domingo, 7 de abril de 2019

Flandres: A raça de Bettiol!

Foto: Tim de Waele

O italiano Alberto Bettiol da Education First venceu hoje o segundo monumento da temporada, o Tour de Flandres, uma clássica de 267.7km de extensão, com suras subidas e diversos troços de pavê. No segundo lugar terminou o dinamarquês Kasper Asgreen da Deceuninck-QuickStep a 14” e em terceiro o norueguês Alexandre Kristoff da Emirates a 17”.

Finalmente chegou o dia, o Tour de Flandres saiu para a estrada esta manhã, com muitos grandes nomes à partida e muitos outsiders a poderem surpreender. A fuga do dia, com 4 homens formou-se logo nos momentos iniciais, e o pelotão rolou tranquilo até chegarem os primeiros troços de pavê. O tempo de vantagem para os fugitivos foi-se reduzindo com o passar dos quilómetros e a cerca de 100km para o final, na passagem pelo Muur – Kalpemur, uma aceleração da QuickStep acabou por partir o pelotão e ficarem cerca de 35 homens, entre os quais todos os favoritos, com cerca de 1’ de vantagem para o pelotão.

Nelson Oliveira, o único português presente, esteve em destaque em algumas movimentações, mas aparentemente teria sido desclassificado por algo que não se sabe muito bem porquê. Verdade é que ele está contabilizado como um dos que terminou nos resultados finais. Os ataques foram surgindo nesta fase de corrida, mas sem ninguém conseguir ganhar uma vantagem decisiva.

Chegados à terceira e última passagem pelo Oude Kwaremont, nenhum dos favoritos parecia querer atacar, e foi então que Bettiol ganhou coragem e atacou sem resposta abrindo rapidamente um espaço de 20”. A perseguição tinha tudo para correr mal porque ninguém queria gastar as suas poucas forças em prol de adversários que os podiam bater mais à frente. E com isto Bettiol foi conservando a sua vantagem até à meta.

Já nos quilómetros finais, a Deceuninck-QuickStep jogou a sua cartada, e dos dois homens que tinha na frente lançou Asgreen ao ataque e colocou Jungels a bloquear o grupo. O jovem dinamarquês conseguiu assim ser 2º numa das mais duras clássicas do mundo. No sprint do grupo principal, Kristoff foi o mais forte e bateu van der Poel para terminar no último lugar do pódio.

Classificação final
Alberto Bettiol
6h18’49”
Kasper Asgreen
+14”
Alexander Kristoff
+17”
Mathieu van der Poel
+17”
Nils Politt
+17”
Michael Matthews
+17”
Oliver Naesen
+17”
Alejandro Valverde
+17”
Tiesj Benoot
+17”
10º
Greg van Avermaet
+17”

Sem comentários:

Enviar um comentário