domingo, 30 de abril de 2017

Richie Porte vence Tour da Romandia

Foto: CyclingNews

Em dia de contrarrelógio decisivo o australiano, apesar de partir com uma desvantagem de 19 segundo, era o grande favorito a vencer a prova. E assim foi. Não deu hipóteses a ninguém e apenas não bateu o vencedor da Volta ao Algarve, Primoz Roglic.

Tejay Van Garderen parece estar a voltar aos seus níveis de elevado rendimento, depois da etapa de ontem, hoje voltou a estar em destaque, sendo 3º na etapa. 

Fabio Felline que liderou praticamente toda a prova, sai da suíça com um sabor amargo, nem mesmo o 5º lugar de hoje, deu para ascender ao pódio, que perdeu ontem.

José Gonçalves continua a andar nas vistas, foi 28º a 1:28 do esloveno.



Top 5 etapa:
1º Primoz Roglic (SLO) LottoNL-Jumbo 24:58:00
2º Richie Porte (AUS) BMC +0:08
3º Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:34
4º Ion Izaguirre (ESP) Bahrain-Merida m.t.
5º Fabio Felline (ITA) Trek Segafredo m.t.
28º José Gonçalves +1:26
110º André Cardoso +3:32

Geral:
1º Richie Porte (AUS) BMC 17:16:00
2º Simon Yates (GBR) Orica-Scott +0:21
3º Primoz Roglic (SLO) LottoNL-Jumbo +0:26
4º Fabio Felline (ITA) Trek Segafredo +0:51
5º Ion Izaguirre (ESP) Bahrain-Merida +1:03
6º Tejay Van Garderen (USA) BMC +1:16
7º Wilco Kelderman (HOL) Sunweb +1:21
8º Bob Jungels (LUX) QuickStep +1:22
9º Jesus Herrada (ESP) Movistar m.t.
10º Emanuel Bucjmann (ALE) Bora +1:24
28º José Gonçalves +2:36

56º André Cardoso +7:57

sábado, 29 de abril de 2017

Simon Yates vitorioso, sobe à Liderança na Romandia

Foto: CyclingNews

O britânico venceu esta tarde a quarta etapa do Tour da Romandie, ascendendo ao primeiro lugar da prova. 
O australiano Richie Porte, que foi peça fundamental para a vantagem criada sobre o pelotão, não teve pernas para o sprint final. Mesmo assim, sobe à segunda posição da geral, a 19 segundos.

Os restantes candidatos à vitória final cederam cerca de 1 minutos para o dueto. 
José Gonçalves, mesmo não estando no seu terreno, não perdeu muito tempo. É agora 34º a 1:37.

Top 5:
1º Simon Yates (GBR) Orica-Scott 4:10:03
2º Richie Porte (AUS) BMC m.t.
3º Emanuel Buchamnn (ALE) Bora +0:30
4º Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:43
5º Rigoberto Uran (COL) Cannondale-Drapac +0:52
38º José Gonçalves +1:32
51º André Cardoso +2:39

Geral:
1º Simon Yates (GBR) Orica-Scott 16:50:35
2º Richie Porte (AUS) BMC +0:19
3º Emanuel Buchamnn (ALE) Bora +0:38
4º Fabio Felline (ITA) Trek-Segafredo +0:44 
5º Jesus Herrada (ESP) Movistar +0:52 
6º Primoz Roglic (SLO) LottoNL-Jumbo +0:53
7º Ion Izaguirre (ESP) Bahrain-Merida +0:56
8º Bob Jungles (LUX) Quick-Step Floors m.t.
9º Diego Ulissi (ITA) UAE Team Emirates +0:58
10º Damien Howson (AUS) Orica +0:59
34º José Gonçalves +1:37
54º André Cardoso +4:52

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Elia Viviani vence terceira tirada do Tour da Romandia.


Escrito por: Marco Faria

O corredor italiano Elia Viviani (Sky) venceu a terceira tirada do Tour da Romandia, uma tirada com 187 quilómetros com partida e chegada a Payerne.

Viviani bateu a concorrência nos metros finais, com Sonny Colbrelli (Bahrain-Merida), para o segundo posto e Michael Schawarzmann (Bora-Hansgrohe), terceiro todos com o mesmo tempo.

