domingo, 17 de junho de 2018

Suisse: Demare bate Gaviria! Surpresa?


Foto: Tim de Waele

O francês Arnaud Demare venceu ontem a oitava etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 123.8 quilómetros com partida e chegada em Bellinzona. Em segundo lugar ficou o colombiano Fernando Gaviria e em terceiro o norueguês Alexander Kristoff, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Logo no início da etapa, 4 ciclistas, Edward Dunbar, Willie Smit, Nathan Brown e Paul Ourselin, rapidamente se destacaram do pelotão e em menos de 10 quilómetros conquistaram mais de 1 minuto para o pelotão. A vantagem nunca se estendeu muito mais que 2 minutos, pois a etapa era curta e as equipas dos sprinters não queriam perder esta oportunidade. Smit e Dunbar, os últimos resistentes, foram alcançados a pouco mais de 5 quilómetros para o final.

A Groupama – FDJ liderava o pelotão no último quilómetro e, apesar do precoce começo de sprint de Gaviria, os franceses foram capazes de levar o seu homem forte, Demare, à vitória. Gaviria terminou em segundo, e o campeão europeu Alexander Kristoff em terceiro. Peter Sagan foi 4º e saltou assim, novamente, para o comando da classificação por pontos, tendo agora 2 pontos de vantagem sobre Matthews e 4 sobre Gaviria. Será o australiano Matthews capaz de recuperar a liderança desta classificação no contrarrelógio da última etapa?

Quanto aos portugueses, Nelson Olveira foi 91º e José Gonçalves 100º, a 1’02” e a 1’32” de Demare, respetivamente.

Daqui a pouco começa o contrarrelógio individual com que vai terminar esta Volta à Suiça. Irá Porte vencer a classificação geral e Quintana ser capaz de segurar um lugar no pódio?

Classificação da etapa
Arnaud Demare
2h41’07”
Fernando Gaviria
m.t.
Alexander Kristoff
m.t.
Peter Sagan
m.t.
Jasper Stuyven
m.t.
John Degenkolb
m.t.
Reinardt van Rensburg
m.t.
Sonny Colbrelli
m.t.
Andre Greipel
m.t.
10º
Michael Matthews
m.t.

Classificação geral
Richie Porte
28h47’17”
Nairo Quintana
+17”
Wilco Kelderman
+52”
Enric Mas
+53”
Sam Oomen
+1’13”
Jakob Fuglsang
+1’28”
Mikel Landa
+1’31”
Steven Kruiswijk
+1’37”
Simon Spilak
+1’48”
10º
Bauke Mollema
+2’26”

Sem comentários:

Enviar um comentário