BTT


David Rosa - 10º nos primeiros Jogos Europeus em Baku.


Escrito por: Diogo Martins

Numa prova completamente dominado pelos suíços, que preencheram os lugares do pódio, Nino Schurter, Lukas Fluckiger e Fabian Giger, respetivamente 1º,2º e 3º. Bruno Rosa conseguiu cumprir o objetivo de terminar a prova no Top 10. A prova do nosso português ficou marcada por um problema na corrente da bicicleta numa fase crucial, em que descolou do grupo principal e não conseguiu voltar a colar, culpa também da fadiga de correr sozinho contra o vento. Bruno ficou, assim, a cerca de 4min do primeiro classificado.

Na prova feminina, Joana Monteiro terminou a prova em 23º, a uma volta de diferença da vencedora, a suíça Jolanda Neff. O pódio feminino ficou completo por Kathrin Stirnemann (SUI) e Maja Wloszczowska (POL) a mais de 2 minutos do primeiro lugar.

O ciclismo volta na quinta com a participação de Rafael Reis no contrarrelógio individual.


Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

David Rosa faz história no Campeonato do Mundo de XCO.


Escrito por: admin

O corredor português David Rosa fez hoje história no Campeonato do Mundo de Cross Country olímpico (XCO), em Hafjeel, na Noruega, ao terminar num excelente 29º posto, numa prova vencida por Julien Absalon.

«A corrida do David Rosa ficou marcada por várias saídas de corrente ao longo de toda a prova. Se não fossem os problemas técnicos, conseguiria terminar nos 15 primeiros, o que seria um resultado absolutamente histórico», afirmou o seleccionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

Absalon soube gerir a corrida como ninguém, assumindo apenas a dianteira a meio da prova, deixando no segundo posto Nino Schurter, a 1m51s, e no terceiro Marco Aurélio Fontana, a 3m28s.

Mário Costa, outro o outro corredor luso presente na prova, terminou no 82º posto, a 3 voltas de Absalon. “Furou na segunda volta, quando estava a fazer uma corrida fantástica. Ainda por cima o furo deu-se longe da zona técnica, o que o penalizou muito, levando a que fosse eliminado”, lamenta Pedro Vigário.

Este sábado deu-se ainda a descida de qualificação para os atletas de DHI, com Francisco Pardal a terminar no 37º posto, a 11,966 segundos do sul-africano Greg Minnaar que vez o melhor tempo na descida,  3’27’’399. Pombo terminou no 49.º lugar, a 15,077 segundos. 

Amanhã os dois corredores lusos enceram a participação no Mundial, com a descida final marcada para as 13h45.


Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

David Rosa 52º na Taça do Mundo de Méribel.
Foto de Federação Portuguesa de Ciclismo

Escrito por: admin

O campeão nacional de cross country (XCO), David Rosa, foi hoje o melhor representante da Seleção Nacional na prova da Taça do Mundo de XCO, em Méribel, nos Alpes franceses.

Rosa terminou a prova no 52º posto, a 10m01s de Nino Schurter, que deixou para segundo Julien Absalon, a 13 segundos, e para terceiro Manuel Fumic, a 37.

Mário Costa foi o segundo elemento da Seleção Nacional, terminando a três voltas do vencedor, no 86º posto. Ricardo Marinheiro também esteve presente, embora não com a Seleção Nacional, terminou no 73º posto, a duas voltas dos melhores.

Portugal esteve ainda representado na prova de sub-23, com José Dias, a ser 74º, e Gonçalo Amado, 78º, ambos a uma volta do vencedor, Jordan Sarrou. Ambos tiveram um domingo “difícil”, visto que José Dias caiu e Gonçalo Amado foi vitima de dois furos.

No downhill também houveram portugueses presentes, embora não com a Seleção Nacional. Francisco Pardal foi o melhor luso, terminando no 21º posto, a 6,809 segundos do vencedor, Sam Hill, que gastou 3´16´´372 na descida. Emanuel Pombo foi 52º e Vasco Bica 71º.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo


Tiago Ferreira 12º no Campeonato do Mundo de Maratonas.

Escrito por: admin

O corredor português Tiago Ferreira foi hoje 12º no Campeonato do Mundo de Maratonas, prova com 95 quilómetros de extensão, disputada em Pietermaritzburg, África do Sul, onde o campeão olímpico de XCO, Jaroslav Kulhavy, se sagrou vencedor.

