quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Vuelta: A estreia de Higuita a salvar a Education First!

Foto: Bettini

O colombiano Sergio Higuita da Education First venceu hoje a décima oitava etapa da Vuelta a España, uma ligação de 175.5km com partida em Colmenar Viejo e chegada em Becerril de la Sierra. No segundo lugar terminou o camisola vermelha, o esloveno Primoz Roglic da Jumbo – Visma, e em terceiro o campeão do mundo, o espanhol Alejandro Valverde da Movistar, ambos a quinze segundos do vencedor.

Décima oitava etapa desta Vuelta, uma etapa de alta montanha, parecida àquela que tinha dado a vitória em 2015 a Fabio Aru, e o dia começou cedo com uma série de ataques. No entanto, à passagem da primeira contagem de montanha, 40km percorridos, apenas Wout Poels detinha algum avanço, mas a partir da descida o pequeno pelotão abrandou e a fuga formou-se e foi ganhando tempo enquanto o pelotão crescia a olhos vistos.

A Jumbo controlou a fuga e manteve-a a cerca de quatro minutos e meio durante bastante tempo, mas na terceira contagem do dia a Astana acelerou e ainda a 60km do final Miguel Angel Lopez atacou, tendo feito o que restava da contagem sozinho, enquanto Sepp Kuss carregava nos ombros o grupo dos favoritos. Chegado ao topo estava Omar Fraile esperando por ele, e Nelson Oliveira esperando por Quintana e Valverde, e pouco depois a junção fez-se de novo. Na frente, Higuita destacava-se dos demais em descida, enquanto o grupo dos favoritos absorvia os restantes elementos da fuga.

Na última contagem do dia, já a quase 30km do final, Lopez voltou a atacar, e enquanto Quintana pedia a Valverde que não acelerasse pois estava nos limites, Lopez voltou a fazê-lo, acabando por se isolar na companhia de Valverde e Roglic. Para trás ficou Majka, Quintana e Pogacar, mas ao ver que Quintana não reagia e ia perder os rivais, Majka lançou-se a solo e rapidamente alcançou o trio. Pogacar tentou fazer o mesmo a ritmo, mas se a reentrada pareceu iminente, rapidamente os 8 segundos passaram a 15 e a 25, acabando Pogacar por ser alcançado por Quintana, Meintjes e Hagen na zona de planalto que sucedia a contagem. Até à meta, Higuita foi capaz de manter alguma da vantagem que ainda tinha, para vencer pela primeira vez numa grande volta, na sua estreia também! O grupo de Roglic chegou a 15 segundos, com o líder a ser segundo e a ganhar nas bonificações aos seus rivais. Já Pogacar e Quintana não se entenderam e perderam um minuto para quem vinha na frente, tendo Pogacar perdido a camisola branca para Lopez, numa etapa em que terminou visivelmente vazio, possivelmente ainda recuperando da dura etapa anterior.

Quanto aos portugueses, Ruben Guerreiro a fazer mais uma bela etapa, terminando em 20º, e subindo a 17º na classificação geral. Nelson Oliveira foi 43º a 14 minutos depois de um dia de trabalho escapado do pelotão, enquanto Ricardo Vilela e Nuno Bico terminaram a mais de 27 minutos.

Primoz Roglic mantém assim a liderança da classificação geral e dos pontos, Geoffrey Bouchard alargou ainda mais a sua liderança na classificação da montanha e Miguel Angel Lopez é o novo líder da juventude.

A etapa de amanhã é mais uma que se apresenta plana, mas que apresenta um final sinuoso que poderá provocar algumas surpresas no que à vitória de etapa diz respeito.



Sem comentários:

Enviar um comentário