quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Vuelta: A primeira de Fuglsang em grandes voltas!

Foto: Justin Setterfield

O dinamarquês Jakob Fuglsang da Astana venceu na passada segunda a décima sexta etapa da Vuelta a España, uma ligação de 144.4km com partida em Pravia e chegada no Alto de la Cubilla, numa contagem de categoria especial. No segundo lugar terminou o britânico Tao Geoghegan Hart da Ineos a 22 segundos, e em terceiro o espanhol Luis Leon Sanchez da Astana a 40 segundos.

Décima sexta etapa desta Vuelta, uma etapa de alta montanha, que iria terminar a segunda semana de Volta a Espanha. A fuga do dia voltou a ter de batalhar para escapar do pelotão, e quando o conseguiu, foram 23 homens que fizeram a frente de corrida, com o pelotão atrás ainda num ritmo frenético, e a Jumbo – Visma a ser atacada de todas as formas possíveis. A equipa holandesa permaneceu firme, e não deu hipóteses a ninguém, acabando o ritmo por abrandar já depois de se ter entrado na primeira subida do dia, a menos de 90km do final.

A partir daí a etapa perdeu muita da qualidade que estava a apresentar, com a fuga a ganhar minutos e minutos, tendo entrado na subida final com o pelotão a cerca de 9 minutos. Até aí, e depois do abrandar do ritmo, o único motivo de interesse da etapa acabou por ser a luta entre Bouchard e Madrazo pela montanha, a qual viu o ciclista francês levar a melhor sobre o espanhol, e retirar-lhe a classificação que era dele desde o primeiro dia.

Voltando à subida final, foi a Astana a jogar com Leon Sanchez e Fuglsang na frente, com o espanhol a ser uma ajuda preciosa ao dinamarquês, que pode atacar já num grupo pequeno para se isolar e vencer assim a sua primeira etapa numa grande volta aos 33 anos. O que restava do pelotão foi-se desfazendo rapidamente graças ao ritmo dos Astana que restava do grupo, até os ataques terem surgido, com Lopez a ter atacado, por duas vezes, a segunda das quais apenas com resposta de Pogacar e Roglic que com ele seguiram até à meta. Valverde não conseguiu responder de imediato, e terminou 23 segundos depois com uma grande ajuda de Marc Soler. Quintana voltou a perder imenso tempo, tendo descolado numa fase prematura da subida, o que o fez perder o seu top5 na geral para Rafal Majka.

Quanto aos portugueses, Ruben Guerreiro voltou a fazer mais uma excelente exibição, aguentando-se com o top5 da geral quase até ao fim, apenas perdendo tempo para Pernsteiner dos restantes elementos do top10. Veremos o que a última semana reserva ao português, mas certamente que uma postura ofensiva lhe poderá trazer frutos! Nelson Oliveira terminou a 15 minutos, Ricardo Vilela a 23 e Nuno Bico chegou a 32.

Primoz Roglic manteve assim a liderança da classificação geral e dos pontos, Geoffrey Bouchard saltou para o comando da montanha e Tadej Pogacar continuou líder da juventude.


Classificações do Passatempo

Sem comentários:

Enviar um comentário