Tiago Ferreira fez uma excelente corrida, iniciando-se muito forte, colocando-se bem logo desde o principio. Manteve-se na frente da corrida até cerca de metade do percurso, onde acabou por acusar o esforço na segunda metade da prova.

“Foi uma corrida incrível, muito dura e com os melhores a revelarem-se extremamente fortes. O Tiago Ferreira foi até onde pôde, dando o seu melhor e cumprindo as instruções, que passavam por recuperar posições na fase inicial, uma vez que partiu muito atrás, da posição 90”, explica o selecionador nacional, Pedro Vigário. 

Jaroslav Kulhavy venceu em solitário, deixando no segundo posto Alban Lakata. O campeão europeu e mundial de 2013, Christoph Sauser, foi terceiro.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

David Rosa melhor luso em Jerez de la Frontera.
Foto de Jorge Inácio

Escrito por: admin

David Rosa terminou este domingo no 2º posto em Jerez de la Frontera, numa prova de Cross Country Olímpico, em que a Seleção Nacional esteve presente. Rosa foi o melhor luso presente, ficou apenas atrás de Carlos Coloma. Mário Costa, ficou no 7º posto e Rúben Almeida, no 13º.

Nas femininas, Joana Barbosa foi sétima e Joana Monteiro décima e segunda melhor sub-23.


Fonte: Record

David Rosa 37º no Mundial de XCO.

Escrito por: admin

O corredor português David Rosa conquistou o melhor posto de sempre de numa prova elite do Campeonato do Mundo de Cross Country (XCO), terminando no 37º posto na prova disputada em Pietermaritzburg, África do Sul, vencida pelo corredor suíço Nino Schurter.

David Rosa passou a linha de meta 7m35s depois de Schurter, recuperando lugares desde inicio, ultrapassando assim a anterior melhor classificação (39º).

"Mais do que a melhor na classificação, destaco a melhoria no desempenho. No ano passado, tanto o David como o Rúben Almeida não entraram na volta do vencedor por segundos, mas neste ano o David ficou claramente na volta do vencedor. Continuamos a evoluir estruturadamente. Foi uma jornada que é reveladora da nossa evolução", afirmou o selecionador nacional, Pedro Vigário. 

Nino Schurter dominou a prova de principio ao final, renovando assim o título mundial, deixando para segundo o alemão Manuel Fumic, que fez uma prova exemplar, terminando a 7 segundos, e para terceiro o espanhol José Antonio Hermida, com mais de 21 segundos.

Durante a manhã de hoje deram-se as decidas cronometradas de downhill, com Emanuel Pombo a ser 47º, e Francisco Pardal a ficar no 53º posto. “Hoje não era dia para grandes riscos, apenas para nos testarmos. Houve alguns problemas técnicos, que já estão resolvidos, e amanhã é o dia D”, explica Pedro Vigário. Neste domingo, às 14h00 de Lisboa participam ambos os corredores na final desta disciplina. 

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo.



Queda trava objetivos de Fábio Inácio.


Escrito por: admin

O jovem corredor português Fabio Inácio teve hoje a sua estreia nos Jogos Surdolímpicos, marcada pelo azar na corrida de Cross Country, disputada em Sófia, Bulgária.

O corredor luso estava a fazer uma grande prova, seguindo na sexta posição, quando o seu pneu frontal rebentou e fez o luso perder o controlo da bicicleta, levando-o assim a cair e abandonar a prova.
Apesar do susto, o acidente provocou apenas escoriações sem gravidade.


“O pneu da frente rebentou e o Fábio Inácio acabou por ser projetado. Como estava longe da zona de assistência, viu-se forçado a desistir. Foi um momento com algum dramatismo, pois o Fábio estava a surpreender pela positiva, revelando-se muito forte na luta com os adversários diretos. Infelizmente, um azar deitou tudo a perder”, comentou o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques. 


Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Mário Costa e Joana Barbosa campeões nacionais de XCO.

Escrito por: admin

Mário Costa (ASC/Bike Zone) e Joana Barbosa (CDC Navais/Póvoa de Varzim) são os novos campeões nacionais elites de Cross Country Olímpico (XCO), vencedo hoje a prova disputada em Tougues, Vila do Conde.

Mário Costa, ainda sub-23, decidiu correr nos elites, revelando-se mais forte que a restante concorrência, deixando para segundo, a 32 segundos, o vencedor dos últimos 4 anos, David Rosa (Liberty Seguros (E.Marques e Rosa/Movefree). O terceiro a 6m31s, foi Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Xarão).

