sábado, 7 de maio de 2011

Entrevista ao ciclista Bruno Pires.


Mais uma vez vou colocar no nosso blog uma entrevista a um grande ciclista, Bruno Pires, que corre na equipa Leopard-Trek.
Desde já agradeço aos que enviaram perguntas.

1- Como começou no ciclismo?
Eu sempre gostei de andar de bicicleta, mas não gostava de ciclismo era modalidade que não me dizia nada, mas uma vez fui convidado para representar o clube da minha terra o Redondo que tinha uma equipa de cadetes. Nessa altura havia um ciclista profissional na vila que se chama Laurentino Piteira e ele e o seu pai O Sr Joaquim Piteira convenceram-me  fazer uns treinos com o Director do clube O Srº António Carriço, depois foi fácil, foi começar a fazer corridas e nasceu esta paixão.
2- Desde jovem sempre quis ser trepador ou queria ter outras características?
Penso que nascemos e desenvolvemos características atléticas, eu sempre me senti melhor quando as corridas têm dificuldades montanhosas, e realmente gostos de estar bem nas montanhas.
3- Qual é o conselho que um ciclista com a sua experiência pode deixar a um jovem que queira ingressar nessa modalidade?
Primeiro tentar conciliar os estudos ou a formação profissional com a carreira de desportista, depois ter uma decisão em relação há sua escolha profissional e se decidir ser desportista (Ciclista) fazer tudo o que for possível para tirar o máximo da sua carreira.
4- Pessoalmente como se descreveria? E como ciclista?
Como pessoa tenho defeitos e qualidades como todas as pessoas, considero-me uma pessoa verdadeira e pura e normalmente não escondo emoções quer sejam boas ou menos boas penso que sou transparente, determinado no que realmente acredito, e se acredito vou até conseguir, realista, com o tempo tenho aprendido a saber onde me encontro, responsável, por vezes inseguro para fora mas para mim acredito sempre que tudo se resolve, paciente, oiço todas as pessoas e tento tirar um pouco do que me dizem depois faço a minha analise pessoal, amigo do verdadeiro amigo o que não é verdadeiro também não o prejudico, tenho um lema de vida estar bem com migo próprio e tentar pensar a maior parte do tem no bem e nas coisas boas que a vida me tem dado, crescemos e mudamos todos os dias. Como ciclista sou metódico com o meu trabalho gosto de ter rotinas de treino descanso e hábitos, lutador, considero-me um bom elemento de trabalho numa equipa, neste momento necessito voltar a acreditar mais em mim mas isso leva o seu tempo, sei esperar por vezes basta um dia e a nossa mentalidade muda.
5- Qual é a sua prova preferida do ciclismo?
Para ver a Tour de França para competir espero ainda recobrir.
6- O que pensa do ciclismo da actualidade?
Tem havido muitas mudanças, umas boas outras não como é caso da proibição dos rádios em algumas corridas, penso também que algumas corridas são demasiado longas e duras, onde tira um pouco de competitividade algumas vezes.

7- Portugal é um pais de ciclismo e ciclistas, qual a opinião do Bruno Pires sobre o porquê Portugal não ter uma equipa no World Tour e acha que isso será possível a curto prazo?
Sinceramente não acredito que a breve prazo Portugal venha a ter uma equipa World Tour, mas isso não é o mais grave neste momento, na minha opinião é o nível que as nossas equipas tem a nível orçamental, e também com a crise económica que o pais atravessa será mais difícil voltarmos a ter o ciclismo que já tivemos há 3 4 anos atrás.

8- Em toda a sua carreira qual o momento que gostaria de voltar a reviver se o tempo pudesse voltar a trás?
A conquista do titulo de Campeão Nacional.
9- Para um ciclista como o Bruno, que já chegou mesmo a ser o campeão nacional de estrada, que pela sua carreira fora já fez algumas coisas importantes, tem algum objectivo de carreira que ainda não tenha concretizado?
Claro que sim, certamente ganhar algo individual com as cores da LEOPARD TREK,  e poder um dia participar num Tour de França.
10- Quando foi para a equipa que está agora, a escolha da sua contratação passou pelo seu director desportivo ou foram os irmãos Schleck que o escolheram para estar na sua equipa?
A decisão é sempre do DDesportivo, mas penso que como líderes da equipa são consultados sobre os novos colegas, mas no meu caso em concreto foi muito importante as referencias que lhe foram dadas.

11- Para si neste momento o que poderia dizer-se uma boa época?
Penso que o que já fiz até ao momento se pode considerar bom porque tenho desempenhado bem o que me tem pedido, mas sem duvida uma vitória seria fantástico para mim.  
12- A RadioShack tem 4 ciclistas portugueses no seu plantel, acha que em curto prazo outra equipa poderá vir a faze-lo também? Acha que alguma vez possa ser a Leopard-Trek?
O que eu penso é que as equipas grandes internacionais começão a ver os ciclistas portugueses como uma boa possibilidade para os seus planteis, agora não sei se isso poderá acontecer na LEOPARD TREK, seria bom.

13- Acha que esta mudança súbita de equipa de nível competitivo te vai mudar a carreira para sempre? Se sim, de que forma?
Sim sem dúvida, esta é uma oportunidade única visto que tenho acesso ás melhores corridas do Mundo, onde posso evoluir mais, tanto física como a nível de conhecimentos do ciclismo internacional para alem de fazer parte da equipa de grandes estrelas do ciclismo mundial.  

14- Como está a ser a tua experiência numa equipa de um nível tão alto como a Leopard Trek?
Simplesmente fantástica estou a realizar um sonho e sinto que estou totalmente integrado na equipa e na sua filosofia de trabalho.

15- Consideras a Leopard Trek uma família ou apenas uma equipa?
O objectivo dos responsáveis é esse e na minha opinião estão a conseguir, porque realmente há muito bom ambiente entre colegas e pessoal de trabalho e com o tempo vai se reforçando certamente.

16- Neste momento já tem algum tempo em competição, qual o balanço que faz da sua época? E da sua equipa?
A nível pessoal penso que tenho tido um bom desempenho no trabalho que me tem sido pedido pelos responsáveis da equipa  sinto que estão satisfeitos com o meu desempenho prova disso foi a convocatória para estar presente no Paris Nice uma corrida muito importante para a equipa. A nível da equipa não tenho muito a comentar somos líderes do ranking Mundial.

17- Pensa voltar a correr em Portugal?
Nunca sabemos o dia de amanha e tudo é possível, mas neste momento a minha ideia é terminar a minha carreira no estrangeiro.  
18- Para quando estará numa grande volta?
Está muito perto será o Giro de Itália.

19- Qual foi a pergunta que nunca lhe fizeram? E qual seria a resposta?
Não encontro pergunta que não me tenham feito mas deixo o desafio, ai terão a resposta.
Antes de acabar esta entrevista quero agradecer ao Bruno Pires por se ter aceite o nosso convite em responder ás perguntas colocadas e pela total disponibilidade mostrada.
Bruno Pires do lado esquerdo Sérgio Ribeiro do direito.
Não posso deixar de desde já agradecer ao Sérgio Ribeiro por ter dado a sua opinião sobre o Bruno Pires.
“O Bruno Pires foi meu colega de equipa 2 anos e sempre mostrou ser um ciclista muito ambicioso e uma pessoa que sabe bem o que quer esteja correcto ou não ele segue o que achas que e melhor para ele e para melhorar o seu desempenho como atleta, e uma pessoa bastante inteligente e agora que chegou ao nível que ele sempre lutou e trabalhou para chegar penso que vai ser uma agradável surpresa pois o bruno quando esta com a mentalidade de ser útil aos seu chefes de fila e quando lhe dão valor (o que não se passa em Portugal) por o seu trabalho como equipier ele e dos melhores que podemos imaginar, por isso penso que o bruno se vai dar muito bem a competir ao mais alto nível e numa grandíssima equipa.”

1 comentário: