quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Vuelta: Roglic voa como se estivesse em Planica!

Foto: Bettini

O esloveno Primoz Roglic da Jumbo - Visma venceu ontem a décima etapa da Vuelta a España, um contrarrelógio individual de 36.2km com partida em Jurançon e chegada em Pau. No segundo lugar terminou o neozelandês Patrick Bevin da CCC a 25 segundos, e em terceiro o francês Remi Cavagna da Deceuninck – QuickStep a 27.

Décima etapa desta Vuelta, o tão esperado contrarrelógio individual, que prometia dar uma volta completa à geral, com um longo traçado a favorecer os contrarrelogistas mais fortes e possantes! Os primeiros tempos acabaram por não se aproximar muito do tempo do vencedor, com Vasil Kiriyenka a estabelecer um tempo acima dos 49 minutos na liderança da prova e Tony Martin em clara poupança para ajudar Roglic nos dias que restam!

O grupo principal começou com Remi Cavagna, passando por Patrick Bevin, Tobias Ludvigsson, Nelson Oliveira, Thomas de Gendt e Lawson Craddock, com os 6 ciclistas separados por apenas 5 segundos no primeiro parcial. O segundo ponto intermédio acabou por provocar mais diferenças, com Ludvigsson em grande perda, e a luta a começar a inclinar-se para ser entre Cavagna e Bevin, acabando por se confirmar com o neozelandês a prevalecer sobre o francês.

Com os primeiros lugares praticamente definidos, poucos homens podiam dar luta aos atuais melhores tempos, mas um deles era Primoz Roglic! Antes dele, Tadej Pogacar a fazer um tempo incrível no primeiro parcial, acabando por quebrar um pouco na parte final, o que ainda assim não o impediu de recuperar tempo para os principais favoritos! Roglic é que foi a voar e bateu toda a concorrência para vencer a sua primeira etapa na Vuelta e assim juntar-se à lista de notáveis com vitórias em etapas nas três grandes voltas!

Quanto aos portugueses, Nelson Oliveira a mostrar-se uma vez mais ao nível a que já nos habituou, terminando o contrarrelógio na quinta posição. Ruben Guerreiro tentou defender o seu lugar no top20, mas acabou por não ter sucesso, terminando o contrarrelógio em 48º e caindo para 21º na geral. Domingos Gonçalves, Ricardo Vilela e Nuno Bico terminaram mais afundados na classificação.

Primoz Roglic é assim o novo líder da classificação geral e dos pontos, Angel Madrazo continua líder da montanha e Miguel Angel Lopez continua na frente da juventude.

Hoje o pelotão enfrentará uma etapa um pouco acidentada, que poderá terminar ao sprint, mas que também poderá assistir a alguns ataques ou a uma fuga que vingue!



Sem comentários:

Enviar um comentário