sábado, 31 de agosto de 2019

Vuelta: Arndt vence em fuga!

Foto: Justin Setterfield

O alemão Nikias Arndt da Sunweb venceu hoje a oitava etapa da Vuelta a España, uma ligação de 166.9km com partida em Valls e chegada em Igualada. No segundo lugar terminou o espanhol Alex Aranburu da Caja Rural, e em terceiro o belga Tosh van der Sande da Lotto – Soudal, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Oitava etapa desta Vuelta, uma etapa de transição entre duas duras etapas de alta montanha, que podia acabar ao sprint ou com uma fuga. O pelotão escolheu a segunda hipótese e deixou um grupo de 21 ciclistas escapar por volta do km20, entre os quais seguia o português Ruben Guerreiro. O grupo estabeleceu a vantagem nos 4 minutos ainda cedo, mas a mesma foi aumentando ao entrar na fase decisiva da corrida.

Nos últimos 50km a chuva apareceu e acabou por alterar a parte final da corrida. Com a chuva, o pelotão abrandou para não correr riscos antes de um dia muito importante, o que deu também alguma tranquilidade à fuga para discutir a etapa. A seleção não se fez na única contagem do dia, e Ruben Guerreiro foi o que mais lutou por se escapar para um grupo mais pequeno e assim discutir a etapa. No entanto o grupo entrou sem ninguém destacado nos kms finais, tendo o final sido discutido ao sprint, com Nikias Arndt, até então bastante calmo no grupo a bater Alex Aranburu ao sprint, com Ruben Guerreiro a terminar na quarta posição. O pelotão chegou 9 minutos depois e viu Miguel Angel Lopez voltar a perder a camisola vermelha antes de um dia importante.

Quanto aos restantes portugueses, Nelson Oliveira e Ricardo Vilela terminaram integrados no pelotão a 9’24” do vencedor, Domingos Gonçalves chegou a 16 minutos e Nuno Bico a 18.

Nicolas Edet é assim o novo líder da classificação geral após esta fuga bem sucedida, Nairo Quintana continua na liderança da classificação por pontos, Angel Madrazo continua líder da montanha e Miguel Angel Lopez continua na frente da juventude.

Amanhã o pelotão enfrentará uma curta e dura etapa, com 96km de extensão, e 5 contagens de montanha, sendo uma delas de categoria especial e duas de primeira, uma das quais coincidentes com a chegada, já a cerca de 2100m de altitude!



Sem comentários:

Enviar um comentário