quinta-feira, 14 de junho de 2018

Suisse: Fugitivo Kragh Andersen vence etapa 6


Foto: Tim de Waele

O dinamarquês Soren Kragh Andersen venceu hoje a sexta etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 186 quilómetros entre Fiesche e Gommiswald, com final numa contagem de terceira categoria. Em segundo lugar ficou o australiano Nathan Haas, a 10 segundos, e em terceiro o espanhol Gorka Izagirre a 24.

Logo no início da etapa, um grupo de 16 ciclistas conseguiu ganhar vantagem sobre o pelotão, nos quais se incluíam Konrad, Kragh Andersen, Haas, G. Izagirre, Vanmarcke ou Taaramae. Alguns quilómetros depois, dois homens da Quick-Step, Keisse e Declercq acabaram por fazer a ponte para frente, formando-se assim uma fuga de 18 corredores. A vantagem dos fugitivos acabou por estabilizar nos 4 minutos, após Taaramae ter atacado na segunda contagem de categoria especial, mesmo tendo sido alcançado após a descida.

No pelotão, a BMC controlava e tentava reduzir a diferença ainda que com alguma dificuldade, pois os homens a frente estavam a rolar bem. Entretanto alguns fugitivos iam sendo alcançados, e a vantagem dos que resistiam diminuía, entrando eles na subida final com mais de 1 minuto de vantagem sobre o pelotão.

Na frente, Michael Gogl foi o primeiro a atacar, mas Kragh Andersen vinha mais forte que todos os outros, e ficou isolado na frente da corrida, vencendo assim a etapa. No pelotão foi o camisola amarela Richie Porte a abrir as hostilidades com um belo ataque que só teve resposta de Quintana, Spilak e Fuglsang. No entanto o australiano acabou por descarregar os restantes três para terminar a etapa com 12 segundos de vantagem sobre os restantes favoritos e assim alargar a sua vantagem na classificação geral.

Quanto aos portugueses, José Gonçalves foi 60º e Nelson Oliveira 71º, a 3’25” e a 4’44” de Andersen, respetivamente.

Amanhã o pelotão enfrenta a terceira etapa de alta montanha desta Volta à Suiça, com chegada numa contagem de montanha de categoria especial, após passagem por uma contagem de terceira categoria logo na fase inicial da etapa. Será uma etapa importante para quem ainda tem aspirações ao pódio, pois Porte, Kelderman, Spilak e Kruijswijk são os mais fortes no contrarrelógio, e com a geral de hoje, perfilam-se como os únicos candidatos aos 3 primeiros lugares da geral. É por isso de esperar ver a Astana, a Movistar e a Trek partirem para a ofensiva para que os seus líderes ainda possam ter uma palavra a dizer no contrarrelógio de domingo.

Classificação da etapa
Soren Kragh Andersen
4h59’53”
Nathan Haas
+10”
Gorka Izagirre
+24”
Maxime Monfort
+25”
Cyril Gautier
+25”
Richie Porte
+27”
Michael Gogl
+29”
Diego Ulissi
+39”
Arthur Vichot
+39”
10º
Mathias Frank
+39”

Classificação geral
Richie Porte
22h04’13”
Wilco Kelderman
+32”
Sam Oomen
+32”
Enric Mas
+33”
Jack Haig
+41”
Nairo Quintana
+45”
Ion Izaguirre
+48”
Diego Ulissi
+52”
Simon Spilak
+58”
10º
Mikel Landa
+59”

Sem comentários:

Enviar um comentário