sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Vuelta: Eslóvenia, a nova pérola do Ciclismo Mundial!

Foto: Justin Setterfield

O esloveno Tadej Pogacar da UAE Emirates venceu hoje a décima terceira etapa da Vuelta a España, uma ligação de 166.4km com partida em Bilbao e chegada no Alto de Los Machucos. No segundo lugar terminou o esloveno Primoz Roglic da Jumbo – Visma, com o mesmo tempo do vencedor, e em terceiro o francês Pierre Latour da AG2R a 27 segundos.

Décima terciera etapa desta Vuelta, uma etapa dura com um duro final que ia voltar a marcar tempos na classificação geral, e talvez arrumar com as aspirações de alguns ciclistas. A fuga do dia só se formou já perto do km40, na primeira contagem de montanha do dia, com 29 ciclistas, entre os quais Sergio Higuita, Pierre Latour, Philippe Gilbert, e o português Ruben Guerreiro. A Jumbo controlou o pelotão à distância, tendo a estabilizado a fuga nos 2 minutos e meio, mas uma série de ataques e contra-ataques surgiu na frente, e a vantagem da fuga chegou a atingir os 8 minutos, o que fez a Astana pegar no pelotão, pois o terceiro lugar na geral de Lopez estava em perigo.

Já nos 50km finais, o espanhol Hector Saez da Euskadi – Múrias ganhou vantagem sobre os restantes colegas de fuga num momento de grande indefinição, e foi ganhando vantagem, tendo entrado na subida final com minuto e meio de vantagem sobre o grupo que o perseguia, enquanto o pelotão entrava na subida a cerca de 3 minutos. O grupo acabou logo por partir, muito graças aos ataques que isolaram Pierre Latour, Ruben Guerreiro, Sergio Higuita e Gianluca Brambilla. Saez rapidamente quebrou depois de muitos quilómetros em solitário, e Latour atacou sem resposta para isolar subida acima.

Mais atrás, o grupo dos favoritos ia ficando cada vez mais pequeno e a vantagem para a fuga ia sendo progressivamente recuperada. O primeiro ataque foi de Nairo Quintana, mas apenas serviu para selecionar o grupo. O colombiano não foi longe, e pouco depois, já de novo no grupo, foi Tadej Pogacar, que com uma forte aceleração, fez a seleção final. Roglic foi o único a conseguir acompanhar o compatriota, apesar do esforço de Valverde que apesar de ter respondido inicialmente acabou por quebrar pouco depois, tendo seguido com Quintana e Majka até ao final. Lopez foi quem pior passou, tendo ficado sozinho e em nítida quebra. O duo esloveno passou quase direto por Latour e por quem ainda restava da fuga, incluindo Ruben Guerreiro, para discutirem a etapa, a qual terminou com vitória de Pogacar sem grande contestação de Roglic. Valverde, Quintana e Majka ainda alcançaram Latour, mas foi apenas em cima da meta com o francês a ser terceiro. Ruben Guerreiro terminou a etapa em 11º após mais uma grande jornada e sobe assim a 19º na classificação geral!

Quanto aos portugueses, Nelson Oliveira perdeu 13 minutos, Ricardo Vilela chegou a 18, e Domingos Gonçalves e Nuno Bico terminaram a 26 minutos.

Primoz Roglic alarga assim a liderança da classificação geral, tendo agora quase 2 minutos e meio sobre Valverde, e dos pontos, Angel Madrazo continua líder da montanha e Tadej Pogacar é o novo líder da juventude.

Amanhã o pelotão enfrentará uma etapa mais tranquila, com um final previsível ao sprint, apesar de uma contagem de montanha já nos 25km finais!



Sem comentários:

Enviar um comentário