segunda-feira, 10 de junho de 2013

GP Abimota e um pouco de si.


Escrito por: admin

Durante os dias 8 (sábado) e 10 (segunda-feira) está a disputar-se o 34º GP Abimota, prova direccionada para elites e sub-23 que, inicia-se em Santiago de Compostela e terminará em Estarreja.

A prova terá 8 classificações diferentes em disputa, sendo que cada uma delas corresponde a uma camisola diferente.

Camisola Amarela- Geral individual
Camisola Verde- Geral de pontos
Camisola Azul- Líder da Montanha
Camisola Rosa- Metas Volantes
Camisola Vermelha- Prémio Combinado
Camisola Xadrez- Prémio Autarquias
Camisola Branca- Juventude
Camisola Bolinhas- Prémio Etapa

Ontem como já tinha publicado tive o prazer de acompanhar a 2ª etapa da prova. Para mim a mais dura, apesar de não ter feito as outras.

A tirada não era curta, muito pelo contrário, 190,9 quilómetros de extensão, que ligavam Vila Nova de Cerveira a Viana do Castelo, passando por Paredes de Coura, e Gerês que, causaram dificuldades e não foram nada poucas ao corredores.

Desde muito cedo que o rádio volta avisava as tentativas de ataque, tentativas que seriam sempre neutralizadas pelo pelotão, nunca conseguindo alcançar muito mais de 1 minuto durante os primeiros 80/90 quilómetros.

As dificuldades mesmo a sério apareciam logo ao quilómetro 24, uma subida de 3ª categoria, com 8 quilómetros onde os vários ataques e contra ataques começavam a fazer mossa. O pelotão respondia a letra e o ritmo elevava-se a e coloca alguns corredores em maiores dificuldades.

Por volta do quilómetros 66 os corredores começavam a sentir “o Gerês”. Uma subida terrível, onde o piso não ajudava de forma alguma os atletas. Além de a inclinação ser bastante, o alcatrão em mais estado e seguidamente o paralelo fizeram os corredores sofrer a bom sofrer e os “cola-descola-cola” eram constantes. Um grupo seguia na frente, mas o pelotão mantinha-os a vista. No topo da montanha as condições climatéricas não eram as melhores, algum frio e nevoeiro dificultavam um pouco a vida aos corredores que tinham de enfrentar uma difícil descida com o piso húmido e por vezes escorregadio.

Terminado o Gerês a etapa mudou completamente, não mais existindo dificuldades de maior para os corredores que “rolaram “ até a meta. Uma fuga seguia na frente da corrida mas acabou alcançada pelo pelotão chegando cerca de 50 corredores juntos a meta (partiram 100 em Vila Nova de Cerveira), onde Hugo Sabido foi o mais forte, levantando os braços bem altos para sua satisfação e também da sua equipa.

A etapa de hoje foi um pouco diferente, uma tirada um pouco mais simples onde Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive) consegui a vitória a frente de Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas) que garantiu assim a vitória final da prova.

Apesar de ser a última tirada não houve tempo para consagrações nem para passeios, foi uma etapa sempre muito atacada com a Efapel a controlar, não permitindo êxito a qualquer tentativa.

A Efapel no final lançou muito bem Filipe Cardoso, que bateu assim Sérgio Ribeiro e Jorge Montenegro, ambos do Louletano. “No início da etapa disse aos meus colegas que a colocação era 50 por cento da vitória. A equipa fez um trabalho cinco estrelas. Durante a etapa eliminamos grande parte dos sprinters e, na fase final, a equipa fez uma aproximação à meta espectacular, e eu só tive de rematar”, explicou Filipe Cardoso. 

No final Sérgio Ribeiro que foi líder da prova do 1º ao ultimo dia, falou um pouco sobre a chegada. “A chegada de hoje era muito rápida, não se adequando às minhas características. Tentei apenas defender-me o melhor possível para vencer estre Grande Prémio”, revelou Sérgio Ribeiro. 


Quanto ás camisolas, Jorge Montenegro venceu os pontos, César Fonte (Efapel) as montanhas, Daniel Freitas o melhor jovem e o melhor das equipas de clube, António Carvalho venceu as metas volantes e a LA-Alumínios venceu colectivamente.

E claro no final não podia deixar de agradecer ás pessoas que tornaram tudo aquilo possível. Em primeiro lugar a uma pessoa que é uma grande profissional e que faz com que este projeto seja possível, a Ana Paula Almeida que, trabalha durante um ano inteiro para que esta prova se possa realizar sem com mais e melhor qualidade e também ao Nelson Cordeiro que se mantém sempre por trás deste grande evento. Agradecer-lhes também pela simpatia com que me receberam, se não fosse por eles provavelmente nem teria eu nem teria marcado presença na prova. A eles um MUITO OBRIGADO!!

Queria agradecer também ao pessoal da NutriSport por me darem boleia, e ao Tiago Familiar pela companhia durante a prova. Foi uma experiência nova quer ter estado na prova, quer ter pela primeira vez contacto com o rádio volta, quer pela primeira vez ajudar alguém numa prova. A eles também o meu MUITO OBRIGADO!!

Sem comentários:

Enviar um comentário