sexta-feira, 24 de maio de 2019

Giro: O final mais alto escreve-se em russo!

Foto: Bettini

O russo Ilnur Zakarin da Katusha-Alpecin venceu hoje a décima terceira etapa do Giro d’Itália, uma ligação de 196km com partida em Pinerolo e chegada no Lago Serru, numa contagem de primeira categoria. No segundo lugar terminou o espanhol Mikel Nieve da Mitchelton-Scott, a 35 segundos, e em terceiro o espanhol Mikel Landa da Movistar a 1 minuto e 20 segundos.

Décima terceira etapa deste Giro, a primeira com final que iria realmente colocar os grandes favoritos à prova. A fuga do dia formou-se por volta do quilómetro 40 e viu 28 homens ganharem a dianteira sobre o pelotão, entre os quais Ilnur Zakarin e Bauke Mollema. O grupo conseguiu ter uma vantagem máxima de cerca de 3 minutos, que viria, no entanto, a ser suficiente para consagrar a fuga, perante um pelotão comandado pela Emirates e pela Jumbo.

 A dureza da etapa trouxe uma série de abandonos, entre os quais o de Mark Renshaw e o de Tao Hart que estava na fuga e caiu partindo a clavícula. A verdadeira ação chegou já na subida final. A Movistar, a par de outras equipas, tinha colocado gente importante na frente e viu Mikel Landa lançar-se sem resposta em busca de recuperar o tempo perdido na classificação geral. O espanhol foi apanhando os fugitivos um por um, até Zakarin ter desferido um ataque na frente, a 5km do final, tendo deixado Nieve e Mollema sem resposta imediata. Atrás, pouco depois, problemas para Lopez, que perdia quase um minuto com um problema mecânico, e via a estratégia da etapa ser completamente dizimada por isso. Roglic continuava na marcação a Nibali e isso foi a chave para Majka e Carapaz lançarem-se ao ataque sem resposta de mais nenhum adversário. Na meta, o tempo refletiu isso mesmo, a defesa de Roglic fê-lo perder 1’40” para Landa, 3’07” para Zakarin, e um pouco mesmo para os restantes rivais, exceto o azarado Lopez e Simon Yates, que uma vez mais voltou a passar menos bem no momento decisivo. O italiano e o esloveno continuam picados, com Nibali a acusar Roglic de não querer colaborar e de estar sempre na roda, e que dessa forma irá perder o Giro. Veremos o que sucede nas próximas etapas de montanha.

Amaro Antunes foi 49º a 22’04” e caiu para 31º na geral.

Jan Polanc segura assim a liderança da classificação geral, Demare mantém a liderança da classificação dos pontos. Ciccone regressa à liderança da montanha e Pavel Sivakov é o novo líder da juventude depois de protagonizar uma excelente etapa perante os principais favoritos.



Classificação da etapa
Ilnur Zakarin
5h34’40”
Mikel Nieve
+35”
Mikel Landa
+1’20”
Richard Carapaz
+1’38”
Bauke Mollema
+1’45”
Rafal Majka
+2’07”
Primoz Roglic
+2’57”
Vincenzo Nibali
+2’57”
Pavel Sivakov
+3’34”
10º
Davide Formolo
+3’50”

Classificação geral
Jan Polanc
54h28’59”


Primoz Roglic
+2’25”


Ilnur Zakarin
+2’56”


Bauke Mollema
+3’06”


Vincenzo Nibali
+4’09”


Richard Carapaz
+4’22”


Rafal Majka
+4’28”


Mikel Landa
+5’08”


Pavel Sivakov
+7’13”


10º
Miguel Angel Lopez
+7’48”


Sem comentários:

Enviar um comentário