A etapa ficou marcada por uma fuga composta por Victor Campanaerts (Lotto NL-Jumbo), Thomas de Gendt (Lotto-Soudal), Hugo Houle (AG2R-La Mondiale), Davide Martinelli (QuickStep-Floors, Lukas Postlberger (Bora-Hansgrohe), Tom Skujins (Cannondale-Drapac) e Nikita Stalnov (Astana). No entanto a Bahrain-Merida terminou com as ideias do grupo da frente, ao alcança-los a 36 quilómetros da chegada.

Na geral, Fabio Felline (Trek-Segafredo) mantêm a liderança, com Maximilian Schachmann (QuickStep-Floors), no segundo posto a 8 segundos, e Jesús Herrada (Movistar), a 8s.


Quanto aos portugueses, na geral José Gonçalves (Katusha-Alpecin) mantêm a sua excelente prestação, ao estar no 7º posto, a 13s de Felline, e André Cardoso (Trek-Segafredo), no 73º posto, a 2m21s.

domingo, 23 de abril de 2017

Alejandro Valverde vence Liège-Bastogne-Liège.



Escrito por: Marco Faria

O corredor espanhol Alejandro Valverde (Movistar) venceu a clássica Liege-Bastogne-Liege, juntando assim mais uma prova este ano ao invejável currículo, dedicando a sua vitória ao italiano Michele Scarponi, falecido este sábado.

Valverde esteve mais uma vez irrepreensível, ao finalizar de uma forma magistral, ultrapassando Daniel Martin (Etixx-QuickStep).

No segundo posto terminou o irlandês Daniel Martin, com o mesmo tempo de Valverde, e no terceiro Michal Kwiatkowski (Sky), a 3s.


Quanto aos portugueses em prova, Rui Costa (UAE Team Emirates), terminou no 14º posto, a 10s, José Gonçalves (Katusha-Alpecin), terminou no 51º posto, a 1 minuto, Tiago Machado (Katusha-Alpecin), 64º, a 3m50s, André Cardoso (Trek-Segafredo), 69º, a 4m42s, Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo), 88º, a 7m40s e José Mendes (Bora-Hansgrohe), 100º, a 7m40s.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

João Matias 20º na prova de Scratch no Campeonato do Mundo de Pista.


Escrito por: Marco Faria

O corredor português João Matias terminou a prova de Scratch do Campeonato do Mundo de Pista, realizado em Hong Kong, no 20º posto, depois de ter atacado sendo apanhado pelo pelotão na última das 60 voltas da prova.

João Matias fez uma prova segura, sempre atento a todas as movimentações. A nove voltas para o final o português lançou-se ao ataque numa altura mais calma da prova, levando na sua roda o polaco Adrian Teklinski.

Com isto Teklinski conseguiu chegar à medalha de ouro, com o segundo a ser o alemão Lucas Liss e o terceiro o britânico Christopher Latham.


Matias termina amanhã a sua primeira participação nos Mundiais de Pista, ao alinhar na final direta da corrida por pontos marcada para as 12h00. Às 8h00 começa a qualificação para a perseguição individual, onde Portugal está representado por Ivo Oliveira. O jovem português corre na 12ª série e tem como oponente Daniel Stanieszewski. A final será às 13h00.

domingo, 9 de abril de 2017

Greg Van Avermaet vence Paris-Roubaix.


Escrito por: Marco Faria

O corredor belga Greg Van Avermaet (BMC) venceu a 115ª edição do monumento Paris-Roubaix, com ligação entre Compiègne e o Velódromo de Roubaix, com 257 quilómetros de extensão, entre os quais 55 de pavé.

Avermaet bateu sobre a linha de meta Zdenek Stybar (QuickStep-Floors), segundo e Sebastian Langeveld (Cannondale-Drapac), terceiro, todos com o mesmo tempo.

Com este triunfo, o belga junta o Paris-Roubaix à Omloop, E3 Harelbeke e Gent-Wevelgem.

