sábado, 21 de janeiro de 2012

Tour Down Under: Valverde vence, Machado no pódio.



Escrito por: admin

Tiago Machado (RadioShack) foi terceiro na etapa quinta e penúltima etapa do Tour Down Under, ganha por Alejandro Valverde (Movistar), ocupando agora o terceiro posto da geral.

A etapa rainha da prova, que ligava McLaren Vale e old Willunga, com uma distância total de 151,5 quilómetros, Machado foi o terceiro a cortar a meta com apenas dois segundos de diferença para Valverde e para o australiano Simon Gerrans (GreenEdge), ambos com 3:45:48 horas.

Na geral, Machado está a oito segundos de Gerrans e de Valverde, quando falta apenas uma etapa para disputar, onde os ciclistas tem 90 quilómetros para percorrer, no Circuito de Adelaide, com bonificações na meta e nos sprints intermédios.

Depois da vitória da Freire, outro espanhol foi o protagonista da etapa, Alejandro Valverde, que esteve suspenso, voltou da melhor maneira, vencendo ao sprint o actual líder da prova.

A quinta etapa era a mais complicada de toda a prova, já que contava com uma subida dura de três quilómetros, até ao cimo de Old Willunga, que os corredores teriam que ultrapassar por duas vezes.

Foi, logo na primeira subida que o pelotão se partiu em dois, com o primeiro grupo a ficar muito reduzido, ficando com apenas 25 atletas.

Na segunda subida, Tiago Machado acabou por ser um dos grandes animadores, mas, nos metros finais, Valverde e Gerrans estavam mais fortes, com o espanhol a impor-se ao seu concorrente.

“Sinto uma emoção exagerada. Esta vitória serviu para descarregar toda a raiva que tinha dentro de mim. Não pude aguentar as lágrimas na meta. Sentimentalmente falando, foi a vitória mais importante da minha carreira”, revelou Valverde.

Emocionado, o ciclista espanhol lembrou o passado recente: “Foram muitos meses a treinar de forma dura, em casa, a cuidar-me ao máximo, sem competir. Numa altura como esta, uma pessoa recorda-se de tudo isso”.

“O triunfo vai para toda a equipa, que me apoiou a 100 por cento e, em especial, para Xavi Tondo. E também para todos que estiveram sempre ao meu lado. Eles sabem quem são: para a minha mulher, os meus filhos, a minha família”, rematou.

Domingo, decorre a sexta e ultima etapa, Valverde vai lutar pela vitória, tal como Tiago Machado, enquanto eu Sérgio Paulinho (Saxo Bank) está mais longe, foi 67º, a 7.09 minutos do espanhol, está agora no 45º posto da geral, a 7.19.

Fonte: record           

Sem comentários:

Enviar um comentário