terça-feira, 4 de setembro de 2018

Vuelta: Viviani mostra a lei do mais forte!

Foto: Bettini

O italiano Elia Viviani da QuickStep Floors venceu hoje a décima etapa da Vuelta, uma ligação de 177 quilómetros, com partida em Salamanca e chegada em Fermoselle. No segundo lugar terminou o eslovaco Peter Sagan da Bora – Hansgrohe e em terceiro o italiano Giacomo Nizzolo da Trek – Segafredo, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Dia após o primeiro descanso a apresentar uma etapa tranquila e que à partida não traria perigos nem percalços de maior. Logo ao km 0, Jesus Ezquerra da Burgos saltou do pelotão e abriu uma vantagem interessante, de cerca de 2 minutos. Alguns quilómetros depois vários homens tentaram sair e fazer a ponte, no entanto o pelotão foi anulando todas as tentativas até à saída do português Tiago Machado da Katusha e de Richie Porte da BMC. O australiano acabaria por abdicar um pouco depois e o português, sozinho, fez a ponte até à frente da corrida.

A fuga foi alcançada com cerca de 30 quilómetros para o final, durante a subida à única contagem de montanha do dia, uma contagem de terceira categoria, sendo Tiago Machado o último resistente. Passada a contagem, várias tentativas de fuga se sucederam, embora sem sucesso, e a QuickStep pegou na corrida já nos quilómetros finais para entregar de bandeja mais uma vitória a Elia Viviani, naquela que também foi a vitória 60 do ano da equipa mais vitoriosa da temporada.

Quanto aos portugueses José Gonçalves e José Mendes terminaram no pelotão, em 49º e 84º respetivamente. Já Tiago Machado e Nelson Oliveira chegaram ligeiramente cortados a 22 segundos, terminando em 120º e 124º respetivamente. Na classificação geral Nelson Oliveira continua a ser o melhor português em 78º a 44’44”, José Mendes é 81º a 45’44”, Tiago Machado é 85º a 47’16” e José Gonçalves é 111º a 1h08’13”.

Simon Yates mantém a liderança da classificação geral, Peter Sagan é o novo líder da classificação por pontos, Luis Mate continua na frente da montanha e Alejandro Valverde mantém a liderança da classificação do combinado.

Amanhã temos uma etapa de média montanha, que apresenta 3 contagens de terceira categoria e 1 de segunda, com um grande acumulado, naquela que é a maior etapa desta Vuelta.

Classificação da etapa
Elia Viviani
4h08’08”
Peter Sagan
m.t.
Giacomo Nizzolo
m.t.
Nelson Soto
m.t.
Marc Sarreau
m.t.
Danny van Poppel
m.t.
Ivan Garcia Cortina
m.t.
Jon Aberasturi
m.t.
Simone Consonni
m.t.
10º
Matteo Trentin
m.t.

Classificação geral
Simon Yates
41h03’00”
Alejandro Valverde
+1”
Nairo Quintana
+14”
Emanuel Buchmann
+16”
Ion Izaguirre
+17”
Tony Gallopin
+24”
Miguel A. Lopez
+27”
Rigoberto Uran
+32”
Steven Kruijswijk
+43”
10º
George Bennett
+47”

Classificações do passatempo
https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vRZ-mF1r0ffFkpE5DkE-TrcA1b4Ui-YIkEjURHwHd6k4Ea356S5sJAZRZvt6x3xxVzrVuO7q0HbvcIs/pubhtml

Sem comentários:

Enviar um comentário