quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Vuelta: Wallays sobrevive na fuga para vencer em Lleida!

Foto: Bettini

O belga Jelle Wallays da Lotto Soudal venceu hoje a décima oitava etapa da Vuelta, uma ligação de 186.1 quilómetros, com partida em Ejea de los Caballeros e chegada em Lleida. No segundo lugar terminou o norueguês Sven Erik Bystrom da UAE Emirates e em terceiro o eslovaco Peter Sagan da Bora - Hansgrohe, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Em véspera de decisões finais na alta montanha, a etapa de hoje serviria para descansar um pouco as pernas para os homens da geral. No entanto as equipas dos sprinters teriam sempre de controlar naquela que era a penúltima oportunidade para os seus líderes. Logo nos primeiros quilómetros, e com alguma facilidade, a fuga do dia se formou com 3 homens: Jelle Wallays da Lotto Soudal, Sven Erik Bystrom da Emirates e Jetse Bol da Burgos.

O pelotão controlava à distância, nunca tendo dado ao grupo mais de 2 minutos e meio. O que à partida seria um dia calmo, acabou por não o ser. A 20 quilómetros do final o pelotão ainda seguia a 2 minutos e agora a um ritmo elevado, visto que o final se aproximava. O trio da frente entrou nos últimos 10 quilómetros ainda com 1 minuto e, entretanto, passava a duo porque Jetse Bol quebrava e era alcançado pelo pelotão. Na entrada do quilómetro final, o duo tinha 15 preciosos segundos de vantagem e acabou por discutir a vitória entre si, vitória essa que acabou por sorrir ao belga Wallays. Num reduzido pelotão Peter Sagan alcançava o duo já em cima do risco de meta, sem que isso tenha sido o suficiente para passar algum dos dois.

Quanto aos portugueses Nelson Oliveira foi 86º a 2’24”, Tiago Machado foi 92º a 2’48” e José Mendes foi 147º a 6’48”. Na classificação geral Nelson Oliveira é agora 73º a 1h54’43”, Tiago Machado é 79º a 2h11’17” e José Mendes é 95º a 2h36’19”.

Simon Yates parte na liderança na classificação geral para os dois últimos dias decisivos, Alejandro Valverde mantém a liderança da classificação por pontos e do combinado e Thomas de Gendt é mantém a liderança da montanha.

Amanhã temos um dia mais duro, com chegada numa contagem de montanha de primeira categoria, a mais de 2000 metros de altitude. Será um bom dia para os colombianos ganharam tempo sobre a concorrência e voltarem à carga na classificação geral.

Classificação da etapa
Jelle Wallays
3h57’03”
Sven Erik Bystrom
m.t.
Peter Sagan
m.t.
Elia Viviani
m.t.
Ivan Garcia Cortina
m.t.
Danny van Poppel
m.t.
Jon Aberasturi
m.t.
Tom van Asbroeck
m.t.
Giacomo Nizzolo
m.t.
10º
Ryan Gibbons
m.t.

Classificação geral
Simon Yates
73h02’37”
Alejandro Valverde
+25”
Enric Mas
+1’22”
Miguel A. Lopez
+1’36”
Steven Kruijswijk
+1’48”
Nairo Quintana
+2’11”
Ion Izaguirre
+4’09”
Rigoberto Uran
+4’36”
Thibaut Pinot
+5’31”
10º
Tony Gallopin
+6’05”

Classificações do passatempo
https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vRZ-mF1r0ffFkpE5DkE-TrcA1b4Ui-YIkEjURHwHd6k4Ea356S5sJAZRZvt6x3xxVzrVuO7q0HbvcIs/pubhtml

Sem comentários:

Enviar um comentário