quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Percurso do Tour´2015 apresentado.


Escrito por: admin

O percurso da Volta a França de 2015 já é conhecido, e a 102ª edição da prova francesa terá as decisões guardadas para a montanha, devido há existência de poucos quilómetros em contrarrelógio e as bonificações também estarão de regresso.

A mítica subida ao Alpe D´Huez regressa ao percurso da prova, e vai realizar-se na 20ª e penúltima tirada, uma dia antes da consagração do grande vencedor nos Campos Elísios, em Paris.

Em 2015 a prova inicia-se em Utrecht, na Holanda, a 4 de julho, e chega a Paris no dia 26 de julho.

Esta 102ª edição do Tour terá sete etapas de alta montanha, perdendo assim os contrarrelógios a sua evidencia habitual. Desde 1947 que não se faziam tão poucos quilómetros da especialidade.

O pelotão do Tour irá enfrentar logo no primeiro dia um contrarrelógio individual de 14 quilómetros, com partida e chegada a Utrecht, e 28 na prova por equipas, na nona tirada, que ligará Vannes a Plumelec.

Regressão ainda as bonificações, abolidas desde 2008, como tentativa de animar a luta pela camisola amarela da prova.

As bonificações serão de 10, 6 e 4 para os três primeiros, serão distribuídas entre  a segunda e a oitava tirada, todas planas.

Foram já vários os corredores que vieram falar sobre o percurso. Chris Froome o britânico da Sky, vencedor da 100ª edição da prova (2013), ameaça mesmo não estar presente na prova, devido à falta de quilómetros no contrarrelógio: "O Tour do próximo ano é montanhoso e o contrarrelógio terá pouca importância, o que significa que se decidirá na alta montanha. Será uma prova dura e exigente", disse o ciclista britânico no seu site.

Froome admite ainda que a Sky vai estudar as três grande voltas (Giro, Tour e Vuelta) e ver qual delas se adapta mais às suas características. "Considero-me um ciclista de grandes voltas, equilibradas. O Giro, com um longo contrarrelógio de 60 quilómetros e algumas chegadas difíceis em montanha, será muito equilibrado e adapta-se bem às minhas características", acrescentou.

Vincenzo Nibali por outro lado mostrou-se contente com o percurso: "Foi desenhada à imagem da última. Muito nervosismo na primeira semana, com 'pavé' [empedrado], chegadas em alto, vento. E depois montanha, que será decisiva. O Plateau de Beille e o Alpe d'Huez são as minhas favoritas. Fazer a 'tripla' Giro, Tour e Vuelta não é possível. A 'dobradinha' Giro e Tour, sim", disse Nibali.
Já o ciclista espanhol Alberto Contador, da Tinkoff-Saxo, aplaudiu o percurso do Tour'2015, considerando que é "o mais duro dos últimos anos".


"É um Tour que me agrada. É mais duro do que nos últimos anos e vai exigir que me recupere bem do Giro de Itália. Mas vou prepará-lo ao máximo", disse Contador, em declarações divulgadas pela sua equipa.

Nairo Quintana (Movistar), foi outro que também se mostrou satisfeito com o percurso: "Este Tour é bom para mim, pelo menos no papel. Poucos quilómetros de contrarrelógio, muita montanha, é um traçado que se adapta a mim. A única coisa que me inquieta são os troços de pavé, porque não podemos ganhar a prova aí, mas podemos perder", resumiu o segundo classificado e melhor jovem da edição de 2013.

- Etapas da Volta a França 2015:


Etapa Dia Percurso Distância


1.ª 4 jul Utrecht (Hol) - Utrecht, CRI 14.


2.ª 5 jul Utrecht - Zélande 166.


3.ª 6 jul Antuérpia (Bel) -- Huy 154.


4.ª 7 jul Seraing - Cambrai (Fra) 221.


5.ª 8 jul Arras - Amiens 189.


6.ª 9 jul Abbeville - Le Havre 191.


7.ª 10 jul Livarot- Fougères 190.


8.ª 11 jul Rennes - Muro de Bretanha 179.


9.ª 12 jul Vannes - Plumelec, CRE 28.


13 jul Dia de descanso em Pau.


10.ª 14 jul Tarbes - La Pierre Saint-Martin 167.


11.ª 15 jul Pau - Cauterets 188.


12.ª 16 jul Lannemezan - Plateau de Beille 195.


13.ª 17 jul Muret - Rodez 200.


14.ª 18 jul Rodez - Mende 178.


15.ª 19 jul Mende Valence 182.