Joana Barbosa demonstrou-se forte na corrida feminina terminando 4m17s à frente de Ilda Pereira (BTT Torcatense/Liberty Seguros/Quer), com Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) a fechar o pódio, a 5m21s.

Na prova de sub-23 David Rodrigues (BTT Seia) conquistou o título nacional, com Jorge Salgado (CDC Navais/Póvoa de Varzim), a 2m10s e Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda), a 2m57s.

Joana Monteiro (ASC/Bike Zone) a correr em casa não deixou o título de sub-23 escapar, concluindo a prova a 4m52s de Liliana Almeida (Avança/Moreira Congelados/Topgel) e a 8m14s Leandra Gomes (Bragactiva/Focus Team).

Quanto aos juniores, João Cabral (SU Colarense/Ginásio Spald/Sintra Bike), com Ana Tomás (BTT Seia) a vencer também nos juniores femininos. João Antunes (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) e Diana Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) venceram nos cadetes.

Nos veteranos, Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) venceu nos A, António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão), venceu nos B e Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI) venceu nos C. Teresa Fernandes (Clube Xelb) sagrou-se a grande vencedora nas veteranas. Por equipas o título ficou em casa também, com a ASC/Bike Zone a sagrar-se grande vencedora.

Tougues recebeu também o Nacional de Team Relay, com a formação CDC Navais/Póvoa de Varzim a vencer, seguida pelo BTT Seia e pela ASC/Bike Zone.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Tiago Ferreira em grande no Mundial de Maratonas.

Escrito por: admin

O corredor português Tiago Ferreira conseguiu hoje um enorme sexto posto no Campeonato do Mundo de Maratonas, disputado em Kirchberg, Áustria. A participação portuguesa terminou ainda com um 37º posto alcançado por Celina Carpinteiro.

Um percurso extremamente duro, com 95 quilómetros de extensão e 4400 metros de acumulado, encaixou bem nas características do português, que fez tua a corrida dentro dos primeiros postos. Na ultima subida era quarto, mas na exigente descida final, acabou por perder duas posições.

Ferreira atingiu um excelente posto, a 10m24s do vencedor, Christoph Sauser. Alban Lakata foi segundo a 4 segundos e Hector Paez foi terceiro, a 3m12s. Este resultado demonstra que Tiago Ferreira terá ainda uma margem de progressão visto que é o mais novo dos primeiros 21 corredores.


“O Tiago Ferreira fez uma corrida muito boa, conseguindo um resultado que podemos considerar excelente. Andou muito tempo com os melhores, depois fez grande parte da corrida a 30 segundos de um trio que se formou na dianteira. Na fase final, em descida, acabou por quebrar um pouco, o que não apaga o bom desempenho”, refere o selecionador nacional, Pedro Vigário. 

A corrida feminina teve apenas menos 10 quilómetros do que a masculina, mas a dureza também dominava a prova, com um acumulado de 3700 metros. Celina Carpinteiro terminou no 37º posto, a 1h03m41s, de Gunn-Rita Dahle, sendo Sally Birgham a segunda, a 3m48s, com Esther Suss a aparecer no terceiro posto, a 7m19s.


“A Celina Carpinteiro fez uma prova regular. Foi a primeira participação feminina portuguesa num Campeonato do Mundo de Maratonas, dando-nos já alguns ensinamentos e experiência com vista ao futuro. Com estas referências, no próximo ano, certamente, conseguiremos já fazer melhor”, afirma Pedro Vigário. 

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

David Rosa faz história no Campeonato da Europa de XCO.

Escrito por: admin

O campeão nacional de Cross Country Olímpico (XCO), David Rosa, continua a fazer história para Portugal. Rosa foi hoje 24º no Campeonato da Europa de XCO, um lugar nunca antes alcançado numa prova de elite de um Europeu de XCO.

Nos registos consta que o melhor desempenho de sempre fora já conseguido por David Rosa, em 2010, onde conseguiu um 35º posto.

“O David Rosa tem vindo a elevar a fasquia do nosso BTT. Hoje teve uma partida a dois tempos: inicialmente bem, mas perdeu terreno após o final do start loop, passando por algumas dificuldades na primeira volta, até que recuperou e iniciou uma recuperação de grande nível”, conta o selecionador nacional, Pedro Vigário. 

