segunda-feira, 13 de maio de 2019

Giro: Gaviria vence com alguma polémica!

Foto: Bettini

O colombiano Fernando Gaviria da UAE Emirates venceu hoje a terceira etapa do Giro d’Itália, uma ligação de 220km com partida em Vinci e chegada em Orbetello. No segundo lugar terminou o francês Arnaud Demare da Groupama-FDJ e em terceiro o alemão Pascal Ackermann da Bora-Hansgrohe, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Terceira etapa deste Giro, mais uma com um perfil quase todo ele plano, com (ainda) mais 15km que a anterior, mas com menos dureza, pelo que seria esperada uma chegada ao sprint. A fuga do dia foi composta por um único ciclista, o japonês Sho Hatsuyama da Nippo – Vini Fantini, que chegou a ter quase 7 minutos de vantagem. No entanto a aventura do japonês durou pouco mais de 140km e o mesmo foi alcançado a cerca de 70km para o final.

A preparação para o sprint começou desde cedo, mas foi a 4.4km do final que o azar aconteceu. Uma queda a meio do pelotão acabou por atirar ao chão o britânico Tao Geoghegan Hart da Ineos, que estava em 7º na classificação geral, condicionando assim as suas aspirações a um lugar no top10 final. Já no sprint, Ackermann foi quem abriu, desta vez cedo demais, Viviani saiu para a esquerda no momento certo, mas acabou por intercetar a trajetória de Moschetti que já estava, no entanto, a perder metros para o compatriota. O resultado foi uma desclassificação de Viviani, com a vitória a acabar por sorrir a Fernando Gaviria que havia terminado em segundo.

Amaro Antunes, o único português presente terminou na 94ª posição a 46” do vencedor e segue agora em 66º a 2’15”.

Roglic mantém assim a liderança da classificação geral, Gaviria é o novo líder da classificação dos pontos. Ciccone alarga a liderança da montanha e Miguel Angel Lopez mantém também a liderança da juventude.



Classificação da etapa
Fernando Gaviria
5h23’19”
Arnaud Demare
m.t.
Pascal Ackermann
m.t.
Matteo Moschetti
m.t.
Giacomo Nizzolo
m.t.
Jakub Mareczko
m.t.
Davide Cimolai
m.t.
Manuel Belletti
m.t.
Christian Knees
m.t.
10º
Sacha Modolo
m.t.

Classificação geral
Primoz Roglic
10h21’01”


Simon Yates
+19”


Vincenzo Nibali
+23”


Miguel Angel Lopez
+28”


Tom Dumoulin
+28”


Rafal Majka
+33”


Bauke Mollema
+39”


Damiano Caruso
+40”


Pello Bilbao
+42”


10º
Victor de la Parte
+45”


Sem comentários:

Enviar um comentário