16.ª 20 jul Bourg-de-Péage - Gap 201.


21 jul Dia de descanso em Gap.


17.ª 22 jul Digne-les-Bains - Pra Loup 161.


18.ª 23 jul Gap - Saint-Jean-de-Mauriene 185.


19.ª 24 jul Saint-Jean-de-Mauriene - La Tousuire 138.


20.ª 25 jul Modane - Alpe d'Huez 110.


21.ª 26 jul Sévres - París 107.


Fonte: Record

sábado, 18 de outubro de 2014

Nelson Oliveira renova com a Lampre-Merida.


Escrito por: admin

O corredor português Nelson Oliveira vai continuar na Lampre, pelo menos por mais uma temporada. 
O anúnciou da renovação foi publicado no site da formação italiana, onde Oliveira deixou as suas primeiras impressões.

“Estou muito satisfeito por prolongar o meu contrato. Quando se gosta de correr numa equipa, queremos continuar a fazer parte dela. Vou trabalhar muito para corresponder.”

O duplo campeão nacional (estrada e contrarrelógio) assinou pela Lampre em 2014, no mesmo ano que Rui Costa. Realizou uma boa época em função do seu líder Rui Costa, com os seus objetivos durante praticamente toda a época a passarem pelo auxilio ao seu líder.

Recorde-se que Rui Costa renovou também por dois anos, com a Lampre, mantendo-se assim como o líder da formação italiana.


Fonte: Abola

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Andy Schleck abandona ciclismo profissional.


Escrito por: admin

O corredor luxemburguês Andy Schleck, vencedor da Volta a França de 2010, anunciou, esta quinta-feira, o abandono da sua carreira de ciclista profissional, justificando-o com os problemas físicos do joelho direito causados pela queda no Tour deste ano.

"Tenho de confirmar as especulações. Em 2015, já não serei ciclista profissional", afirmou o corredor da Trek, visivelmente emocionado, durante a conferencia de empresa, realizada no Luxemburgo.

Andy Schleck, que não tinha equipa para 2015 e que nas últimas épocas pouco tem corrido, devido a vários problemas físicos e sucessivas quedas, terminou a sua carreira aos 29 anos, justificando-o com problemas na cartilagem do joelho: "É duro tomar esta decisão, mas já não posso mais. Paro por aqui", disse.


Fonte: Record

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ruben Plaza assina pela Lampre-Merida.


Escrito por: admin

O corredor espanhol Ruben Plaza (Movistar) vai ser corredor da Lampre-Merida para 2015, reencontrando assim Rui Costa.

Plaza de 34 anos, conta com 22 vitórias em 14 épocas no pelotão internacional, entre elas duas de campeão espanhol de fundo (2003 e 2009).

Recorde-se que Plaza foi também companheiro de equipa de Rui Costa em Portugal na equipa do Benfica, passando ainda também pela extinguida equipa da Liberty Seguros.


Fonte: Record

domingo, 5 de outubro de 2014

Rui Costa 3º na Volta à Lombardia.


Escrito por: admin

O corredor português Rui Costa (Lampre-Merida) terminou no terceiro posto a Volta à Lombardia, a apenas um segundo do vencedor do dia, Daniel Martin.

Rui Costa terminou com o mesmo tempo de Alejandro Valverde (Movistar), que terminou no segundo posto. Com este resultado Rui Costa subiu para o 4º posto no ranking UCI, com 398 pontos, com Alejandro Valverde a assumir agora a liderança.


Fonte: Abola

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Damiano Cunego ruma à Nippo Vini Fantini.


Escrito por: admin

O corredor italiano Damiano Cunego deixou a formação italiana Lampre-Merida, que representou durante nove temporadas, para se juntar à japonesa continental Nippo Vini Fantini, anunciou esta sexta-feira o corredor.

O vencedor do Giro´2004 falou da sua satisfação sobre o novo projeto e que será um desafio interessante. "É um bom projeto, com muitos jovens. É uma equipa construída para mim. Não me arrependo da decisão tomada. Desde a proposta inicial que me pareceu muito interessante. Quero continuar a correr e a dar alegria aos meus seguidores", explicou.

Cunego elogiou ainda a formação italiana da Lampre, onde correm os portugueses Nelson Oliveira e Rui Costa. "Foi como uma segunda família nestes nove anos. Agradeço a todos o seu apoio, a Beppe Saronni e às outras pessoas que colaboraram comigo na equipa. Vivemos momentos bons, outros difíceis, mas saio com boas recordações", garantiu o ciclista de 33 anos.


Fonte: Abola