segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

2018 Preview #9 – Irá a Movistar dar a volta depois de um péssimo 2017?



   2017 foi um ano péssimo para a Movistar… Nairo Quintana falhou no seu objetivo de conquistar a dobradinha Giro-Tour e a Vuelta ficou condicionada pela lesão de Valverde no prólogo do Tour e que o impossibilitou de participar na mesma! A equipa costuma estar sempre na luta pela geral das grandes voltas e na última temporada apenas o 2º lugar de Quintana no Giro merece algum destaque, e, mesmo esse, evidenciou que o colombiano não esteve tão forte como seria de esperar.

   Na Vuelta, onde a equipa apresenta sempre maior competitividade, por correr em casa, nem uma vitória de etapa foi conseguida. Apesar de ser uma equipa maioritariamente jovem, tinha qualidade e capacidade para conquistar várias etapas, o que não foi alcançado.


   Com vista a demonstrar toda a sua força em 2018, a Movistar contratou Mikel Landa vindo da Sky. O espanhol foi o grande apoio de Froome no último Tour e, por vezes, mostrou estar superior ao britânico. Veremos se ele se adapta à equipa e consegue, finalmente, conquistar uma grande volta, que no caso, poderá ser o Giro d’Itália, onde já se sabe que o mesmo irá liderar a equipa! Para reforçar a equipa na alta montanha, foram contratados também três trepadores de qualidade que certamente irão ser grandes apoios para os líderes nas 3 grandes voltas.

   Nas saídas, destacar a de Jonathan Castroviejo para a Sky. O espanhol, excelente contrarrelogista e que se defendia relativamente bem na montanha, será uma baixa de peso para a equipa espanhola, principalmente nos contrarrelógios coletivos. A par deste, também Alex Dowsett sai para a Katusha e enfraquece a equipa nesta especialidade. Os irmãos Herrada saltam para a Cofidis, onde poderão liderar a equipa em provas de um dia. E também Gorka Izagirre junta se ao irmão, Ion, na Bahrein-Merida.


   Para 2018, Mikel Landa será o líder para o Giro, Quintana para o Tour e Valverde para a Vuelta. Está também confirmado que todos eles farão uma segunda grande volta como gregários! Veremos se se conseguem entender-se todos entre si e não sobrepõem objetivos individuais aos objetivos coletivos.

   Valverde irá certamente liderar a equipa nas Ardenas, onde enfrentará a dura concorrência de Daniel Martin e Julian Alaphilippe, agora em equipas diferentes. Será o espanhol capaz de estar ao mais alto nível depois de um processo de recuperação difícil?? Já nas clássicas do Norte, sem nenhum homem capaz de lutar pela vitória, será, provavelmente, Imanol Erviti a mostrar-se quer em fugas quer a tentar lutar por um bom resultado.

   Será a Movistar capaz de voltar a mostrar toda a força a que nos habituou??

Escrito por: Miguel Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário