quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Vuelta: E o vento trouxe a segunda de Gilbert!

Foto: Justin Setterfield

O belga Philippe Gilbert da Deceuninck - QuickStep venceu ontem a décima sétima etapa da Vuelta a España, uma ligação de 219.6km com partida em Aranda de Duero e chegada em Guadalajara. No segundo lugar terminou o irlandês Sam Bennett da Bora – Hansgrohe e em terceiro o francês Remi Cavagna da Deceuninck – QuickStep, ambos a 2 segundos do vencedor.

Décima sétima etapa desta Vuelta, uma etapa praticamente toda ela plana, mas que com ventos laterais foi toda ela muito rápida desde início. A Movistar aproveitou uma desatenção da Jumbo e aliada à QuickStep atacou a corrida, formando-se uma frente com quase 50 ciclistas, enquanto mais atrás Roglic praticamente sozinho era obrigado a esperar por colegas de equipa para perseguir a Movistar e Nairo Quintana na frente da corrida.

A perseguição teve de ser feita pela Jumbo, com alguma ajuda da Astana e da Emirates, mas do nada a vantagem da frente cresceu para os 5 minutos, e lá na frente toda a gente passava, fazendo com que a vantagem do grupo se estabilizasse. A 50km do final a diferença caiu um pouco, tendo baixado até aos 4 minutos e 15 segundos, mas cá atrás a Movistar atacou com Marc Soler num falso plano, com resposta imediata dos líderes da geral, deixando apenas a Astana com 4 elementos e a Bora com 1 disponíveis para trabalhar.

Quintana e os colegas que com ele seguiam na frente, Nelson Oliveira, Erviti e Rojas, continuaram o esforço, e com o grupo atrás cada vez mais pequeno a vantagem voltou a subir aos 5 minutos, por onde terminou também no final da etapa. Na frente, a QuickStep tomou conta dos kms finais, querendo vencer mais uma etapa nesta Vuelta. Stybar atacou a 2km, mas foi alcançado já no km final, onde Sam Bennett se lançou a 500m da chegada, numa tentativa de terminar sozinho, achando que já ninguém teria forças para seguir a sua explosão. Erro do irlandês, pois Gilbert estava no grupo, e Gilbert nunca pode ser menosprezado. O belga segurou-se na roda de Bennett e ainda tinha forças para arrancar de novo e vencer ele a etapa, com todos os colegas de circunstância completamente sem forças. Com tudo isto, Nairo Quintana ganhou mais de 5 minutos à concorrência e ascendeu à segunda posição na geral, algo que no final da segunda semana parecia impossível.

Quanto aos portugueses, Nelson chegou em 19º a 51 segundos de Gilbert depois de um dia de muito trabalho. Já Ruben Guerreiro teve algum azar, tendo falhado as movimentações decisivas, acabando por perder 23 minutos para o vencedor e 18 para Roglic, mais do que tinha perdido em 2 semanas. Já Nuno Bico chegou a 29 minutos e Ricardo Vilela a 33.

Primoz Roglic manteve assim a liderança da classificação geral e dos pontos, Geoffrey Bouchard continuou na frente da montanha e Tadej Pogacar continuou líder da juventude.



Sem comentários:

Enviar um comentário