segunda-feira, 8 de julho de 2019

Tour: Amarela para a França, 5 anos depois!

Foto: Bettini

O francês Julian Alaphilippe da Deceuninck-QuickStep venceu hoje a terceira etapa do Le Tour de France, uma ligação de 215km com partida em Binche e chegada em Epernay. No segundo lugar terminou o australiano Michael Matthews da Sunweb e em terceiro o belga Jasper Stuyven da Trek, ambos a 26” do vencedor.

Terceira etapa do Tour 2019, com uma longa tirada de 215km, a entrada em território francês e um final cheio de colinas para romper pernas a trazer-nos o primeiro teste aos homens da geral. A fuga do dia rapidamente se formou com cinco homens, entre os quais o belga Tim Wellens da Lotto-Soudal. Os cinco alcançaram uma vantagem de cerca de cinco minutos que por aí se estabilizou tendo depois se reduzido progressivamente.

A 48km do final Tim Wellens atacou, deixando os seus companheiros de fuga e cavalgando para garantir a liderança da classificação da montanha. A 16km do final, uma dura rampa de 900m a 12% a ser o mote para o ataque de Julian Alaphilippe que alcançou Wellens no topo e arrancou em solitário, perante uma Jumbo-Visma que hesitou entre esperar por Teunissen ou alcançar Alaphilippe. Quem aproveitou claro foi o francês que foi sempre alargando a sua vantagem para entrar na rampa final com 40” de vantagem e vencer com 26” sobre o pequeno pelotão que o perseguia e subir pela primeira vez na carreira à liderança da classificação geral. O principal derrotado do dia acabou por ser Ilnur Zakarin que chegou já a 3’51” e hipotecou todas as hipóteses que tinha de obter um lugar no pódio da classificação geral.

Quantos aos portugueses, Rui Costa foi 41º a 31”, sendo agora 39º a 1’28”. Nelson Oliveira foi 97º a 9’26” e segue agora em 98º a 10’25”. Já José Gonçalves terminou em 147º a 13’58” e segue em 119º a 14’22”.

Alaphilippe é assim o novo líder da classificação geral, Peter Sagan é o novo líder dos pontos, Wellens lidera a classificação dos trepadores, e van Aert mantém-se como o melhor jovem

Amanhã temos pela frente mais uma longa etapa, mas que desta feita deverá terminar ao sprint.



Sem comentários:

Enviar um comentário