quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Vuelta: Show de classe de Philippe Gilbert!

Foto: Bettini

O belga Philippe Gilbert da Deceuninck - QuickStep venceu hoje a décima segunda etapa da Vuelta a España, uma ligação de 171.4km com partida no Circuito de Navarra e chegada em Bilbao. No segundo lugar terminou o espanhol Alex Aranburu da Caja Rural, e em terceiro o espanhol Fernando Barceló, ambos a três segundos do vencedor.

Décima segunda etapa desta Vuelta, uma etapa muito rápida, talvez a mais rápida desta edição, com a fuga do dia a ter de esperar mais de 100km para se formar. Quando se formou, com 19 ciclistas, o pelotão tirou um pouco o pé e a vantagem chegou a ser superior a 6 minutos. No entanto, a entrada nas três contagens de montanha nos últimos 40km fez-se a todo o gás e essa vantagem foi caindo aos poucos.

Na penúltima contagem do dia, a cerca de 30km para o final, Grossschartner e Grmay ganharam uma vantagem que se estendeu aos 40 segundos, mas o enorme trabalho de Marcato e de Declercq permitiu que quem restava da fuga após duas duras subidas alcançasse o duo na entrada da última subida, a pouco menos de 10km para a chegada. Dentro da última subida, Gilbert tratou de partir o grupo com dois ataques quase consecutivos. Ao primeiro, Aranburu e Barceló ainda responderam, mas ao segundo Gilbert foi embora e passou no topo, a 7km do final, com 15 segundos de vantagem. O duo espanhol colaborou em busca de Gilbert e esteve perto de o apanhar, mas no km final, Barceló escondeu-se na roda de Aranburu e Gilbert cavalgou para mais uma vitória em solitário! O pelotão foi-se partindo conforme passavam as subidas, e o pequeno grupo com os líderes, terminou a 3 minutos do vencedor, sem ninguém importante atrasado.

Quanto aos portugueses, Ruben Guerreiro chegou logo atrás do grupo dos favoritos, a 3’14”, Ricardo Vilela perdeu 14 minutos, Nelson Oliveira, Domingos Gonçalves e Nuno Bico terminaram a 17 minutos.

Primoz Roglic mantém assim a liderança da classificação geral e dos pontos, Angel Madrazo continua líder da montanha e Miguel Angel Lopez continua na frente da juventude.

Amanhã o pelotão enfrentará uma etapa de alta montanha, com chegada em Los Machucos, uma dura chegada com rampas superiores a 20%! A batalha pela geral estará de novo em jogo!



Sem comentários:

Enviar um comentário