quarta-feira, 13 de junho de 2018

Suisse: Ulissi surpreende e vence etapa 5 do Tour de Suisse

Foto: Bettini

O italiano Diego Ulissi venceu hoje a quinta etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 155,7 quilómetros entre Gstaad e Leukerbad, com final numa contagem de primeira categoria. Em segundo lugar ficou o espanhol Enric Mas e em terceiro o holandês Tom-Jelte Slagter, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

A fuga do dia teve grande dificuldade em formar-se, com um sexteto composto por Daniel Oss, Jasper Stuyven, Silvain Dillier, Larry Warbasse, Paul Ourselin e Willie Smit, a ganhar mais de um minuto ao pelotão após estarem decorridos mais de 60 quilómetros. Os seis acabaram por alargar a vantagem para mais de 3 minutos, mas a vantagem rapidamente se reduziu com a entrada na contagem de categoria especial. Mais homens do pelotão tentaram sair, mas o único que se destacou verdadeiramente foi Lilian Calmejane que chegou à frente da corrida e passou direto por Warbasse que já estava sozinho na frente, já na subida final.

O francês acabou por ser alcançado quando já faltavam cerca de 8 quilómetros para o final, e logo os ataques no pelotão começaram com Landa a saltar para a frente e a rebentar com a BMC. Também a Astana e a Bahrain colocaram 2 homens na frente em busca de Landa e o espanhol foi alcançado já dentro do último quilómetro. E foi aí também que Ulissi, que andava escondido no grupo principal atacou para tentar vencer a etapa e acabou por consegui-lo perante Mas e Slagter. Dos favoritos apenas Landa acabou por perder tempo, 14 segundos, devido ao esforço feito no ataque. Assim se comprova também que o colombiano Nairo Quintana é o líder da equipa para a Volta à Suiça.

O português Nelson Oliveira terminou a etapa na 57ª posição e José Gonçalves foi 69º, a 13’37” e a 14’48” de Ulissi respetivamente.

Com isto Richie Porte é o novo líder da classificação geral, após os seus gregários perderem tempo no dia de hoje. Kelderman e Oomen sobem também a lugares de pódio.

Amanhã o pelotão enfrenta a segunda etapa de alta montanha desta Volta à Suiça, com chegada numa contagem de montanha de terceira categoria, após serem ultrapassadas duas contagens de categoria especial pelo caminho.

Classificação da etapa
Diego Ulissi
3h37’31”
Enric Mas
m.t.
Tom-Jelte Slagter
m.t.
Wilco Kelderman
m.t.
Bauke Mollema
m.t.
Simon Spilak
m.t.
Nairo Quintana
m.t.
Richie Porte
m.t.
Sam Oomen
m.t.
10º
Bjorg Lambrecht
m.t.

Classificação geral
Richie Porte
17h03’53”
Wilco Kelderman
+20”
Sam Oomen
+20”
Enric Mas
+21”
Jack Haig
+29”
Nairo Quintana
+33”
Ion Izaguirre
+36”
Diego Ulissi
+40”
Simon Spilak
+46”
10º
Mikel Landa
+47”

Sem comentários:

Enviar um comentário