sexta-feira, 15 de junho de 2018

Suisse: Nairo Quintana vence etapa 7 com um ataque épico!


Foto: Tim de Waele

O colombiano Nairo Quintana venceu hoje a sétima etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 170.5 quilómetros entre Eschenbach e Arosa, com final numa contagem de montanha de categoria especial. Em segundo lugar ficou o dinamarquês Jakob Fuglsang e em terceiro o australiano Richie Porte, ambos a 22 segundos.

Logo no início da etapa, um grupo de 29 ciclistas recheado de estrelas conseguiu ganhar vantagem sobre o pelotão, nos quais se incluíam José Gonçalves, Greg van Avermaet, Michael Matthews, Michael Albasini, Tanel Kangert ou Gorka Izagirre. O grupo chegou a ter mais de 3 minutos de vantagem, mas um belo trabalho da BMC e da Movistar fez a vantagem reduzir e o grupo entrou na subida com cerca de 2’30”.

O pelotão rolava tranquilo, isto até entrar na subida final, uma ascensão de 27 quilómetros. E mal a estrada inclinou quem não se fez rogado e lançou um forte ataque foi Nairo Quintana, apanhando todos os adversários desprevenidos exceto Jakob Fuglsang. Porte, quando se apercebeu, ainda fez a ponte, mas quando chegou a Quintana e a Fuglsang, o colombiano arrancou outra vez, sem dar hipótese de resposta aos rivais. Na fuga estava De La Parte, que imediatamente ficou para trás para levar o colombiano para o grupo da frente. Tambem Kangert e Avermaet vieram dar uma ajuda a Fuglsang e a Porte, mas sem grande sucesso. O duo chegou a estar a cerca de 10 segundos de Nairo, a 2 quilómetros do final, mas o homem da Movistar esteve impecável, conquistando mais 12 até chegar à meta.

Da fuga, Mulhberger, da Bora, e Anton, da Dimension, foram os melhores colocados, chegando respetivamente em 4º e 7º a 38” de Quintana. Dos favoritos, Ion Izagirre foi o grande derrotado do dia, ao terminar na 24ª posição a 2’33” do colombiano.

Quanto aos portugueses, José Gonçalves foi 30º e Nelson Oliveira 67º, a 3’09” e a 19’50” de Quintana, respetivamente.

Amanhã o pelotão enfrenta a uma etapa plana, para fazer a transição para o contrarrelógio de domingo. Quem vencerá a etapa e levará a camisola dos pontos?

Classificação da etapa
Nairo Quintana
4h01’39”
Jakob Fuglsang
+22”
Richie Porte
+22”
Gregor Muhlberger
+38”
Wilco Kelderman
+38”
Enric Mas
+38”
Igor Anton
+38”
Steven Kruiswijk
+50”
Mikel Landa
+50”
10º
Sam Oomen
+59”

Classificação geral
Richie Porte
26h06’10”
Nairo Quintana
+17”
Wilco Kelderman
+52”
Enric Mas
+53”
Sam Oomen
+1’13”
Jakob Fuglsang
+1’28”
Mikel Landa
+1’31”
Steven Kruiswijk
+1’37”
Simon Spilak
+1’48”
10º
Bauke Mollema
+2’26”

Sem comentários:

Enviar um comentário