terça-feira, 6 de agosto de 2019

Volta: Tizza trinfou na primeira fuga de sucesso!

Foto: Nuno Veiga

O italiano Marco Tizza da Amore & Vita – Prodir venceu ontem a quinta etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 158km com partida em Oliveira do Hospital e chegada na Guarda. No segundo lugar terminou o espanhol Alejandro Marque do Sporting – Tavira a 11 segundos e em terceiro o australiano Zakkari Dempster da Israel Cycling Academy a 23.

Quinta etapa da Volta a Portugal, uma etapa de média montanha com um final complicado, já conhecido dos corredores, em que o pelotão aproveitou para deixar a fuga triunfar e reservar um pouco mais de energias. A fuga do dia, no entanto, só se formou depois da primeira hora de corrida com um grupo de 8 corredores, entre os quais Alejandro Marque e Domingos Gonçalves. O grupo ganhou cerca de 4 minutos quando estava a cerca de 60km para o final e a partir daí o pelotão só controlou a distância para a frente.

O final, com duas duras contagens de montanha nos últimos 10km foi de ataques e contra-ataques. Matias foi o primeiro na descida para a subida final e Marque seguiu-se a ele, apanhando a roda do sprinter português. Mais atrás, já na entrada da última subida também Domingos e Dempster tentaram, mas foi Tizza que soube gerir forças e fez a subida final ao seu ritmo que passou um a um os seus companheiros de fuga para dar a segunda vitória à Amore & Vita nesta edição da Volta.

Mais atrás, entre os favoritos, o ritmo alto da Efapel e da W52 fez as suas vítimas e Joni Brandão aproveitou para ganhar alguns segundos à concorrência. Gustavo Veloso chegou logo dois segundos depois e aproveitou para, ainda assim, alargar a liderança da geral, pois João Rodrigues chegou também ele dois segundos atrás do camisola amarela.

Gustavo Veloso mantém assim a liderança da classificação geral, Daniel Mestre mantém a liderança da classificação por pontos, David Ribeiro da LA é o novo líder da classificação da montanha e Emanuel Duarte mantém-se no comando da juventude.

Hoje foi dia de descanso e amanhã teremos a última prevista chegada ao sprint desta edição da Volta.


Sem comentários:

Enviar um comentário