Saindo do lugar 33 da grelha, o corredor de Fátima foi recuperando lugares até chegar ao 24º posto, a 5m21s de Julian Absalon, que venceu a frente de Nino Schurter. A dupla animou a corrida desde inico até à quinta volta, onde Absalon atacou, chegando assim há medalha de ouro.

O duplo campeão do mundo e quadruplo campeão mundial, venceu hoje o segundo titulo europeu, deixando a 1m53s Nino Schurter e a 2m06s Marco Aurélio Fontana, segundo e terceiro.

Hoje de manhã foi ainda a vez dos sub-23 representarem Portugal. Mário Costa, foi 33º, a 6m40s de Jordan Sarrou, vencedor da prova, enquanto que Gonçalo Amado foi 41º, a 10m37s.

“O Gonçalo começou muito bem, mas foi perdendo o ritmo e acabou por ceder algumas posições. No entanto, esteve em bom nível, já que foi o quinto sub-23 de primeiro ano. O Mário Costa teve a infelicidade de ver-se envolvido numa queda coletiva que se deu logo no início da corrida. Teve, a partir daí, um desempenho certinho, mas já não conseguiu chegar ao grupo da frente. Comparando esta participação dos nossos sub-23 com a anterior, em 2011, podemos concluir que evoluímos bastante. Na altura só o Mário Costa chegou na volta do vencedor. Hoje chegaram os dois nossos ciclistas, mesmo que um deles ainda seja de primeiro ano”, refere Pedro Vigário.


Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

David Rosa alcança melhor resultado de sempre na Taça do Mundo.

Escrito por: admin

O campeão nacional de XCO, David Rosa, alcançou o melhor resultado de sempre numa prova da Taça do Mundo para Portugal, em Nove Mesto na Morabe, República Checa.

David Rosa terminou no 35º posto, a 8.05 minutos de Nino Shurter, vencedor da prova e campeão do mundo em título.

O corredor francês Julien Absalon, ficou a 3 segundos, e o suíço Luka Fluckiger, a 45 segundos completaram o pódio final da prova.

“Preparámos a corrida ao pormenor e o David Rosa cumpriu exemplarmente com o que se lhe exigia. Apesar de partir demasiado atrás – devido ao ranking – para a qualidade que tem, fez uma prova inteligente, recuperando posições, de volta para volta, mas gerindo bem o esforço”, revelou o selecionador nacional, Pedro Vigário.


Fonte: Record



Leão Pinto rei do Titan Desert.



Escrito por: admin

O corredor português Luís Leão Pinto (Esteve) venceu esta sexta-feira a prova internacional de BTT Titan Desert, sucedendo assim a Roberto Heras, vencedor das ultimas 3 edições.

Ondrek Fojtik foi o mais rápido do dia de hoje, numa tirada com 60,9 quilómetros de extensão com ligação entre Merzouga e Maadid, com Milton Ramos em segundo com o mesmo tempo, e Leão Pinto a 12 segundos.

Leão venceu na geral, deixando Ramos e Fojtik em segundo e terceiro, a 2.19 e 11.08 minutos, respetivamente.

"Ganhar esta corrida foi importante, tinha este objetivo na minha carreira desportiva. Penso que é um momento chave, porque assim vou tomar uma decisão muito importante", afirmou o corredor.

Após a vitória, Leão, não esqueceu o vencedor de outras quatro edições da corrida, que foi obrigado a abandonar por fratura da clavícula numa queda, deixando agracimentos:

"À minha equipa, que dá a vida por mim, como eu faria por eles. À minha família, aos meus amigos, ao meu treinador e a Roberto Heras, que é meu amigo, foi meu treinador e desejo-lhe felicidades".

José Silva (Titan Desert Portugal) foi quinto, a 35.08 minutos. Por sua vez Tiago Ferreira (Esteve), foi sexto a 39.08 minutos do seu colega de equipa.

Fonte: Record



António Sousa e Lucia Vasquez vencem eliminação Ciclocrosse.



Escrito por: admin

O master B António Sousa e a elite Lucia Vasquez, ambos da Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira, venceram, neste sábado a prova de eliminação em ciclocrosse, disputada em Sobrado.

O pódio masculino foi totalmente da Candibyke, com António Sousa como vencedor, Fábio Ribeiro e Roberto Ferreira, segundo e terceiro.