Quem não teve um bom dia foi Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), que sofreu um furo e de alguns problemas mecânicos nos últimos 70 quilómetros da prova. Tom Boonen (QuickStep-Floors) também não conseguiu lutar pela sua quinta vitória na prova, trabalhou para os seus colegas de equipa despedindo-se assim pela porta grande do ciclismo, no 12º posto, a 12s de Avermaet.


Infelizmente os dois portugueses em prova, Nuno Bico e Nelson Oliveira, ambos da Movistar não terminaram a prova.

sábado, 8 de abril de 2017

Alejandro Valverde vence Volta ao País Basco.


Escrito por: Marco Faria

O corredor espanhol Alejandro Valverde (Movistar) venceu a Volta ao País Basco, após finalizar no segundo posto a sexta e última tirada da prova, um contrarrelógio individual de 27,7 quilómetros com partida e chegada a Eibar ganho por Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo).

Roglic foi o mais rápido no esforço individual, com Valverde no segundo posto a 9 segundos e Ion Izagirre  (Bahrain-Merida), a 15s.

Na geral, Valverde é o líder, com Alberto Contador (Trek-Segafredo), no segundo posto a 17s e Ion Izagirre no terceiro a 21.


Quanto aos portugueses, Tiago Machado (Katusha-Alpecin), terminou o dia no 60º posto, a 2m52s de Roglic, com André Cardoso (Trek-Segafredo) no 81º posto, a 3m43s.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Primoz Roglic vence isolado quarta tirada do País Basco.



Escrito por: Marco Faria

O corredor esloveno Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo) venceu em solitário a quarta tirada da Volta ao País Basco, uma tirada a ligar San Sebastián a Bilbao com 174,1 quilómetros de extensão, com David de la Cruz (QuickStep-Floors) a manter a liderança.

Roglic venceu a etapa, com Michael Matthews (Sunweb), a liderar o grupo de favoritos, seguido por Giovanni Visconti (Bahrain-Merida), todos a 3 segundos.

A etapa ficou ainda marcada por o infortúnio constante a Alberto Contador (Trek-Segafredo), que caiu duas vezes, furou uma e ainda teve de trocar duas vezes de bicicleta, conseguindo assim chegar integrado no grupo dos favoritos.

Na geral, de la Cruz é líder, com Roglic no segundo posto com o mesmo tempo, e Michal Kwiatkowski (Sky), no terceiro posto, a 3s.


Quanto aos portugueses, Tiago Machado (Katusha), terminou a tirada de hoje no 40º posto, a 1m28s, com André Cardoso (Trek-Segafredo), a fechar no 71º posto, a 3m37s e Rafael Reis (Caja Rural), 121º, a 9m12s.

Amanhã os corredores disputam a quinta tirada, uma ligação entre Bilbao e Alto de Arrate, com  139.9 quilómetros, e chegada coincidente com uma contagem de montanha de primeira categoria.

domingo, 2 de abril de 2017

Ataque fenomenal dá vitória no Tour de Flandres a Philippe Gilbert.


Escrito por: Marco Faria

O corredor belga Philippe Gilbert (QuickStep-Floors) venceu hoje a Volta a Flandres em bicicleta, uma prova disputada entre Amberes e Oudenaarde com 259,5 quilómetros de extensão.

Gilbert atacou a sensivelmente 55 quilómetros da chegada na segunda passagem por Oude-Kwarmont, sem uma resposta imediata dos adversários que o perseguiam. Conseguiu isolar-se na frente da corrida e carimbar assim a vitória final, com Greg Van Avermaet (BMC) no segundo posto e no terceiro Niki Terpstra (QuickStep-Floors), ambos a 28 segundos.

A prova fica ainda marcada pelo problema na bicicleta de Tom Boonen (QuicStep-Floors) na entrada para o Taaienberg, a 37 quilómetros da chegada, que retirou o belga da disputa da sua última Volta a Flandres.

Durante a perseguição ao belga, Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) acabou por cair, levando consigo ao chão Greg Van Avermaet e Oliver Niesen (AG2R La Mondiale), ao bater numa das barreiras a 17 quilómetros do final.


Quanto a Nélson Oliveira (Movistar), terminou no 18º posto, a 52s de Gilbert.