quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Vuelta: Iturria vence desorganzição da fuga!

Foto: Justin Setterfield

O espanhol Mikel Iturria da Euskadi – Múrias venceu hoje a décima primeira etapa da Vuelta a España, uma ligação de 180km com partida em Saint Palais e chegada em Urdax - Dantxarinea. No segundo lugar terminou o espanhol Jonathan Lastra da Caja Rural, e em terceiro o estadunidense Lawson Craddock da Education First, ambos a seis segundos do vencedor.

Décima primeira etapa desta Vuelta, uma etapa que foi tranquila, e em que o pelotão deu uma grande margem à fuga, aproveitando para descansar para dois duros dias que terá pela frente. A fuga do dia formou-se nos primeiros quilómetros da etapa, com 14 homens a ganharem vantagem sobre o pelotão, uma vantagem que se estabeleceu pelos 6 minutos durante bastante tempo.

Com o aproximar do final da etapa, o tempo foi aumentando progressivamente, com os ataques também a surgirem na fuga. Alex Aranburu e Gorka Izagirre ganharam vantagem na única contagem de segunda categoria do dia, e foram sendo alcançados progressivamente por outros colegas de fuga que entretanto foram fazendo a ponte. Numa altura de maior indefinição, a cerca de 25km para o final, Mikel Iturria escapou dos restantes e foi construindo uma vantagem que chegou a ser de cerca de 45 segundos. O grupo que o perseguia só reagiu numa pequena colina já no final, partindo-se a meio, e mesmo tendo estado perto do espanhol nunca ninguém quis assumir o esforço que faltava para chegar à frente, permitindo assim que Iturria conseguisse chegar sozinho para vencer a etapa. O pelotão terminou com praticamente todas as unidades que restavam, já a mais de 18 minutos e meio do vencedor, com todos os portugueses integrados.

Primoz Roglic mantém assim a liderança da classificação geral e dos pontos, Angel Madrazo continua líder da montanha e Miguel Angel Lopez continua na frente da juventude.

Amanhã o pelotão enfrentará uma nova etapa de média montanha, esta mais dura que a de hoje, com a última das contagens situada a cerca de 7.5km da chegada. Se a fuga vingar, poderemos ter duas corridas distintas a acontecer, com o pelotão a poder mexer em busca de diferenças para a classificação geral.



Sem comentários:

Enviar um comentário