terça-feira, 23 de julho de 2019

Tour: E foi Ewan o primeiro sprinter a bisar!

Foto: Reuters

O australiano Caleb Ewan da Lotto-Soudal venceu hoje a décima sexta etapa do Le Tour de France, uma ligação de 177km com partida e chegada em Nimes. No segundo lugar terminou o italiano Elia Viviani da Deceuninck-QuickStep, e em terceiro o holandês Dylan Groenewegen da Jumbo-Visma, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Décima sexta etapa do Tour, a primeira após o último dia de descanso, num dia muito quente em Nimes, com as temperaturas a chegarem perto dos 40ºC. A fuga do dia rapidamente se constituiu com cinco homens, mas a vantagem não foi muito mais além do minuto e meio, pois apesar do cansaço acumulado, a temperatura que se fazia sentir colocava esse cansaço mais ao de cima e provocava também maior desgaste.

Num dia que parecia calmo, o primeiro a ir ao chão foi Geraint Thomas, que já sentiu o asfalto na pele pela terceira vez neste Tour, depois das etapas 1 e 8, também a 16 foi de algum azar para o britânico que teve de mudar de bicicleta, perseguir até ao pelotão e tratar a ferida que marcava o seu joelho esquerdo.

A 25km do final, nova queda com Jakob Fuglsang a ir ao chão e a ficar muito mal tratado. O dinamarquês acabaria por abandonar por não suportar as dores que lhe percorriam quase todo o corpo (joelhos, cotovelos e o pulso esquerdo estavam bastante afetados). O fim de fuga acabaria por chegar a 2.5km do final e o sprint seria lançado pela QuickStep, que viu Caleb Ewan ser o primeiro a arrancar, atrás de um Groenewegen tapado por um Kristoff sem forças, para assim bisar na sua estreia no Tour.

Quanto aos portugueses, Nelson Oliveira chegou a 37 segundos, José Gonçalves a 2 minutos e Rui Costa a mais de 5.

Alaphilippe continua na liderança da classificação geral, Peter Sagan continua na frente dos pontos, Wellens na frente da montanha e Egan Bernal na frente da juventude.

Amanhã temos uma etapa de média montanha, que deverá trazer mais uma vitória para a fuga, visto os três dias seguintes serem todos de alta montanha.



Sem comentários:

Enviar um comentário