segunda-feira, 20 de maio de 2019

Giro: Dois em dois para Roglic!

Foto: Bettini

O esloveno Primoz Roglic da Jumbo-Visma venceu ontem a nona etapa do Giro d’Itália, um contrarrelógio individual de 34.8km com partida em Riccione e chegada em San Marino, numa subida de cerca de 12km. No segundo lugar terminou o belga Victor Campenaerts da Lotto-Soudal a 11” e em terceiro o holandês Bauke Mollema da Trek-Segafredo a 1’00”.

Nona etapa deste Giro, a apresentar o mais longo dos 3 contrarrelógios do traçado deste ano. Entre os primeiros a partir estava o belga Victor Campenaerts, campeão europeu da especialidade e um dos super favoritos para esta etapa. No final, o cronómetro marcou 52’03” para o belga, um belo registo, que, no entanto, havia sido traído por uma demorada mudança de bicicleta para os quilómetros finais.

Entre as surpresas do dia, Tanel Kangert e Chad Haga terminaram respetivamente em 5º e 6º da geral, Hugh Carthy que foi 8º e Mattia Cattaneo em 10º. Entre os últimos 20 a partir vieram os favoritos à geral, Nibali com uma boa defesa, Lopez super azarado a ceder quase 4’ e Yates com uma quebra na subida a ceder também mais de 3’. Pouco depois, Primoz Roglic a fazer uma excelente subida que o colocou na primeira posição, com 11” de vantagem sobre Campenaerts, para vencer assim mais um contrarrelógio neste Giro.

Amaro Antunes protagonizou uma defesa interessante, tendo terminado em 46º a 3’54”, conseguindo segurar o seu top10 apesar de ter caído para 7º. O líder da classificação geral Valerio Conti foi o mais afetado pela chuva que caía com mais intensidade na parte final do contrarrelógio, tendo ainda assim terminado em 38º a 3’34”, o que lhe permite continuar de rosa por mais algum tempo.

Valerio Conti continua assim o líder da classificação geral, Ackermann mantem a liderança da classificação dos pontos. Ciccone segura a liderança da montanha e Nans Peters é o novo lider da juventude.



Classificação da etapa
Primoz Roglic
5h43’32”
Victor Campenaerts
m.t.
Bauke Mollema
m.t.
Vincenzo Nibali
m.t.
Tanel Kangert
m.t.
Chad Haga
m.t.
Bob Jungels
m.t.
Hugh Carthy
m.t.
Pello Bilbao
m.t.
10º
Mattia Cattaneo
m.t.

Classificação geral
Valerio Conti
36h08’32”


Primoz Roglic
+1’50”


Nans Peters
+2’21”


Jose Joaquin Rojas
+2’33”


Fausto Masnada
+2’36”


Andrey Amador
+2’39”


Amaro Antunes
+3’05”


Valentin Madouas
+3’27”


Giovanni Carboni
+3’30”


10º
Pello Bilbao
+3’32”


Sem comentários:

Enviar um comentário