domingo, 25 de junho de 2017

Ruben Guerreiro de Portugal



Era até antes de ontem campeão nacional de fundo do escalão sub-23, este ano, o seu primeiro como elite, a correr na Trek Segafredo ao lado de nomes como Alberto Contador. A partir de hoje, é campeão nacional de elites.

Ruben Guerreiro tem apenas 22 anos, mas tem para trás um palmares gigante, com Volta a Portugal do Futuro de 2014, Volta ao Alentejo de 2015 entre outras pequenas conquistas.

O corredor natural do Montijo, foi o mais forte numa prova que faz lembrar as Clássicas das Ardenas que o próprio fez questão de referir na flash interview quando questionado sobre o percurso, criado com um toque do seu colega de equipa e gondomarense André Cardoso.

A prova propriamente dita teve um arranque muito rápido, sempre muito atacada até ao fim. Esse ritmo fez logo mossa nos corredores mais pesados que acabaram por ficar para trás e desistir. W52-FCPorto e RP-Boavista colocavam sempre alguém na frente. Nas ultimas voltas Joaquim Silva foi primeiro começar a lançar o pânico entre as outras equipas com depois o dueto Domingos Gonçalves e Tiago Feireira a ficar juntos quase até à penúltima volta. Domingos atacou e ficou sozinho cumprindo mais de 1 volta em solitário. O agora campeão nacional de contrarrelógio caiu a cerca de 15 kms da meta, onde ficou muito maltratado e acabou por ser alcançado pelo grupo que o perseguia. Nos 750 metros a subir para meta, António Carvalho ainda atacou, mas foi o ataque de Guerreiro que mais diferenças fez. Rui Vinhas, vencedor da Volta a Portugal de 2016 quase que dava continuação às festas de S.João em Sobrado, mas foi “apenas” 2º classificado. Ricardo Vilela foi o 3º a cruzar a meta, “batendo uma vez mais na trave” palavras do próprio.

O ex campeão nacional José Mendes ficou para trás muito cedo, fruto das fortes movimentações, mas é de tirar o chapéu por nunca ter desistido da prova. Foi o ultimo a cruzar a meta a mais de 8 minutos.

Lista dos Novos Campeões Nacionais

Bélgica: Oliver Naesen (AG2R)
Espanha: Jesus Herrada (Movistar)
Itália: Fabio Aru (Astana) Rinaldo Nocentini foi 3º
Holanda: Ramon Sinkeldam (Sunweb)
Grá-Bretanha: Stephen Cummings (Dimension Data)
França: Arnaud Demare (FDJ)
Alemanha: Marcus Burghardt (Bora)
Polónia: Adrian Kurek (CCC)
Noruega: Rasmus Tiller (Jokel)
Eslováquia: Juraj Sagan (Bora) Peter Sagan foi 2º 
Eslovénia: Luka Mezgec (Orica)
Suiça: Silvian Dillier (BMC)
Dinamarca: Mads Pedersen (Trek)
Irlanda: Ryan Mullen (Cannodale)
Rússia: Alexander Porsev (Gazprom)
Republica Checa: Zdenek Stybar (Quick Step)
Austria: Gregor Muhlberger (Bora)
Luxemburgo: Bob Jungles (Quick-Step)
USA: ainda por apurar


Sem comentários:

Enviar um comentário