domingo, 17 de abril de 2011

Entrevista a Manuel Cardoso.


Mais uma vez vou colocar no nosso blog uma entrevista a um grande ciclista, Manuel Cardoso. 
O Manuel Cardoso, corre actualmente na RadioShack, na presente época já teve grandes resultados, como na Volta à Catalunha.
Desde já agradeço aos que enviaram perguntas.

 
1- Como entrou para o ciclismo?

Por acaso. Gostava de andar de bicicleta ao fim de semana, em junior passei a federado e a partir de ai nunca mais parei.
  
2- Quando era mais jovem, no ciclismo, já queria ser sprinter ou sonhava algo diferente?

Sou sprinter, mas quando estou em casa sentado no sofá o que mais me encanta são as etapas de montanha..;-)))

3- Alguma vez pensou modificar o treino para poder lutar pela vitória em provas com montanha ou irá ficar-se pelos sprints?

Isso está fora de hipóteses para mim, nunca ganharia em montanha e iria perder qualidades no sprint.

4- Os sprinter´s têm de ser grandes gestores de emoções. Umas vezes sprintam atrás para não serem eliminados, outras vezes sprintam na frente para ganhar etapas.
O Manuel Cardoso conseguirá gerir essas emoções numa prova de três semanas?

Um sprinter numa grande volta tem que a saber fazer muito bem, todos os esforços mal medidos são pagos, temos de nos defender ao máximo nas etapas de montanha para nas etapas de sprint estar na máxima força.

5- A sua família sempre o apoiou no ciclismo, ou nem por isso?

Sempre, o ciclismo é um desporto muito dispendioso e os meus pais sempre me apoiaram e investiram bastante na minha carreira.

6- Como é estar numa equipa estrangeira, de ProTour, com mais quatro elementos portugueses?

É muito bom, sentimo-nos quase como estar numa equipa em Portugal, o ambiente e excelente e a camaradagem também.

7- A sua integração na RadioShack, foi facilitada pela presença de tantos portugueses?

Sim bastante, ajudaram muito para uma boa integração.

8- Quais são os teus objectivos para esta época?

Continuar a desempenhar um bom trabalho de equipa e tentar ganhar mais etapas durante o ano.

9- O que seria para si uma boa época?

Ser um dos eleitos para o tour e vencer uma etapa ai...

10- Qual foi, no seu ponto de vista, a sua vitoria mais importante?

Sem dúvida a vitoria no tour down under, frente a Valverde e Cadel Evans.

11- Qual o seu maior objectivo na carreira?

Gostava muito de conquistar uma medalha nos mundiais ou jogos olímpicos.

12- Pensa voltar a correr em Portugal?

Sinceramente tudo farei para terminara minha carreira no estrangeiro, mas o futuro é incerto, nunca sabemos o que nos reserva.

13- Como um ciclista como o Manuel, que corre fora do país, vê que os principais jornais portugueses a não dar a devida repercussão aos grandes resultados dos seus ciclistas fora do país? Sentem-se injustiçados relativamente ao futebol?

Já estou habituado a isso, tenho um lema, nunca pensar muito na opinião dos jornalistas e críticos, o importante para mim é ser um bom profissional, desempenhar um bom trabalho e que a equipa que represento esteja satisfeita comigo, a opinião de quem represento e da minha família são o mais importante para mim.

14-Se não fosse ciclista, o que seria, ou gostava de ser?

Não faço ideia mas algo ao ar livre :-))

15-Para alem do ciclismo, qual o outro deporto que se interessa?

Nenhum…

16- Como vê o ciclismo na actualidade, acha que tem futuro ou é mais uma modalidade condenada a cair?

Penso que estamos a atravessar umas das piores fazes de que o ciclismo já viveu, mas o ciclismo é um desporto de paixões, os fiéis ao ciclismo jamais o abandonam e farão com que volte a ser o que era.

17- Ainda é cedo, mas quando pensar em abandonar o ciclismo, o que pensa fazer na vida?

Ainda não coloquei essa hipótese, penso que tenho muito para dar ao ciclismo, isso a seu tempo de decidirá.

18-Qual foi a pergunta que nunca lhe fizeram? E qual seria a resposta?

Não faço ideia..

 
O nosso próximo entrevistando é o Bruno Pires, e por isso falamos com ele, qual a sua opinião sobre Manuel Cardoso.
"O Manuel não o conheço muito bem, este ano e que tenho tido mais contacto com ele porque temos feito alguma corridas juntos e aproveitamos sempre para falar um pouco, é um grande corredor, já o era em Portugal, e agora continua a mostrar no estrangeiro. Não é por acaso que esta numa grande equipa internacional, penso que vai continuar a evoluir e a conseguir boas prestações."


Antes de acabar esta entrevista quero agradecer ao Manuel Cardoso por se ter aceite o nosso convite em responder ás perguntas colocadas e pela total disponibilidade mostrada.
Não posso deixar de desde já agradecer ao Bruno Pires por ter dado a sua opinião sobre o Manuel Cardoso, o Bruno será, como já mencionamos anteriormente, o próximo ciclista a ser entrevistado.

Sem comentários:

Enviar um comentário