quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Jovens talentos que brilharam na volta no novo milénio.



  A 79ª edição da Volta a Portugal está quase a começar e a grande questão que colocamos é “Quem vai ser o jovem que se vai revelar nesta edição?”.
  Muitos talentos percorreram as estradas do nosso país, mas poucos foram os que se vieram a afirmar mundialmente. Que nomes terão passado por cá??


2003 - Sérgio Paulinho
  Foi precisamente em 2003 que Sérgio Paulinho se estreou na Volta! Tinha 23 anos e terminou num honroso 9º lugar na geral final. Tem uma carreira como gregário, em grande nível, ao lado de Alberto Contador e ainda uma vitória de etapa no Tour e na Vuelta e a inesquecível prata olímpica.


2004 - David Arroyo
  Arroyo não tem uma carreira recheada de vitórias, foi 2º na Volta 2004 e o seu maior feito foi o 2º lugar no Giro de 2010, atrás de Ivan Basso! Consegui ainda ser 10º no giro de 2007 e 1 vitória numa etapa da Vuelta.


2005 - Vladimir Efimkin
  Jovem russo que venceu a Volta 2005, com 23 anos, depois de uma fuga em que ganhou demasiado tempo à concorrência. Chegou a cumprir o que prometeu com um 6º lugar na Vuelta 2007 e um 10º no tour 2008. Venceu também uma etapa no tour e outra na Vuelta. Retirou-se precocemente, em 2011, com 29 anos.


2005 - Tiago Machado
  Estreou-se na Volta com 19 anos e é, atualmente, um dos melhores ciclistas nacionais. Tem um currículo recheado de equipas World Tour e é um dos melhores gregários do pelotão mundial.


2006 - Jan Barta
  Veio à Volta a Portugal completamente desconhecido. Não deslumbrou... Ficou muito longe disso, mas, atualmente, é um grande contrarrelogista! Bicampeão nacional checo da especialidade!


2006 - André Cardoso
  Com 21 anos, um dos melhores trepadores nacionais estreou-se na Volta! Não fez resultados categóricos logo à partida mas foi melhorando até chegar ao pelotão World Tour onde corre pela Trek-Segafredo. Tem feito grandes exibições nas grandes voltas terminando quase sempre no top 20!


2007 - Domenico Pozzovivo
  Passou por Portugal com 24 anos e uma prestação razoável. Conta com 5 top 10 no Giro e 1 na Vuelta. É um dos melhores trepadores do pelotão internacional!


2008 - Daniel Martin
  Chegou a Portugal com 22 anos e mostrou o seu enorme potencial! 10º na geral e a camisola branca. Conta com vitórias numa etapa do Tour, outra da Vuelta, os monumentos: Lombardia e Liege Bastogne Liege. Tem 2 top 10 no tour, 1 na Vuelta e é uma certeza inquestionável!


2009 - Leopold Konig
  Poucos ou ninguém tinha ouvido falar dele quando chegou a Portugal. Por cá também não fez nada de especial mas, aos poucos, tornou-se num excelente corredor. Conta com um top 10 em cada uma das grandes voltas e atualmente a sua carreira toma um rumo descendente.


2012 - David De La Cruz
  Brilhou na Volta 2012!! 5º na geral, camisola branca, e isto com apenas 23 anos. Aos poucos está a mostrar todo o seu talento e espírito combativo no pelotão internacional. venceu 1 etapa e foi top 10 na Vuelta 2016!


2012 - Reinardt Janse Van Rensburg
  Atual campeão nacional sul africano venceu a camisola dos pontos na Volta 2012 com uma facilidade incrível! É um dos homens fortes do comboio da Dimension Data, liderado por Mark Cavendish.


2013 - Ilnur Zakarin
  Um perfeito desconhecido quando esteve na Volta! Contudo, tem vindo a demonstrar excelentes resultados a nível internacional. É um dos melhores homens-volta do mundo e conta com 1 vitória de etapa no Tour e no Giro. Tem 1 top 10 no Giro e uma carreira que promete ainda mais!


2013 - Jan Hirt
  26 anos recheados de talento e uma carreira que promete. Esteve perto de conquistar a camisola branca na volta 2013 mas não o conseguiu! Não tem muitos resultados de destaque mas fez exibições memoráveis no Giro 2017!


2014 - Phil Bauhaus
  O futuro dos sprints na Alemanha está reservado a este jovem talento que, com 20 anos, venceu 2 etapas em portugal. Milita na Sunweb e a aprendizagem com Michael Matthews tem lhe valido bons resultados internacionais! Perspetiva-se-lhe uma carreira de grande sucesso!


2015 - Hugh Carthy
  Passou despercebido na Volta 2015 mas tem conseguido alguns resultados interessantes! Se trabalhar com afinco pode certamente alcançar coisas muito boas!

  Surpreendidos?
  A nossa Volta tem sido muito importante no que a revelar novos talentos diz respeito. É sempre um ponto de referência para o desenvolvimento e consolidação de novas aprendizagens.
  Será que 2017 vai revelar mais algum talento? Estejam atentos e acompanhem aquela que pode ser uma das melhores Voltas dos últimos anos!

Escrito por: Miguel Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário