domingo, 15 de maio de 2011

Entrevista a André Cardoso

Mais uma vez vou colocar no nosso blog uma entrevista a um grande ciclista, André Cardoso. 
O André Cardoso, corre actualmente na Tavira-Prio.
Desde já agradeço aos que enviaram perguntas.
 
1- O que que te levou a seguir a carreira de ciclista?
Desde muito cedo que o gosto pela modalidade despertou em mim mas só aos 13anos comecei a competir. Fiquei fascinado com este mundo e sonhava ser profissional e participar na Volta a Portugal em bicicleta, foi com esse pensamento que sempre vivi, em participar na Volta a Portugal.  
 
2- Sempre gostou de ciclismo ou a entrada para a modalidade foi sugerida por alguém?
Sempre gostei, desde miúdo que acompanho a modalidade e a entrada para a modalidade foi uma ideia minha só minha :)

3- Se lhe dessem a escolher uma vitória qualquer numa competição, qual seria?
Poderiam ser varias mas para começar a Vitória na Volta a Portugal já chegava bem.
 
4- Continua a considerar Cândido Barbosa como seu colega de equipa?
Como é de conhecimento geral o Cândido Barbosa para além de colega de equipa e acima disso é meu amigo com quem aprendi muito e sempre fez o melhor por mim. Neste preciso momento e para responder diretamente a pergunta não sei se o Cândido voltará a competir, tanto quanto sei ele tem uma lesão grave no joelho que o impede de treinar e um atleta não podendo treinar esta praticamente inato para competir.  

5- Sonha com uma experiencia em equipa estrangeira?
Sim, sem duvida alguma. Sou um atleta ambicioso e dadas as minhas características sei que o calendário internacional favorece-me, podia usa-lo bem a meu favor.  

6- Afinal foi bom ou mau não ter ido para a Relax?
Depende do ponto de vista, seria uma grande oportunidade de fazer um lançamento da minha carreira internacional. Mas nada é claro como a água, só passando pela experiência é que saberia.
 
7- Tendo em conta a sua experiencia Olímpica, o que consideraria mais importante para si, um a medalha ou a vitória numa etapa do Tour?
(Paulinho considera a etapa do Tour mais importante)
Eu chamo a isto uma pergunta difícil de responder, ambas as vitórias são muito importantes mas se estiver a falar na medalha de ouro nos J.O. com certeza que prevalece. Não posso falar do que é um Tour mas os J.O. é muito especial, não há palavras para descrever, só por quem lá passa sabe do que falo, independentemente do resultado.   

8- Qual a sensação de fazer 15º nos campeonatos do mundo?
A sensação é sempre muito boa, dei o que tinha e o que não tinha. Tento sempre ser muito profissional quer seja a correr pela minha equipa quer pela selecção, chegamos ao quarto e ainda estamos analisar o que podíamos ter feito melhor mas com 260klm nas pernas não se pensa nem se tem a força com a mesma intensidade de quando se está num sofá :) O meu maior momento de alegria com este resultado foi a chegada a Tavira em aplausos, fiquei sem palavras e com muita vergonha.

9- Acha que algum dia serás uma referência do pelotão nacional? Ou acha que já é?
Ainda não sou uma referencia como é o Cândido Barbosa, Rui Sousa, Nelson Vitorino mas dentro do pelotão nacional já me sinto como em minha própria casa :)

10- Qual a sua prova favorita do ciclismo?
O Tour, sem dúvida é a minha prova de eleição na qual sonho participar um dia mas a nossa Volta a Portugal também é muito especial para mim e significa muito.

11- Quais são os seus objectivos para esta época?
O objectivo principal continuará a ser a Volta a Portugal como tem vindo a ser desde que sou ciclista do Tavira.


12- O que seria para si uma boa época?
Para mim uma época fantástica seria ganhar a Volta a Portugal mas uma época boa será fazer uma época regular, com alguns resultados de relevo e sem lesões.  

13- Qual o balanço que faz da sua época até este momento? E da sua equipa?
Está a ser um inicio de época bom, as coisas tem estado dentro do previsto. No colectivo temos tido alguma falta de sorte com as chegadas rápidas mas no geral as coisas tem saído a imagem de outros anos, trabalhamos dia-a-dia para defender a nossa imagem estando sempre na discussão de todas as competições com A,B ou C.
 
14- Se lhe pedissem para resumir a sua época me poucas palavras como a descreveria?
Face a falta de competições para as minhas características melhor não podia estar a correr.

15- Na sua visão pessoal quais os principais momentos da sua carreira?
Vou destacar 3 sem ordem, Volta a Portugal 2007 em que fui rei da montanha, Volta a Portugal 2010 em que fiz um excelente trabalho para o David, senti-me realizado como homem e ambos os Campeonato do Mundo e J.O. que foi as corridas que fiz como profissional em representação da selecção, todas estas competições tem uma envolvência incrível.  

16- Qual o momento da sua vida de ciclista em que gostaria de repetir?
Estar presente todos os dias num pódio de prestigio como o da Volta a Portugal, são momentos fantásticos e dignificantes para quem anda de bicicleta todos os dias.
 
17- Qual o seu maior objectivo de carreira?
Num futuro próximo gostaria de poder participar num Tour e um sonho é estar ao lado de um líder que deseja ganhar o Tour e nos momentos chave estar ao mais alto nível como tive ao lado do David Blanco.
 
 
18- Como vê o ciclismo na actualidade, acha que tem futuro ou é mais uma modalidade condenada a cair?
O ciclismo português ainda tem muito para dar, isto foi um ciclo e podemos passa-lo é preciso continuar a lutar.
 
 
19- Se tivesse um filho que quisesse ser ciclista, o André indicava esse caminho?
Sim, porque não? Se essa for a decisão dele irei ajudar naquilo que poder e estiver ao meu alcance.
 
20- Qual foi a pergunta que nunca lhe fizeram? E qual seria a resposta?
lolol, passo... :)
 
 
21- O André que está a competir é o mesmo André fora de competição? Por vezes quando se está a competir com a adrenalina a correr nas veias mudamos a nossa forma de ver as coisas.
Sou diferente, acho que ninguém é igual nem se pode ser. Amigos, amigos negócios a parte, tento sempre ser o mais profissional possível e zelar sempre pelo melhor para a equipa. 

22- Como se descreveria pessoalmente? E como ciclista?
Pessoalmente sou um rapaz alegre, tenho espírito de grupo, humilde, amigo do seu amigo e apaixonado por ciclismo :) lolol.
Como ciclista sou uma espécie de trepador mas as vitórias a subir tem sido poucas para a fama que tenho :)


Como começa a ser habitual, para alem de entrevistar os ciclistas, falamos com outros ciclistas, amigos do entrevistado, para deixar uma opinião sobre ele, é sempre interessante saber o que os colegas de estrada acham das nossas “vítimas”.
Quem nos ajudou desta vez foi o Samuel Caldeira.

“O André é um ciclista bastante profissional que gosta de fazer o seu trabalho bem feito. Em competição tem sempre uma boa leitura de corrida. Como colega, é acima de tudo amigo, está sempre pronto para a diversão é uma pessoa bastante divertida e bem disposto.”


Desde já agradeço ao André Cardoso pela disponibilidade que mostrou, foi muito bom trabalhar consigo.
Agradeço também ao Samuel Caldeira por a ajuda que deu ao fazer este comentário.
Um grande abraço aos dos, tudo de bom.
Tenho também que agradecer aos seguidores do meu, nosso Blog e Facebook, pelas perguntas.

Sem comentários:

Enviar um comentário