terça-feira, 30 de abril de 2019

LBL: Finalmente Fuglsang!

Foto: Bettini

O dinamarquês Jakob Fuglsang da Astana venceu este domingo a Liege Bastogne Liege, uma ligação de 256km com chegada no mítico Mur de Huy. No segundo lugar terminou italiano Davide Formolo da Bora-Hansgrohe a 27”, e em terceiro o alemão Maximilian Schachmann da Bora-Hansgrohe a 57”.

Último domingo de abril, dia de Liege Bastogne Liege, o quarto monumento do ano e último da primavera, num dia de chuva que iria marcar o pelotão pela dureza do traçado e condições. A fuga do dia rapidamente se formou, mas o pelotão cedo se preocupou em manter um ritmo elevado, pelo que a vantagem ganha foi consumida e a fuga dissolvida com cerca de 100km para o final! Alejandro Valverde abandonou por esta altura a prova, consequência de uma queda no treino de sexta para esta prova, o campeão do mundo acabou por não se sentir em condições de continuar e deixou assim a corrida, terminando as Ardenas com uma prestação muito inferior ao que já nos habituou.

A corrida foi-se partindo, até ter chegado o ataque decisivo na última subida, a cerca de 15km para o final. Woods acelerou e o primeiro a ceder foi curiosamente Julian Alaphilippe. Fuglsang foi quem melhor respondeu a par de Formolo que também seguiu. Fuglsang aproveitou a investida do canadiano para contra-atacar e deixar toda a gente a pé! Sem capacidade para aguentar o ritmo do dinamarquês, Woods foi depois apanhado pelo grupo que atrás dele seguia, enquanto Formolo se conseguiu manter numa posição intermédia para garantir a segunda posição final. Atrás dele, ao sprint num grupo de 7 homens, Schachmann foi o mais forte, para terminar assim na posução mais baixa do pódio.

José Gonçalves foi 73º a 13’11”, e Rui Costa não terminou.

Classificação final
Jakob Fuglsang
6h37’37”
Davide Formolo
+27”
Maximilian Schachmann
+57”
Adam Yates
+57”
Michael Woods
+57”
David Gaudu
+57”
Mikel Landa
+57”
Vincenzo Nibali
+1’00”
Dylan Teuns
+1’05”
10º
Wout Poels
+1’26”

sábado, 27 de abril de 2019

Alpes: Masnada faz o bis em vitória final de Sivakov!

Foto: Getty Images

O italiano Fausto Masnada da Androni-Sidermec venceu ontem a quinta etapa do Tour of Alps, uma ligação de 147.8km com partida em Caldaro e chegada em Bolzano. No segundo lugar terminou o colombiano Carlos Quintero da Manzana Postobon, a 7”, e em terceiro o italiano Simone Velasco da Neri Sottoli a 1’31”.

Quinta etapa deste Tour of Alps, a apesentar também ela duas duras contagens de montanha, com uma enorme fuga de 18 homens a ganhar rapidamente uma vantagem de mais de 6’ sobre o pelotão. Uma queda no pelotão, na descida do Collalbo, acabou por atirar Majka ao chão e o polaco acabou por pagar as consequências disso.

Na subida para San Genesio, Masnada e Quintero ganharam vantagem sobre todos os companheiros de fuga, enquanto no grupo principal, já depois de Froome abrir para o lado, Nibali atacou por 3 vezes Sivakov, com o russo a responder sempre, e com Tao Gegoghegan Hart a colar sempre no duo, que em descida, foi alcançando alguns dos fugitivos, que com eles seguiram até à meta.

Masnada acabou por atacar Quintero a 1.5km da meta, que não foi capaz de responder, tendo o italiano vencido assim com 7” de vantagem sobre o sue colega de fuga. Sivakov chegou com Nibali e Tao G. Hart, e os 3 fecharam assim este Tour of Alps no pódio.

Pavel Sivakov é assim o grande vencedor da classificação geral e da juventude, Sergio Samitier vence a classificação da montanha e Matthias Krizek vence a classificação dos sprints intermédios.

Foto: Bettini

Classificação da etapa
Fausto Masnada
4h02’06”
Carlos Quintero
+7”
Simone Velasco
+1’31”
Dario Cataldo
+1’31”
Roland Thalmann
+1’33”
Alexis Vuillermoz
+2’14”
Vincenzo Nibali
+2’14”
Mattia Cattaneo
+2’14”
Tao Geoghegan Hart
+2’14”
10º
Pavel Sivakov
+2’14”

Classificação geral
Pavel Sivakov
18h58’00”
Tao Geoghegan Hart
+27”
Vincenzo Nibali
+33”
Mattia Cattaneo
+1’03”
Fausto Masnada
+1’13”
Rafal Majka
+1’46”
Jan Hirt
+2’03”
Dario Cataldo
+2’58”
Roland Thalmann
+3’14”
10º
Alexander Vlasov
+4’27”

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Alpes: Tao Geoghegan Hart, o "predestinato"!

