domingo, 23 de agosto de 2015

Esteban Chaves vence 2ª tirada da Vuelta.



Escrito por: Vasco Seixas


E tivemos hoje a primeira etapa a doer da edição deste ano da Vuelta, uma etapa de 158 m na zona do sul de Espanha que ligou Alhaurin de La Torre a ascensão de Caminito del Rey. 

Esta segunda etapa, a primeira a contar para as principais classificações tinha um perfil marcado pelas duas ascensões de 3° categoria, uma delas coincidente com o final da etapa. 

Desde início a etapa foi marcada por fuga de vários elementos onde se destacava o português José Gonçalves da equipa Caja Rural que acabou por ser o último da fuga a ser alcançado já a menos de 10m da meta mas isso não fez a organização premia-lo como combativo da jornada, quando esteve mais de 10km em fuga numa iniciativa solitária. 

Lá atrás no pelotão a aparente tranquilidade foi abalada por uma grande queda coletiva que apanhou entre outros o campeão italiano Vicenzo Nibali e o Sprinter francês Nacer Bouhanni e levou a desistência de 3 ciclistas, do qual se destaca mais o nome de Matteo Pelluschi da IAM que era um dos melhores Sprinters na corrida. Nibali depois desta queda teve que exercer um enorme esforço com a ajuda da sua equipa para voltar ao pelotão que acabou por conseguir mas na ascensão final acabou por ter os seus efeitos devido ao enorme desgaste provocado. 

Passando aos quilómetros finais, já é plena subida, a verdadeira corrida começou com o ataque de Nairo Quintana que levou consigo o irlandês Nicolas Roche da Sky, o seu compatriota Esteban Chaves da Orica e ainda o holandês Tom Dumoulin da Giant. Devido ao desgaste de ter sido o maior impulsionador da iniciativa Quintana acabou por ser se atrasar e ser inclusive depois ultrapassado pelo Daniel Martin da CannondaleGarmin e ainda alcançado pelo espanhol Joaquin Rodriguez da Katusha depois de ambos saltarem do grupo principal onde até ao final houve grande selecção com alguns cortes entre diversos ciclistas, mas apenas alguns segundos e só Nibali acabou por perder bastante tempo dentre aqueles que lutampela geral final. 

Entre o três da frente, Roche foi o primeiro a ceder ao ritmo imposto pelo colombiano Esteban Chavez, enquanto que Dumoulin ameaçou roubar-lhe a vitória mas no final não teve forças para contrariar a superioridade do jovem da Orica que se torna assim dono de todas as classificações individuais. Uma vitória merecidisima deste jovem que teve hoje a sua primeira vitória numa grande volta. 

Na etapa de amanhã espera-se um final mais tranquilo, com a primeira das poucas oportunidades para os Sprinters presentes apesar de possuir uma subida de 1° categoria esta encontra-se muito distante do final, apesar de se for uma subida atacada poderá haver hipótese a ciclistas como Valverde que num grupo restrito podem lutar por uma vitória ao sprint.

Sem comentários:

Enviar um comentário