Entre as senhoras foi a galega Lucia Vasquez que se impôs diante a estadunidense Hillary Daniels e a portuguesa Isabel Caetano (CSM Epinay), segunda e terceira, respectivamente.

Amanhã, ocorrerá em Sobrado, a primeira etapa da Taça de Portugal Onda de Ciclocrosse, com início às 10h00.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Rúben Almeida 29º no Campeonato do Mundo de XCM.
 



Escrito por: admin

A seleção Nacional/Liberty Seguros cumpriu hoje o objetivo estabelecido para a estreia lusa no Campeonato do Mundo de Maratonas BTT, colocando um corredor nos 30 primeiros, mas terminou a prova, disputada em Ornans, França, com uma amargo de boca provocado pela sensação de azar, caso contrário o resultado poderia ter sido histórico.

O campeão nacional de Maratonas, Rúben Almeida, foi o melhor luso, concluindo os 84 quilómetros da prova, corridos sob condições adversas, na 29ª posição. O corredor de Águeda necessitou de mais 23m01s para cumprir a prova do que o vencedor, o grego Periklis Ilias. O alemão Mortiz Milatz foi segundo e o checo Kristian Hynek foi terceiro.

O outro corredor português em prova, Luís Leão Pinto, foi travado pelo azar, devido a ter rasgado um pneu quando estavam cumpridos apenas 12 quilómetros e ainda se encontrava muito longe da zona de abastecimento, onde poderia proceder à reparação. Acabando assim por desistir.

“O Luís Leão Pinto seguia no grupo, de cerca de dez corredores, que liderava a corrida e tinha sido ele próprio a desferir um ataque que provocou uma primeira selecção de valores. Dava-nos a esperança de poder lutar pelos melhores lugares, mas o furo, naquela altura, deitou tudo a perder. O resultado do Rúben Almeida insere-se dentro que tínhamos perspectivado, mas mesmo este ciclista teve azar, pois também furou e chegou ao final com essa avaria, motivo por que perdeu algumas posições nos últimos quilómetros”, explica o seleccionador nacional, Pedro Vigário.

O técnico admite ter ficado com “algum amargo de boca”, mas destaca o bom desempenho de Ruben Almeida, que “partiu da posição 117 e foi recuperando lugares numa prova duríssima, corrida sob chuva, frio e com terreno muito enlameado”, o que endureceu ainda mais a tarefa dos corredores, que enfrentaram o mau tempo e ainda subidas íngremes e descidas muito técnicas.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo




David Rosa e Ruben Almeida fazem história no Mundial de XCO.









Escrito por: admin



David Rosa e Rúben Almeida fizeram história hoje, em Saalfelden, Áustria, com o melhor resultado de sempre numa prova de elite do campeonato do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), concluindo a prova, na 39ª e 40ª posição, respetivamente.

“Por apenas 5 segundos não passaram à última ronda, perdendo uma volta para os homens da frente. Mas, apesar disso, foi um desempenho histórico, que traduz uma evolução muito boa, de mais de dez posições relativamente ao ano passado”, congratula-se o seleccionador nacional, Pedro Vigário. O terceiro português em prova foi Tiago Ferreira, 63.º, a três voltas dos melhores.
A Suíça dominou a prova, colocando quatro ciclistas nos cinco primeiros da geral. Nino Schurter, liderou grande parte da corrida com a companhia de Marco Aurelio Fontana, isolou-se em rumo a conquista do título mundial, repetindo o feito que já tinha alcançado em 2009. Logo atrás de si, Lukas Fluckiger ultrapassaou Fontana e Stéphane Tempier, chegando no segundo porto a 29 segundos de Nino. Mathias Fluckiger, fechou o pódio, a 51 segundos de Nino.

No sector feminino, Joana Barbosa foi a 47.ª, a três voltas da francesa Julie Bresset, que se sagrou campeã mundial, cortando a meta isolada. A segunda classificada foi a norueguesa Gunn-Rita Flesjaa, a 1m47s, e a terceira foi Georgia Gould, dos Estados Unidos da América, a 3m12s. “A participação da Joana Barbosa era uma incógnita, porque se estreava em palcos deste calibre. O resultado permite-nos aferir a posição relativa do BTT feminino nacional face às outras nações”, constata o técnico nacional.
 

