sexta-feira, 16 de março de 2012

Entrevista a Tiago Machado.


Passou um ano desde a primeira entrevista ao Sandro Pinto, na altura ciclista da equipa Maia Bike Team, hoje na Efapel/Glassdrive.

Passado um ano e muitas entrevistas depois, é com um enorme orgulho que publicamos a entrevista ao ciclista português Tiago Machado.


Como começou no ciclismo?
Comecei na escola de ciclismo Carlos Carvalho. Resolvi experimentar pois o ciclismo sempre foi o meu desporto preferido!

Quando começou na modalidade, idealizava a carreira que tem?
Para ser sincero quando me iniciei no ciclismo imaginava-me a fazer uma volta a Portugal e antes de imigrar consegui fazer 5.

Sentiu o apoio da sua família e amigos durante toda a sua carreira no ciclismo?
Se não fosse a minha família eu nunca teria sido ciclista, os meus pais principalmente fizeram das tripas coração para que nunca me faltasse nada e quando eles não podiam sempre tive uma madrinha que muito me ajudou. Já o disse publicamente o meu muito obrigado, mas nunca serão as necessárias.

Famalicão, a sua cidade, ainda é um dos locais onde gosta de treinar?
Sim, Famalicão é a cidade onde início sempre os meus treinos salvo raras excepções quando estou em competição ou estágio.

Como é o dia-a-dia de um profissional como o Tiago Machado?
O meu dia a dia é normal, saiu para treinar sempre as 9. Depois o restante dia tento conciliar com a namorada, família e amigos! E claro que o meu dia também tem muito descanso.
 
Quais os seus objetivos para esta época?
Gostava de fazer uma época como a de 2010 onde fiz quase em todas top10 e até ganhei! Para já 3 provas e todas top10.

O que acha do ciclismo nacional e mundial neste momento?
Infelizmente o nosso ciclismo não está muito bem por culpa da crise, dou os meus parabéns aos patrocinadores que continuam a investir neste desporto. Já a nível internacional penso que as coisas estão um pouco melhor.

Quais os seus planos para o futuro?
Não faço planos, apenas vou pensando na próxima prova e a próxima é na Catalunha onde quero estar ao nível do que for exigido pelo director.

Pensa voltar a correr em Portugal?
Ainda é cedo para pensar em voltar, quero aproveitar ao máximo está experiência. Mas penso em voltar, é bom acabar onde se começa.

A partir de que momento se sentiu preparado para atacar a liderança da Volta a Portugal?
Sempre fui um ciclista de ataque e sempre pensava que conseguiria levar a minha avante! Na estrada era diferente pois os adversários eram bem mais fortes e melhores, mas pelo menos tentava!

Qual foi o momento e a corrida mais difícil da sua carreira?
Tento ultrapassar e esquecer os maus momentos o mais rapidamente possível e por isso mesmo não escolho nenhum em especial. Para nós ciclistas as quedas são sempre o pior.

Dado que ainda é novo, e no ano passado conseguiu um bom resultado (32º) no Super Giro de Itália, pensa conseguir, daqui a alguns anos um top 10 numa das 3 grandes voltas?
No giro fiz 20, na vuelta e que foi 32! Adorava de futuro poder fazer top10 é com esse pensamento que trabalho, vamos a ver se levo a " água ao meu moinho "

Quais eram os objectivos pessoais para esta Volta ao Algarve? Foram de alguma forma cumpridos?
Não realizei os objectivos que idealizei para mim no Algarve! Queria fazer pódio e penso que pela forma que estava seria possível, mas o certo é que no último dia num terreno onde costumo estar bem tive um dia mesmo para esquecer. O ciclismo é assim, dias bons e dias maus.

Quando atacou no Alto do Malhão, na Volta ao Algarve de 2012, achava que o Richie Porte estaria tão forte?
Para ser honesto não pensava que ele iria estar tão forte embora sabendo que ele é um grande talento do ciclismo mundial.

Qual a pulsação média que faz numa etapa de montanha?
Eu normalmente não uso isso em competição, apenas uso os watts e como deves calcular são valores que não posso revelar. Fazem parte do meu trabalho!

Pode dizer-nos em que consiste a alimentação de um ciclista durante uma prova?
A alimentação varia de ciclista para ciclista, mas por norma todos usam e abusam dos hidratos de carbono.

Quais as sensações de correr ao lado de todos aqueles grandes nomes do pelotão mundial, visto que neste momento já é uma referência a nível mundial?
É algo fantástico, só nos meus sonhos é que imaginava isso a uns anos atrás e agora ali lado a lado com eles faz-me sentir um privilegiado.

Quando era mais novo tinha algum ídolo no ciclismo? E hoje em dia?
Os meus ídolos sempre foram o Marco Pantani, Jan Ullrich e claro o Sr. Lance!

O que representou para si, “dar o salto” de uma equipa portuguesa para uma equipa WorldTour como a RadioShack?
Foi muito importante, era o reconhecimento do meu valor.

Qual a vitória mais importante da sua carreira? O que a fez ser a mais importante?
Todas as vitórias são importantes para mim é tornam se especiais porque não há nada melhor que ver o orgulho dos nossos pais, irmãos, namorada, família e amigos.

É sabido que alguns ciclistas tomam bastante café. Qual é o motivo?
Não sei o motivo, talvez seja pelo seu sabor que é fantástico.

O que um ciclista com a experiência do Tiago poderá dizer a um jovem aspirante?
O que posso dizer é que ciclismo requer muito esforço e sacrifício! Se querem fazer carreira nisto tem de estar preparados para abdicar de muitas coisas e claro que se apliquem sempre a 100% todos os dias e que escutem os conselhos dos mais experientes.

Pessoalmente como se descreveria? E como ciclista?
Não sou a pessoa indicada para o fazer, isso deviam ser vocês a dizer. Sobre as minhas características as provas onde tenho feito alguns resultados são etapas de montanha e cronos, por isso acho que sou "completo".
Tiago Machado e Manuel Cardoso.

Como é tradicional neste tipo de entrevista pedimos ajuda a alguém que partilhe a estrada com o entrevistado, desta vez quem nos ajudou foi o Manuel Cardoso.

 
“É um grande ciclista com um espirito de sacrifício a cima da media, um corredor completo que se defende bem em todos os terrenos e que tem uma foça mental muito forte.”


Não podemos acabar esta entrevista sem agradecer a todos os seguidores do nosso blog/facebook, sem a vossa ajuda este projecto não seria possível.
Ao Tiago pela disponibilidade mostrada e claro, ao Manuel Cardoso por mais uma vez nos ajudar, desta vez com um comentário.
Gostávamos também de agradecer  a todos os ciclistas que aceitaram ser entrevistados para o nosso blog, e claro, aos que em cada entrevista deixaram a sua opinião pessoal sobre o ciclista entrevistado.
A todos o nosso, MUITO OBRIGADO.

Sem comentários:

Enviar um comentário