domingo, 13 de agosto de 2017

Tiago Ferreira Campeão Europeu de XCM.




O ciclista português Tiago Ferreira venceu o Campeonato da Europa de Maratonas BTT (XCM), disputado em Svit, Eslováquia.

O corredor de Viseu esteve sempre na dianteira da corrida, adaptando-se com facilidade a um percurso duro, tanto devido à distância, 134 quilómetros, como pelo acumulado de 4200 metros, com passagens acima dos 2200 metros de altitude.

Tiago Ferreira, com as cores de Portugal, esteve sempre na liderança da corrida, com a companhia de Luís Leão Pinto, que esteve presente como individual, atacando para a vitória a 20 quilómetros da chegada.

“O Luís Leão Pinto controlou a corrida até ao início da subida maior. Juntámo-nos os dois e fomos trabalhando juntos. Do meio para a frente da subida estava nevoeiro e muito frio. Gelámos a subir a congelámos a descer, mas viemos sempre a cooperar. Perto dos 90 quilómetros isolei-me e fiz de tudo para ganhar”, conta Tiago Ferreira.

Tiago Ferreira venceu a corrida, com Alban Lakata, no segundo posto, e no terceiro Karl Platt, a 6m48s do novo Campeão Europeu.

Leão Pinto teve mais um desempenho ao nível que nos habituou. Apesar de um problema mecânico na fase final, conseguiu ainda o pódio, a 2 segundos de Platt.

“Foi uma corrida muito dura, disputada a alta velocidade. O Tiago Ferreira e o Luís Leão Pinto partiram a corrida na subida mais difícil. Os dados estavam lançados e o Tiago destacou-se e conseguiu uma vitória extraordinária. O Luís também levaria uma medalha se não fosse um furo na parte final”, descreve o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Para além de Leão Pinto e Tiago Ferreira, estiveram ainda mais quatro portugueses em prova, em representação da sua equipa e não da Seleção Nacional. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI/Elevis) foi 23ª na prova feminina. Valério Ferreira (BTT Loulé/BPI/Elevis), foi sétimo na categoria dos masters 35-39 anos. Nos masters 40-44, Carlos Moura (Rompe Trilhos/Clube BTT) foi 8º. António Passos (Rompe Trilhos/Clube BTT) foi 6º nos masters 45-49.

Escrito por: Marco Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário