sábado, 20 de julho de 2019

Tour: Tourmalet escreve-se em francês!

Foto: Anne-Christine Poujoulat

O francês Thibait Pinot da Groupama-FDJ venceu hoje a décima quarta etapa do Le Tour de France, uma ligação de 117.5 km com partida em Tarbes e chegada no mítico Col du Tourmalet, uma chegada de Categoria Especial, a primeira deste Tour. No segundo lugar terminou o francês Julian Alaphilippe da Deceuninck-QuickStep e em terceiro o holandês Steven Kruijswijk da Jumbo-Visma, ambos a seis segundos do vencedor.

Décima quarta etapa do Tour e a mítica chegada ao Tourmalet na mais difícil etapa dos Pireneus nesta edição da Volta a França. A fuga do dia formou-se desde cedo, incluindo homens como Vincenzo Nibali, Peter Sagan e Ilnur Zakarin. O pelotão aproveitou a etapa curta e não deixou que a fuga ganhasse muito mais que três minutos.

Na segunda contagem do dia, o Col Du Soulor, a 57km da meta, a Movistar pegou no grupo e começou a acelerar, e o primeiro derrotado do dia foi Romain Bardet, que não foi capaz de aguentar e tirou logo bilhete sem regresso. Já perto do topo, Adam Yates também perdia alguns metros, mas com a ajuda de Simon e Haig conseguiu reentrar pouco depois.

A entrada no Tourmalet deu-se com Yates logo a perder terreno e a mostrar sinais de muitas fragilidades. A 10km do final, com apenas 9km de Tourmalet percorridos, foi a vez de Quintana tirar bilhete, um pouco depois de Daniel Martin ter feito o mesmo. Barguil lançou-se logo a seguir ao ataque ganhando quase 20”, mas a tentativa durou cerca de 4km, enquanto a Groupama-FDJ acelerava com Gaudu e mais líderes cediam terreno. Eram eles Richie Porte e Enric Mas. A 4km aceleração ainda mais forte de Gaudu que acabava com as aspirações de Alejandro Valverde e a Jumbo-Visma fechava o espaço com Laurens de Plus e continuava a impor um ritmo forte no seguimento do esforço para alcançar o francês.

A 1.7km foi a vez de Fuglsang e Uran também perderem terreno, enquanto Alaphilippe continuava na frente num restrito grupo de 8 ciclistas. A 1km, Thomas a ceder e a ver o final a ser discutido a partir de trás, com o seu colega de equipa Egan Bernal na discussão, e a ver pouco depois Uran passar direto por ele a ritmo. Nos últimos 200m, Pinot tomou a dianteira do grupo e viu os adversários quebrarem atrás dele, para vencer a mítica chegada ao Tourmalet! Já só lhe falta o Ventoux para ter vitórias nas três mais míticas subidas de França.

Julian Alaphilippe voltou a fazer um etapão, terminando em segundo, a seis segundos do compatriota, com Kruijswijk a ser terceiro com o mesmo tempo. O líder da classificação geral ganhou hoje 36 segundos para o super favorito Geraint Thomas e parte para a etapa de amanhã com mais de dois minutos de vantagem sobre o britânico que ainda conseguiu segurar o segundo lugar na classificação geral.

Os derrotados do dia: Nairo Quintana que perdeu mais de três minutos, Mas que perdeu quase três também, Daniel Martin que perde mais de cinco minutos e meio, e os principais, Adam Yates que perdeu mais de seis minutos e quarenta e Romain Bardet que chega perto do grupeto dizem adeus a um possível top10 e terão agora de lutar por etapas ou pela classificação da montanha.

Quanto aos portugueses, Rui Costa e Nelson Oliveira perderam 20 minutos e José Gonçalves 24.

Alaphilippe mantém assim a sua liderança da classificação geral, Peter Sagan continua na frente dos pontos, Wellens na frente da montanha e Egan Bernal volta à liderança da juventude.

Amanhã mais um dia de alta montanha, que terminará numa contagem de primeira categoria, a terceira do dia, com uma de segunda categoria a ter de ser percorrida antes do trio de primeiras de forma consecutiva.


Classificações do Passatempo

Sem comentários:

Enviar um comentário