Foto: Bettini

O britânico Tao Geoghegan Hart venceu hoje a quarta etapa do Tour of Alps, uma ligação de 134km com partida em Baselga di Pine e chegada em Cles. No segundo lugar terminou o italiano Vincenzo Nibali da Bahrain-Merida e em terceiro o polaco Rafal Majka da Bora-Hansgrohe, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Quarta etapa deste Tour of Alps, a apresentar duas duras contagens de montanha, uma de primeira e outra de segunda categoria, antes de uma rápida descida, seguida de uma pequena inclinação e mais 3km muito rápidos até à linha de meta. A fuga do dia rapidamente se constituiu com 8 homens, entre os quais Alexis Vuillermoz e o líder da montanha Sergio Samitier. O grupo conseguiu uma vantagem a rondar os 3 minutos, mas com uma feroz perseguição da Sky, a entrada nas primeiras rampas da segunda contagem de montanha, a cerca de 30km para o final, deu-se já com cerca de 30 segundos de diferença.

A Bahrain-Merida tomou conta das hostilidades e a cerca de 4km para o topo Vincenzo Nibali atacou por duas vezes, com Froome a fechar o espaço em auxílio de Sivakov e Hart. A 2.6km do topo, Nibali desferiu novo ataque, com Froome a abrir e o jovem duo a encostar no italiano com a companhia de Rafal Majka. Os 4 cruzaram juntos o topo da contagem e Nibali voltou a acelerar em descida, com os restantes a acabarem por alcançar o italiano pouco depois.

Majka tentou fazer a diferença na fase final, mas foi alcançado a 600m da linha de chegada, onde ao sprint, Tao Geoghegan Hart bateu Nibali, que acabou por elogiar o jovem britânico como um predestinato. Majka foi quem fechou o pódio, perante o olhar atento de Sivakov.

Pavel Sivakov mantém a liderança da classificação geral e da juventude, Sergio Samitier a da montanha e Matthias Krizek é de novo o líder da classificação dos sprints intermédios.

Classificação da etapa
Tao Geoghegan Hart
3h26’32”
Vincenzo Nibali
m.t.
Rafal Majka
m.t.
Pavel Sivakov
m.t.
Chris Froome
+40”
Mattia Cattaneo
+40”
Alexander Vlasov
+40”
Hubert Dupont
+40”
Mikel Bizkarra
+40”
10º
Jan Hirt
+40”

Classificação geral
Pavel Sivakov
14h53’40”
Tao Geoghegan Hart
+27”
Rafal Majka
+31”
Vincenzo Nibali
+33”
Jan Hirt
+48”
Mattia Cattaneo
+1’03”
Alexander Vlasov
+2’04”
Giovanni Carboni
+2’30”
Chris Froome
+2’34”
10º
Pello Bilbao
+2’39”

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Fleche: Segunda consecutiva para Alaphilippe!

Foto: Bettini

O francês Julian Alaphilippe da Deceuninck-QuickStep venceu hoje a Fleche Wallone, uma ligação de 195.5km com chegada no mítico Mur de Huy. No segundo lugar terminou o dinamarquês Jakob Fuglsang da Astana com o mesmo tempo do vencedor, em terceiro o italiano Diego Ulissi da UAE Emirates, a 6”.

Fleche Wallone, com a mítica chegada ao Mur de Huy, a ter lugar esta quarta entre Amstel e LBL. A fuga do dia rapidamente se constituiu com 5 homens, e ganhou uma vantagem de pouco mais de 5min. Várias equipas tentaram mexer na corrida até durante a primeira passagem por Huy e grupos intermédios se criaram. Alguns quilómetros depois, em descida, vários dos favoritos foram ao chão, entre os quais Adam Yates, Roman Kreuziger e Ion Izagirre.

Na segunda passagem por Huy, Lambrecht e Ciccone forçaram o ritmo e reduziram o grupo principal a cerca de 30 unidades. Alaphilippe e Valverde seguiam mais protegidos e foram afetados, obrigando a QuickStep e a Movistar a perseguir, tendo rapidamente o espaço sido fechado. Marczynski e Mohoric atacaram nos últimos 20 quilómetos, tendo o esloveno sido o último alcançado, já a cerca de 7km para o fim.

Enric Mas guiou a corrida até à entrada para o Mur de Huy, onde abriu para a discussão dos favoritos. Poels acelerou para posicionar Kwiatkowski, mas o polaco, quando sozinho, rapidamente se viu na dianteira do grupo e, portanto, com poucas hipóteses de discutir a vitória. Fuglsang abriu as hostilidades com um forte ataque, que só foi respondido por Alaphilippe, que mesmo estando um pouco mal colocado alcançou o dinamarquês e o bateu ao sprint. Diego Ulissi, com alguma surpresa, foi mais forte que os restantes e bateu a concorrência pelo terceiro lugar do pódio.

