sábado, 1 de setembro de 2018

Vuelta: Valverde bate Sagan para bisar nesta Vuelta!

Foto: Tim de Waele

O espanhol Alejandro Valverde da Movistar venceu hoje a oitava etapa da Vuelta, uma ligação de 195.1 quilómetros, com partida em Linares e chegada em Almaden. No segundo lugar terminou o eslovaco Peter Sagan da Bora - Hansgrohe e em terceiro o holandês Danny van Poppel da Lotto NL-Jumbo, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Em véspera de alta montanha, a tirada de hoje apresentava um perfil praticamente todo ele plano, apenas com um final em falso plano, que, se fosse acelerado, seria bem capaz de cortar o pelotão. Logo ao quilómetro 0, a fuga do dia foi definida e com a presença de um português, Tiago Machado, da Katusha, na companhia de Hector Saez da Caja Rural e de Jorge Cubero da Burgos.

O trio rapidamente ganhou grande vantagem sobre o pelotão, chegando mesmo a ter 12 minutos de diferença. No entanto foi aí que os alarmes soaram e as equipas dos sprinters começaram a perseguir e a retirar 1 minuto à frente a cada 10 quilómetros. O último resistente foi Tiago Machado que foi alcançado já com menos de 6 quilómetros pela frente, e que, injustamente, não recebeu o prémio de mais combativo do dia.

Menos de um quilómetro depois o pelotão entrou no falso plano e várias equipas aumentaram ainda mais o ritmo para deixar os principais sprinters desconfortáveis. Na reta da meta foi a Bahrain a assumir o comando com Ivan Garcia Cortina a lançar o sprint. Sagan foi o primeiro a sair e parecia ter vantagem suficiente para vencer, mas Valverde apareceu mais rápido, passando o eslovaco já nos últimos 50 metros para vencer com uma bicicleta de avanço.

Quanto aos portugueses José Mendes foi 98º a 1’38”, Nelson Oliveira terminou em 109º a 1’53”, José Gonçalves foi 162º a 5’25” e Tiago Machado foi 169º a 6’44”, depois de um belo esforço na fuga do dia. Na classificação geral José Mendes é agora o melhor português em 67º a 27’28”, Tiago Machado é agora 70º a 28’40”, Nelson Oliveira é 77º a 29’49” e José Gonçalves é 114º a 49’57”.

Rudy Molard mantém a liderança da classificação geral, Alejandro Valverde mantém a liderança da classificação dos pontos e do combinado e Luis Mate continua na frente da montanha.

Amanhã temos uma etapa de alta montanha, a segunda nesta Vuelta, com uma contagem de terceira categoria, uma de segunda, uma de primeira e com o final numa contagem de categoria especial. Quem mostrará estar em melhor forma para saltar para o comando da geral?

Classificação da etapa
Alejandro Valverde
4h35’54”
Peter Sagan
m.t.
Danny van Poppel
m.t.
Ion Izaguirre
m.t.
Giacomo Nizzolo
m.t.
Jesus Herrada
m.t.
Simon Yates
m.t.
Bjorg Lambrecht
m.t.
Ivan Garcia Cortina
m.t.
10º
Steven Kruijswijk
m.t.

Classificação geral
Rudy Molard
31h20’34”
Alejandro Valverde
+37”
Emanuel Buchmann
+48”
Simon Yates
+51”
Tony Gallopin
+59”
Michal Kwiatkowski
+1’06”
Ion Izaguirre
+1’11”
Nairo Quintana
+1’14”
Steven Kruijswijk
+1’18”
10º
Enric Mas
+1’23”

Classificações do passatempo
https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vRZ-mF1r0ffFkpE5DkE-TrcA1b4Ui-YIkEjURHwHd6k4Ea356S5sJAZRZvt6x3xxVzrVuO7q0HbvcIs/pubhtml

Sem comentários:

Enviar um comentário