quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Volta: O regresso de Appollonio!

Foto: Lusa

O italiano Davide Appollonio da Amore & Vita - Prodir venceu hoje a primeira etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 174.7km com partida em Miranda do Corvo e chegada em Leiria. No segundo lugar terminou o português daniel Mestre da W52-FC Porto e em terceiro o italiano Matteo Malucelli da Caja Rural – Seguros RGA, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Primeira etapa em linha da edição 81 da Volta a Portugal, uma tirada dura, com uma primeira metade muito montanhosa, a apresentar uma contagem de primeira categoria, outra de segunda e duas de quarta, sendo que o final era propício a uma chegada ao sprint. A fuga do dia formou-se logo nos primeiros metros da etapa com 4 homens, e rapidamente ganhou uma larga vantagem, tendo cruzado o alto da Serra da Lousã, ao km38 com cerca de 12 minutos de vantagem sobre o pelotão.

A W52 foi controlando e reduziu a diferença para cerca de 7 minutos a meio da etapa, e a partir daí foram as equipas dos melhore finalizadores que tomaram conta do pelotão. A etapa rolou tranquila, e foi a Caja Rural que assumiu a corrida nos quilómetros finais. Os dois últimos fugitivos, Gaspar Gonçalves e Matthias Reutimann foram alcançados a pouco menos de 3km para o final, altura onde uma queda se deu na frente do pelotão, incluindo o camisola amarela Samuel Caldeira, Luís Mendonça, e que prendeu Joni Brandão e Vicente de Mateos atrás deles. A entrada nos metros finais foi feita a todo o gás pela W52 e pela Israel CA, mas foi Appollonio, que saído de trás, talvez inspirado nas recentes exibições de Caleb Ewan, venceu a etapa com um belo sprint.

Com os 3km finais a protegerem os ciclistas de percalços, Samuel Caldeira mantém a camisola amarela, Davide Appollonio é o primeiro líder da classificação dos pontos, Peio Goikoetxea é o primeiro líder da classificação da montanha e Thibault Guernalec mantém a liderança da classificação da juventude.

Amanhã o pelotão tem pela frente uma longa etapa de quase 200km, quase toda ela plana, mas com um final numa contagem de quarta categoria, que pode e deve provocar alguns cortes e retirar alguns dos puros sprinters da disputa.


Sem comentários:

Enviar um comentário