Portugal esteve representado por dois atletas na corrida de juniores. Gonçalo Amado foi 49º classificado, enquanto que José Dias se posicionou no 51º posto. O vencedor foi Anton Cooper, que deixou três franceses nos lugares seguintes. Victor Koretzky no segundo posto, a 2m17s, enquanto que Titouan Carod foi terceiro, a 2m34s. Gonçalo Amado ficou a 10m55s e José Dias a 11m28s.“O Gonçalo Amado tem sido perseguido pelo azar. Hoje ficou preso numa queda, logo de início. Depois do percalço ainda recuperou cerca de 20 posições. O José Pedro Dias, como estreante, esteve muito bem, cumprindo com o que lhe pedimos”, analisa Pedro Vigário.

Amanhã, a partir das 12h30 (hora de Portugal), o sub-23, Mário Costa, o júnior Gonçalo Amado e a elite Joana Barbosa, vão participar nas provas de eliminação.



Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo
 
Mário Costa 53º no Mundial de sub-23.


Escrito por: admin
O ciclista português Mário Costa terminou no 53º posto a prova de Cross Country Olímpico (XCO) para sub-23 integrada no Campeonato do Mundo de BTT, que decorre em Saalfelden, Áustria.
O corredor de Vila do Conde necessitou de mais 11m04s do que o vencedor, o checo Ondrej Cink. O segundo classificado foi o holandês Michiel van der Heiden, a 14 segundos, enquanto que Daniele Braidot foi o terceiro, a 48 segundos.

“O ritmo foi alucinante ao longo de toda a corrida. O Mário Costa entrou bem na prova e deu-nos esperança de conseguir um lugar dentro das nossas expectativas, perto dos vinte primeiros. No entanto, sentiu muito a intensidade da corrida e já acabou em quebra e em sofrimento”, explica o seleccionador nacional, Pedro Vigário.
A participação da Seleção Nacional/Liberty Seguros neste Campeonato do Mundo continua neste sábado com a prova de XCO de Juniores e Elites. Às 8h00 (hora nacional) alinham Gonçalo Amado e José Dias na corrida de Juniores. Às 10h00 é a vez de Joana Barbosa, na corrida feminina. Às 13h00 inicia-se a prova de elite, na qual Portugal está representado por David Rosa, Tiago Ferreira e Rúben Almeida.

“Tanto os ciclistas de elite como o Gonçalo Amado já têm experiência internacional suficiente, nas respectivas categorias, para ser com grande expectativa que aguardamos os seus desempenhos neste Mundial. A Joana Barbosa marca o regresso do BTT feminino português aos grandes palcos internacionais. A sua prova permitirá, sobretudo, avaliar em que posição Portugal está no BTT feminino internacional”, avança Pedro Vigário.
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo



Francisco Pardal melhor português no Mundial de DHI.




Escrito por: admin

O português Francisco Pardal foi, este domingo, o melhor português no Campeonato do Mundo de Downhill, disputado em Leogang, na Áustria.

O piloto de Coimbra foi 45º melhor, a 13,358 s do sul-africano Greg Minnar, que se sagrou campeão Mundial. O campeão Nacional, Emanuel Pombo, foi 71º, a 25,193s de Minnaar.

“O Francisco Pardal fez uma descida ao nível do que tinha feito nos treinos oficiais. O Emanuel Pombo caiu e, por isso, acabou penalizado na classificação. Tínhamos como meta colocar pelo menos um dos corredores nos 40 primeiros. Ficámos perto, mas não atingimos o objetivo”, confessou o selecionador nacional, Pedro Vigário.

A medalha para a medalha de ouro foi renhida, sendo que o segundo classificado o britãnico Gee Atherton, terminou a apenas 581 milésimos de segundo de Minnaar. Steve Smith foi o terceiro.

Na próxima quinta-feira, 6 de setembro, entram em ação os corredores das diferentes disciplinas de crosse. David Rosa (Carbboom), Tiago Ferreira (Bi&Esse/Infotre Protek) e Mário Costa (ASC/Bike Zone) são alguns dos envolvidos.

Fonte: Record


David Rosa em grande prestação na vitória de Kuhlav.

 

Escrito por: admin

Jaroslav Kuhlav venceu tudo o que havia para vencer em 2011, Campeonato do Mundo, Taça do Mundo e o Campeonato da Europa, em 2012 levantou pela primeira vez os braços para festejar o título de Campeão Olímpico.

Kuhlav lutou ao sprint com o ciclista que mais forte se mostrou durante a prova, o suíço Nino Schurter, mas por vezes é preciso mais do que isso para se vencer, como por exemplo, o italiano Marco Aurelio Fontana, ficou sem selim na fase decisiva da corrida impedindo-o assim de discutir o ouro.