Rui Costa, foi o melhor português, na 26ª posição a 45” do vencedor, José Gonçalves foi 73º a 7’40”, e Ruben Guerreiro foi 90º a 10’29”.

Classificação final
Julian Alaphilippe
4h55’14”
Jakob Fuglsang
m.t.
Diego Ulissi
+6”
Bjorg Lambrecht
+8”
Maximilian Schachmann
+8”
Bauke Mollema
+8”
Patrick Konrad
+8”
Michael Matthews
+8”
Jelle Vanendert
+11”
10º
Enrico Gasparotto
+11”

Alpes: Masnada frente à elite!

Foto: Bettini

O italiano Fausto Masnada da Androni-Sidermec venceu hoje a terceira etapa do Tour of Alps, uma ligação de 106.3km com partida em Salornno e chegada em Baselga di Pine. No segundo lugar terminou o britânico Tao Geoghegan Hart da Sky e em terceiro o polaco Rafal Majka da Bora-Hansgrohe, ambos a 5” do vencedor.

Terceira etapa deste Tour of Alps, um pouco mais curta que as restantes, a apresentar um percurso acidentado capaz de provocar um final com uma série de ataques. A fuga do dia constituiu-se logo após a passagem dos 10km e continha 12 homens, entre os quais alguns que eram capazes de vencer a etapa em caso de hipótese. Barceló e Gesbert foram os últimos alcançados já a pouco menos de 10km para o final.

Após uma subida um tudo ou nada tranquila em termos de ataques, Masnada atacou a 1.5km do final, sem resposta, para vencer tranquilamente perante um grupo de 10 homens, os principais favoritos.

Pavel Sivakov mantém a liderança da classificação geral e da juventude, Sergio Samitier a da montanha e Maximilian Kuen a dos sprints intermédios.

Classificação da etapa
Fausto Masnada
2h58’08”
Tao Geoghegan Hart
+5”
Rafal Majka
+5”
Vincenzo Nibali
+5”
Dario Cataldo
+5”
Alexander Vlasov
+5”
Pavel Sivakov
+5”
Jan Hirt
+5”
Roland Thalmann
+5”
10º
Mattia Cattaneo
+5”

Classificação geral
Pavel Sivakov
11h27’08”
Jan Hirt
+8”
Mattia Cattaneo
+23”
Rafal Majka
+35”
Tao Geoghegan Hart
+37”
Vincenzo Nibali
+39”
Hermann Pernsteiner
+1’01”
Roland Thalmann
+1’08”
Alexander Vlasov
+1’24”
10º
Fausto Masnada
+1’35”

Alpes: Sivakov dá a segunda à Sky!

Foto: Tim de Waele

O russo Pavel Sivakov da Sky venceu hoje a segunda etapa do Tour of Alps, uma ligação de 178.7km com partida em Reith im Alpbachtal e chegada em Scena. No segundo lugar terminou o checo Jan Hirt da Astana, a 4”, e em terceiro o italiano Mattia Cattaneo da Androni-Sidermec a 17”.

Segunda etapa deste Tour of Alps, mais dura do que a anterior, com uma contagem de primeira categoria, acima dos 2000m de altitude, situada a pouco menos de 45km da meta, seguida de uma longa descida a anteceder um final numa pequena colina de 4km. A fuga do dia acabou por ter um principal protagonista, Sergio Samitier da Euskadi-Murias que passou em primeiro nas duas contagens de montanha intermédias da etapa e subiu assim à liderança da classificação de melhor trepador.

Na fase decisiva da corrida, a 12km do final, um grupo de 7 homens, entre os quais Sivakov, Hirt, Cattaneo e Masnada, alcançaram Samitier e seguiram os oito para a subida final. Sivakov foi o primeiro a atacar e Hirt fez a ligação pouco depois, tendo o russo sido o mais forte nos metros finais, para obter assim a sua primeira vitória da temporada. Do grupo dos favoritos, Pernsteiner conseguiu levar Nibali e Majka a perder menos de 30”. Já Froome perdeu 1’40” para o vencedor da etapa.

Pavel Sivakov é assim o novo líder da classificação geral e da juventude, Sergio Samitier o novo líder da classificação da montanha e Maximilian Kuen lídera a classificação dos sprints intermédios.

Classificação da etapa
Pavel Sivakov
4h58’17”
Jan Hirt
+4”
Mattia Cattaneo
+17”
Fausto Masnada
+22”
Hermann Pernsteiner
+29”
Rafal Majka
+29”
Vincenzo Nibali
+29”
Tao Geoghegan Hart
+43”
Pello Bilbao
+43”
10º
Nikita Stalnov
+52”

Classificação geral
Pavel Sivakov
8h28’55”
Jan Hirt
+8”
Mattia Cattaneo
+23”
Rafal Majka
+39”
Hermann Pernsteiner
+39”
Vincenzo Nibali
+39”
Tao Geoghegan Hart
+43”
Pello Bilbao
+53”
Nikita Stalnov
+1’02”
10º
Roland Thalmann
+1’08”