quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vasil Kiryienka de Ouro.



Escrito por: Diogo Martins

Tem 34 anos, mas é para muitos, o menino de Ouro da Bielorrússia. Este ano já conquistou os Jogos Europeus de Baku (ITT), que para muitos é o Campeonato Europeu em ponto pequeno, e agora é o novo campeão mundial! Vasil foi desde sempre um dos melhores tanta no Contrarrelógio como a subir. Fiel companheiro aos líderes pelas equipas que passa, ainda este ano ajudou a Chris Froome a vencer o Tour de France. Tentou também ajudar Froome na Vuelta e Richie Porte no Giro. A nível pessoal, além das 2 vitórias de valor superior, venceu o campeonato nacional e a etapa 14 do Giro, ambas na especialidade de Contrarrelógio. Kiryienka é um dos atletas mais fortes do mundo (tanto em TT como a trepar, que o pelotão internacional o diga quando puxa na frente do grupo) e este era, possivelmente, o título que mais alcançava a nível pessoa. Nos últimos 2 anos ficou sempre na porta de entrada do pódio e em 2012 foi Bronze. A verdade é que este Bielorrusso está mais forte a cada ano que passa. Pela primeira vez num campeonato mundial, o “Nós, Bielorrussos” fez-se ouvir.

Vasil Kiryienka bateu o Italiano Adriano Malori (medalha de prata) em 9 segundos e o Francês Jérome Coppel (medalha de bronze) em 26 segundos. Este Contrarrelógio fica marcado pelo pobre 7º lugar de Tony Martin, o mais favorito à partida, mas possivelmente a queda no Tour esteja ainda a fazer mossa. Rohan Dennis teve um problema e o tempo que perdeu na troca de bicicleta foi decisivo no afastamento pela luta dos lugares cimeiros, ainda assim foi 6º. Tom Dumoulin a acusar cansaço pela excelente prestação na Vuelta ficou-se pela quinta posição. Menção para Jonahtan Castroviejo que perdeu o bronze por apenas 3 segundos (mas é isto que torna os contrarrelógios uma prova tão empolgante!) Os polacos Maciej Bodnar e Marcin Bialoblocki e o italiano Moreno Moser fecharam o top 10.

A nossa representação portuguesa ficou bem entregue nas pernas de Nelson Oliveira, que obteve a 13ª posição a 1:52 do arco-íris. A prova não se adequava a ele, e o próprio o tinha afirmado. Tem apenas 26 e o sonho continua. A Movistar vai-lhe fazer bem e irá evoluir muito mais.

Classificação final:
1. Vasil Kiryienka (Bielorrússia) 01h 02' 29''
 2. Adriano Malori (Itália) + 00' 09''
3. Jerome Coppel (França)) + 00' 27''
 4. Jonathan Castroviejo (Espanha) + 00' 30''
5. Tom Dumoulin (Holanda) + 01' 01''
6. Rohan Dennis (Austrália) + 01' 08''
7. Tony Martin (Alemanha) + 01' 17''
8. Maciej Bodnar (Polónia) + 01' 17''
9. Marcin Bialoblocki (Polónia) + 01' 22''
10. Moreno Moser (Itália) + 01' 32''
11. Jan Barta (Republica Checa) +0134`
12. Taylor Phinney (USA) +1`37``
13. Nelson Oliveira (Portugal) +1:52``
14. Stephen Cummings (Reino Unido) +1`59``
15. Michael Hepburn (Austrália) +1`59``

Sem comentários:

Enviar um comentário