domingo, 7 de julho de 2019

Tour: A hora do gregário!

Foto: Chris Graythen

O holandês Mike Teunissen da Jumbo-Visma venceu ontem a primeira etapa do Le Tour de France, uma ligação de 194.5km com partida e chegada em Bruxelas. No segundo lugar terminou o eslovaco Peter Sagan da Bora-Hansgrohe e em terceiro o australiano Caleb Ewan da Lotto-Soudal, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Primeira etapa da edição 106 da corrida mais famosa do mundo, o Tour de France, a começar com uma previsível chegada ao sprint numa etapa que seria como de costume bastante nervosa. A fuga do dia formou-se logo nos quilómetros iniciais com Greg van Avermaet, Xandro Meurisse, Natnael Berhane e Mads Wurtz Schmidt. Nos primeiros 50km decidir-se.ia também quem seria o primeiro líder da classificação da montanha, com Greg van Avermaet a não dar hipótese e a levar a CCC ao pódio na sua primeira participação nesta corrida. O belga abdicaria depois da fuga, tendo já o seu objetivo do dia concluído.

Os fugitivos foram alcançados a 70km do final, ainda muito cedo na etapa, e isto permitiu que Stephane Rossetto atacasse e animasse a última hora de corrida, consagrando-se assim como o combativo do dia. A 15km do final a primeira queda com Jakob Fuglsang envolvido. O dinamarquês iria conseguir depois encostar de novo no pelotão graças a um grande esforço da Astana. A 1.5km do final mais uma queda! Dylan Groenewegen a ir ao chão e a perder as suas hipóteses de vencer e vestir de amarelo. Já no sprint parecia que Sagan iria vencer numa luta renhida, mas Mike Teunissen surpreendeu tudo e todos para passar Sagan nos derradeiros 20m e vencer por menos de meia roda, naquela que está a ser, de longe, a sua melhor temporada da carreira!

Quantos aos portugueses, chegaram todos integrados no pelotão, não sendo vítimas de quedas nem azares no primeiro dia do Tour.

Teunissen é assim o primeiro líder da classificação geral e dos pontos, Avermaet comanda a classificação dos trepadores, e Ewan é o melhor jovem


Sem comentários:

Enviar um comentário