sexta-feira, 19 de julho de 2019

Tour: Yates you can!

Foto: Marco Bertorello

O britânico Simon Yates da Mitchelton-Scott venceu ontem a décima segunda etapa do Le Tour de France, uma ligação de 209.5km com partida em Toulouse e chegada em Bagneres de Bigorre. No segundo lugar terminou o espanhol Pello Bilbao da Astana, e em terceiro o austriaco Gregor Muhlberger da Bora-Hansgrohe, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Décima segunda etapa do Tour, a chegada aos Pirenéus, com uma longa etapa de mais de 200km e duas contagens de primeira categoria já na segunda metade da etapa a proporcionarem um dia que se esperava para a fuga por ser em véspera de contrarrelógio. A fuga do dia só surgiu após a primeira hora de prova, com esta a ser percorrida a uma média de 50km/h e a escapada a surgir apenas após essa primeira hora com 42 homens entre os quais o português Rui Costa a ganharem vantagem sobre o pelotão.

Depois de uma primeira hora frenética, o pelotão acalmou e a fuga foi progressivamente ganhando tempo, numa etapa que foi tranquila para quem atrás rolava. Na frente, os ataques surgiam nas contagens de montanha, e no topo da última, a 30km da meta, três homens seguiam na frente. Eram eles Simon Yates, Gregor Muhlberger e Pello Bilbao. A partir daí era sempre a descer até à meta e o trio entendeu-se para ganhar vantagem a um grupo perseguidor que se mostrava visivelmente desorganizado.

No sprint final Yates aproveitou bem a curva situada a menos de 200m da meta e inteligentemente soube colocar-se para que ninguém o ultrapassasse e assim vencer pela primeira vez no Tour e conseguindo assim ter vitórias de etapa nas três grandes voltas! Rui Costa terminou na oitava posição, tendo sido quarto na discussão ao sprint pelo quinto lugar. O português acabou por desiludir ao não estar com os melhores na montanha, tendo apenas entrado o grupo perseguidor a 4km do final. O pelotão terminou a 9’35” tendo o top10 da geral se mantido intacto.

Quantos aos restantes portugueses, tanto Nelson Oliveira como José Gonçalves terminaram a quase 19 minutos do vencedor.

Alaphilippe mantém assim a sua liderança da classificação geral, Peter Sagan continua na frente dos pontos, Wellens na frente da montanha e Egan Bernal na frente da juventude.

Hoje é dia de contrarrelógio, que após a desistência de Rohan Dennis ontem, deverá ter entre Wout van Aert, Geraint Thomas e Nelson Oliveira os principais favoritos.



Sem comentários:

Enviar um comentário