Schurter foi pouco tático, impondo praticamente durante toda a prova o ritmo do grupo, pagando assim a fatura do esforço no final.

Quem se pode queixar do azar é o francês Julien Absalon, vencedor de 2008, vítima de furo e queda que o obrigou a abandonar.

Por sua vez, David Rosa superou os objetivos que levava, terminando a 4.23 do vencedor, num honroso 23º posto, numa prova onde estavam 50 ciclistas e terminaram 40, onde estavam os melhores do Mundo.

O ciclista português entrou muito forte na pista londrina, rapidamente entrando no lote dos 20 primeiros. No entanto, uma queda logo na primeira volta atirou o correr português para próximo do trigésimo posto.

“Correu bem melhor do que esperava, apesar da queda. Com o nervosismo da primeira volta, sentindo-me pressionado por um corredor, tentando não perder posições, arrisquei demasiado e acabei por dar um mortal por cima das pedras. Fiquei um bocado abananado, mas recompus-me na subida seguinte e fui recuperando posições. Na última volta quebrei um pouco, mas o resultado é muito bom, até porque o ritmo foi sempre alucinante”, explicou David Rosa.

Classificação:
1 KULHAVY Jaroslav 1:29:07
2 SCHURTER Nino 1:29:08
3 FONTANA Marco Aurelio 1:29:32
4 HERMIDA RAMOS Jose Antonio 1:29:36
5 STANDER Burry 1:29:37
6 COLOMA NICOLAS Carlos 1:30:07
7 FUMIC Manuel 1:30:31
8 KABUSH Geoff 1:30:43
9 GEHBAUER Alexander 1:31:16
10 WELLS Todd 1:31:28
11 TEMPIER Stephane 1:31:30
12 SKARNITZL Jan 1:31:48
13 KERSCHBAUMER Gerhard 1:32:02
14 CINK Ondrej 1:32:16
15 SCHULTZ Samuel 1:32:29
16 KONWA Marek 1:32:41
17 van HOUTS Rudi 1:32:53
18 NAEF Ralph 1:32:58
19 van HOOVELS Kevin 1:33:01
20 MARKT Karl 1:33:18
21 McCONNELL Daniel 1:33:22
22 MANTECON GUTIERREZ Sergio 1:33:46
23 ROSA David Joao Serralheiro 1:33:50
24 VALERIANO Rubens 1:34:23
25 VOGEL Florian 1:34:36
26 SOTO Catriel Andres 1:35:13
27 YAMAMOTO Kohei 1:35:26
28 PAEZ LEON Hector Leonardo 1:36:02
29 PERAUD Jean-Christophe 1:37:07
30 BASSINGTHWAIGHTE Marc 1:37:17
31 RYSENKO Sergji 1:37:32
32 BRZOZKA Piotr 1:38:37
33 ILIAS Periklis 1:38:51
34 MILATZ Moritz 1:38:59
35 BUYS Philip 1:40:11
36 MONTOYA CANTILLO Paolo Cesar 1:41:19
37 PECHENIN Evgeniy 1:41:40
38 CHAN Chun Hing 1:41:59
39 NIYONSHUTI Adrien 1:42:46
40 ATHANASIADIS Marios 1:43:25

Fonte: Jornal Ciclismo
 

 Paulo Domingues vence segunda etapa da Taça de Portugal de DHU.



Escrito por: admin

Paulo Domingues venceu a segunda etapa da Taça de Portugal de Downhill Urbano (DHU) Vodafone, prova realizada em Mértola. Francisco Pardal (Pombal Jovem/More Bike Park), foi segundo, segurando a liderança da Taça.

A vitória de Paulo “Amarelo” Domingues foi incontestável, conseguindo uma marca de 1m28,220s, menos 1,112 que Francisco Pardal, e menos 2,533 que João Rodriguez, terceiro na prova.

O melhor júnior foi Marcelo Dias (Movefree/Shimano), que foi segundo na primeira prova da Taça de Portugal. Trocando assim de posição com o vencedor de então, Fernando Silva (RG(Centro Óptico de Fafe), começando a construir-se um duelo interessante entre os dois.

