sexta-feira, 19 de julho de 2019

Tour: Super Alaphilippe!

Foto: Jeff Pachoud

O francês Julian Alaphilippe venceu hoje a décima terceira etapa do Le Tour de France, um contrarrelógio individual de 27.2km com partida e chegada em Pau. No segundo lugar terminou o britânico Geraint Thomas a 14 segundos, e em terceiro o belga Thomas de Gendt a 36.

Décima terceira etapa do Tour, o tão esperado contrarrelógio individual desta edição do Tour que iria finalmente colocar as primeiras diferenças importantes nos favoritos à classificação geral. Sem Rohan Dennis, os olhos de todos estavam sobre Geraint Thomas, Wout van Aert, Nelson Oliveira, e claro sobre Julian Alaphilippe.

Os primeiros tempos de referência foram marcados por Kasper Asgreen e Nelson Oliveira, e logo de seguida vinha van Aert, mas o belga foi traído na curva final, prendendo um pé numa barreira, e caindo de forma feia! O belga queixou se logo da perna direita e a organização correu a tapá-lo com as faixas publicitárias. A minha suspeita é que seja fratura de fémur, mas vamos esperar pelos resultados dos exames médicos.

Depois dele, de Gendt com um tempo muito bom tomou de assalto a poltrona da etapa, e tivemos de esperar pelos dois últimos ciclistas a terminar para que o belga fosse batido. Geraint Thomas mostrou o que já dele esperávamos e bateu o belga por 22 segundos e logo de seguida, um Julian Alaphilippe cheio de força bateu o britânico por 14 segundos para bater a etapa.

Entre os grandes derrotados do dia estão Romain Bardet, Daniel Martin e Adam Yates, com o britânico a ser a principal desilusão do dia, pois era esperado que se defendesse melhor no dia de hoje. Também Nelson Oliveira poderia ter feito um melhor dia, mas o trabalho que tem realizado todos os dias em favor da Movistar já fizeram o português gastar muitas forças que seriam importantes nos dias de hoje.

Quantos aos restantes portugueses, tanto José Gonçalves como Rui Costa terminaram a cerca de 5 minutos do vencedor.

Alaphilippe mantém assim a sua liderança da classificação geral, Peter Sagan continua na frente dos pontos, Wellens na frente da montanha e Enric Mas é o novo líder da juventude.

Amanhã temos a primeira grande etapa de alta montanha nos Pirenéus, com o Tourmalet a ser o grande foco da segunda chegada em alto deste Tour!



Sem comentários:

Enviar um comentário