada no alto de Cortals d’Encamp. No segundo lugar terminou o colombiano Nairo Quintana da Movistar a 23 segundos, e em terceiro o esloveno Primoz Roglic  da Jumbo – Visma a 48.

Nona etapa desta Vuelta, curta e dura, são as duas palavras que melhor caracterizavam este traçado de cerca de 95km que marcava a etapa de hoje. A fuga do dia formou-se na primeira contagem de montanha com quase 40 ciclistas a atacarem e a ganharem vantagem sobre o pelotão, com as principais formações a incluírem vários homens em fuga.

O enorme grupo entrou na contagem de categoria especial, o Col de la Gallina, com 4 minutos de vantagem e viu Geoffrey Bouchard ser o primeiro a alcançar o topo com poucos segundos de vantagem para os mais diretos perseguidores, e a aumentar essa distância, acabando por ser alcançado por Tao Hart e Bem O’Connor a cerca de 18km para o final. Por volta da mesma altura, mexidas no grupo principal, com Lopez a conseguir destacar-se quando faltavam 18km para o final, perante uma Movistar que nunca foi capaz de colaborar com a Jumbo – Visma para não deixarem o colombiano fugir.

Terminada a penúltima subida, os ciclistas entraram numa zona de sterrato (terra batida) e ao que parece, pois faltaram as imagens, Miguel Angel Lopez caiu, e pouco depois também Roglic foi ao chão, e foi alcançado por Valverde, Quintana e Pogacar, com Roglic a ser ajudado por Kuss e Majka a ficar sozinho. As marcas eram visíveis no lado esquerdo de Lopez que se tentava aguentar para minimizar perdas. Quintana atacou com Pogacar, quando apenas restava Soler dos fugitivos, que com desagrado, pois sentia-se em condições de poder vencer a etapa, viu a equipa mandá-lo esperar por Quintana, quando podia tê-lo feito antes e se calhar com maior assertividade. Pogacar aproveitou a espera e atacou Quintana, que não foi capaz de responder e lançou-se para uma vitória de etapa que foi uma lição tática para a Movistar, 1 para 8 e assim se fez a corrida! Roglic e Valverde chegaram 25 segundos depois de Quintana, e Lopez ainda chegou mais atrasado, num dia que podia ter sido de glória e acabou por ser de perda... A sorte não tem andado com Lopez nas grandes voltas!

Quanto aos portugueses, Ruben Guerreiro esteve uma vez mais na fuga do dia e soube minimizar perdas perante os favoritos, mesmo com o desgaste de ontem nas pernas. Foi 25º na etapa e é 19º na geral! Nelson Oliveira perdeu 20 minutos, num dia de grande trabalho, Ricardo Vilela chegou a 28, Domingos Gonçalves a 30 e Nuno Bico a 33.

Nairo Quintana é assim o novo líder da classificação geral, alargando a sua vantagem na classificação por pontos, Angel Madrazo continua líder da montanha e Miguel Angel Lopez continua na frente da juventude.

Amanhã o pelotão enfrentará um dia de descanso, em véspera de um longo contrarrelógio individual de 36km, com alguns falsos planos, mas que deverá abrir longas diferenças entre os favoritos. Para Portugal, há também possibilidade de vitória com Nelson Oliveira, veremos o que o ciclista da Movistar irá fazer!



Sem comentários:

Enviar um comentário