Em cadetes a vitória foi para Vasco Santos (Penacova DH/UD Lorvanense), que assumiu assim o comando da geral. José Pereira, da mesma equipa, venceu em veteranos A e reforçou assim a liderança na Taça. João Estêvão (MCF/Xdream/Município de São Brás) foi o melhor em Mértola, mas a geral da Taça de Portugal Vodafone continua encimada por Arsénio Silva (Penacova DH/UD Lorvanense).

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

 

Francisco Pardal vence 1ª etapa da Taça de Portugal de DHU.



Escrito por: admin

O piloto português Francisco Pardal (Pombal Jovem/More Bike Park) venceu hoje a primeira etapa da Taça de Portugal de Downhill Urbano (DHU), disputada em Penacova. Francisco Pardal foi o mais rápido na manga inicial, conseguindo ainda melhorar o seu tempo na descida decisiva, terminano a prova com 1´13´´155.

Se a vitória de Francisco Pardal não deu grande discussão, a luta pelo segundo lugar foi bem mais “acesa”, com João Rodriguez a chegar ao segundo lugar, com mais 1,143 que Pardal. O terceiro foi José Pereira (Penacova DH/UD Lorvanense), a 1,521s de Pardal.

Filipa Peres (BTT Alfense/Longusbike) impôs-se no sector  feminino, terminando a prova com 1´27´´452. Dina Amaral (MCF/Xdream/Município São Brás) foi a segunda com Ana Martins (Scott Portugal/Amigos do Pilar), a fechar o pódio.

Fernando Silva (RG/Centro Óptico de Fafe) venceu nos juniores, com Rúben Bandeira e Vasco Santos (Penacova DH/UD Lorvanense) terminaram a prova em cadetes com o mesmo registo, diante de toda a concorrência. José Pereira, da equipa da casa, Penacova DH/UD Lorvanense, foi o melhor nos veteranos A, e o colega de equipa Arsénio Silva venceu nos veteranos B+C.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

Portugal amealha 19 pontos em rumo aos Jogos de Londres.


Escrito por: admin

Os três ciclistas portugueses que hoje participaram na prova da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO) disputada em La Bresse, França, amealharam 19 pontos para o ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.

O melhor foi Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), sendo 55º classificado, a 12m28s do vencedor, o duplo campeão olímpico Julien Absalon (Orbea Racing Team). Rúben Almeida, conquistou 13 pontos, aos quais se juntaram 3 de David Rosa, 73º, a uma volta do vencedor, e outros tantos conseguiu Tiago Ferreira (Bi&Esse-Infotre Protek), 74º , duas voltas.

Hoje foi a última oportunidade para as nações conseguirem acumular pontos, uma vez que o ranking definitivo de apuramento olímpico será conhecido na próxima quarta-feira, 23 de Maio.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

José Borges vence quarta etapa da Taça de Portugal Vodafone.



Escrito por: admin

O piloto José Borges (ASC/Bike Zone) foi hoje o mais rápido na quarta etapa da Taça de Portugal de Downhill DHI Vodafone,  a descida da Padela, em Mujães, Viana do Castelo, assumindo assim a liderança da Taça de Portugal na categoria de elites.

José Borges viveu um domingo excelente, começando a prova com o melhor tempo na manga de qualificação. Durante a tarde, na descida final, voltou a evidenciar-se, concluindo o percurso com 2m32,908s, deixando a concorrência a larga distância. O segundo classificado foi o espanhol Iraitz Etxebarria (CD Scott Xtream, a 3m321s, e o terceiro foi Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Specialized/Ciclomadeira), a 3,858s.

Filipa Peres (BTT Alfenense/Longusbike) venceu na categoria elite feminina, também fazendo o pleno, ou seja, juntando o melhor registo da classificação à descida final mais rápida. A segunda foi Margarida Bandeira (LCM Team Bandeira). Ana Martins (Team Scott Portugal/Amigos do Pilar) fechou o pódio e assumiu o comando da geral.

João Góis (Penacova DH) venceu nos juniores, com Vasco Vasconcelos (AD Jorge Antunes) segurou a liderança. O cadete Rafael Sousa (BYY Alfenense/Longusbike) venceu na Padela e reforçou o comando da geral da Taça de Portugal na categoria de cadetes.

O veterano A Rúben Castro (Lanzalia Bike Club) aproveitou a vitória deste domingo para subir ao primeiro lugar da geral. João Estevão (MCF/Xdream/Município de S.Brás) foi o melhor nos veteranos B, assegurando assim a liderança no seu escalão.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário