quarta-feira, 30 de abril de 2014

Rui Costa sétimo na Volta à Romandia.


Escrito por: admin

O corredor português Rui Costa (Lampre-Merida) foi sétimo na etapa do dia de hoje da Volta à Romandia, como o mesmo tempo de Michael Albasini (Orica-GreenEdge), vencedor.

Numa prova que acabou por ser encurtada para 88 quilómetros devido à queda de neve, Albasini foi o mais rápido do grupo da frente, onde estavam 14 unidades.

Michal Kwiatkowski (Omega Pharma), vencedor do prólogo no dia de ontem, também estava no grupo, mantendo assim a liderança, a cinco segundos de Albasini.

Rui Costa é 13º na geral, a 16 segundos de Kwiatkowski.

Nelson Oliveira, também da Lampre, foi 33º na tirada, a 4 segundos de Albasini, ocupando assim o 54º posto na geral individual. André Cardoso (Garmin-Sharp) chegou mais atrasado, ao passar a linha de meta a 7,51 minutos do vencedor, ocupando assim o 112º posto na geral.

Amanhã está prevista uma tirada com 166,5 quilómetros de extensão com ligação entre Sion e Montreux.

Fonte: Abola

domingo, 27 de abril de 2014

Rafael Silva vence GP Liberty Seguros/Volta àsTerras de Santa Maria.


Escrito por: admin

A Efapel-Glassdrive dominou no último dia do 6º GP Liberty Seguros/Volta àsTerras de Santa Maria. A formação feirense venceu o contrarrelógio colectivo matinal, e venceu a etapa da tarde por Sérgio Sousa, festejando assim também a conquista da camisola amarela, com Rafael Silva.

Sérgio Sousa foi o primeiro a concluir com os 79,2 quilómetros da última tirada, uma bom prémio depois de todo o trabalho que fez em prol de Rafael Silva, segundo na tirada, com o mesmo tempo do colega de equipa. “Sabia que tinha a missão de trabalhar. Confiámos no Rafael Silva, que era a nossa aposta. Além disso, ele foi homem e deixou a etapa para mim”, admitiu Sérgio Sousa.

"Fizemos uma corrida espectacular. Os meus colegas acreditaram em mim, fizeram tudo para esta vitória, eles é que merecem os parabéns, não sou eu", disse, por entre lágrimas, Rafael Silva. 

Rafael Silva terminou a prova no primeiro posto com 11 segundos de vantagem para Sérgio Sousa, que subiu ao segundo posto da geral, com Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), a fechar o pódio, a também 11 segundos.

Classificações
3.ª Etapa: Europarqume - Europarque, 15 km (C/R por equipas)
1.ª Efapel-Glassdrive, 18m36s (Média: 48,387 km/h)
2.ª OFM-Quinta da Lixa, a 6s
3.ª Euskadi, a 10s
4.ª LA Alumínios-Antarte, a 14s
5.ª Banco BIC-Carmim, a 41s

4.ª Etapa: Circuito do Castelo, 79,2 km
1.º Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive), 1h47m32s
2.º Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), mt
3.º Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), a 6s
4.º César Fonte (Rádio Popular), a 7s
5.º Arkaitz Durán (OFM-Quinta da Lixa), mt
6.º Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), mt
7.º Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa), a 10s
8.º Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
9.º Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), mt
10.º Beñat Txoperena (Euskadi), a 13s

Geral Individual
1.º Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), 9h34m13s
2.º Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive), a 11s
3.º Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), mt
4.º Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa), a 12s
5.º Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), a 21s
6.º Arkaitz Durán (OFM-Quinta da Lixa), a 23s
7.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), a 27s
8.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), mt
9.º Beñat Txoperena (Euskadi), a 31s
10.º Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), a 34s 

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Simon Gerrans venceu Liège-Bastogne-Liège.


Escrito por: admin

O corredor australiano Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) venceu a clássica Liège-Bastogne-Liège.

Gerrans atacou nos últimos metros da prova, deixando para segundo Alejandro Valverde (Movistar), e para terceiro Michal Kwiatkowski (Omega Pharma – Quickstep).

O melhor luso em prova foi Tiago Machado (NetApp), que terminou no 17º posto, a 12 segundos do vencedor, num grupo onde estava também Bauke Mollema (Belkin) e Frank Schleck (Trek).

José Mendes, também da NetApp, chegou no 52º posto, a 3.33 minutos de Gerrans. Rui Costa (Lampre-Merida), foi obrigado a abandonar devido a uma queda, a menos de 90 quilómetros da meta, acabando por sofrer algumas queimaduras, feridas e hematomas. O mais grave é uma pequena rotura de ligamentos no ombro.

Fonte: Abola

sábado, 26 de abril de 2014

Hugo Sabido vence segunda tirada do GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria.


Escrito por: admin

O corredor português Hugo Sabido (LA-Antarte), venceu a segunda tirada do GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, prova que termina este domingo.

Sabido, fez-se valer de toda a sua experiencia, para no momento certo, quando o pelotão seguia compacto, para se sagrar vencedor da etapa, à frente de Rafael Silva (Efapel-Glassdrive) e de Vicente García de Mateos (Louletano).

«Foi uma vitória de toda a equipa. O sprint foi, diria, perfeito. Após uma excelente colocação por parte dos meus colegas de equipa, aproveitei ao máximo a roda do Rafael Silva e arranquei quando já sabia que conseguia manter a mesma potência até ao risco», afirmou o ciclista na sua página oficial do Facebook.

Com esta vitória, Sabido sobe ao segundo posto, a quatro segundos da liderança, que pertence a Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa). Em terceiro está Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa).

Amanhã disputam-se duas tiradas, de manhã, um contrarrelógio nas ruas envolventes ao Europarque, em Santa Maria da Feira, e pela tarde, um circuito com 12 voltas, num total de 79.2 quilómetros, que conta com a habitual subida ao castelo da cidade.

Fonte: Abola

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ricardo Vilela vence 1ª tirada do GP Liberty Seguros.


Escrito por: admin

O corredor português Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa) venceu a primeira etapa do GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, numa ligação de 148,5 quilómetros, com ligação entre Santa Maria da Feira e Lordelo.

Ricardo Vilela venceu pela primeira vez esta temporada, e deixou o colega de equipa Nuno Ribeiro a 1 segundo. O terceiro foi Vicente Garcia de Mateos (Louletano-Dunas Douradas), a 4 segundos.

Vileta lidera na geral com 5 segundos para Nuno Ribeiro e com 10 segundos para García de Mateos.

A segunda tirada da prova será neste sábado, e terá partida e chegada junta à edilidade maiata, com 147,3 quilómetros de extensão.

Classificações 
1.ª Etapa: Santa Maria da Feira – Lordelo, 148,5 km
1.º Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa), 3h48m14s (Média: 39,039 km/h)
2.º Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), a 1s
3.º Vicente García de Mateos (Louletano-Dunas Douradas), a 4s
4.º Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), mt
5.º César Fonte (Rádio Popular), mt
6.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), mt
7.º Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), mt
8.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), mt
9.º Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt
10.º Arkaitz Durán (OFM-Quinta da Lixa), mt

Geral Individual
1.º Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa), 3h48m04s
2.º Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), a 5s
3.º Vicente García de Mateos (Louletano-Dunas Douradas), a 10s
4.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), a 12s
5.º Beñat Txoperena (Euskadi), mt
6.º Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), a 14s
7.º César Fonte (Rádio Popular), mt
8.º Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), mt
9.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), mt
10.º Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), mt 

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Tiago Machado termina Giro del Trentino no sexto posto.


Escrito por: admin

O corredor português Tiago Machado (NetApp), terminou o Giro del Trentino, no sexto posto, depois de ser nono na última tirada da prova italiana.

Machado iniciou o dia no terceiro posto, mas acabou por perder tempo no dia de hoje, numa etapa que fez ligação entre Val Daone e o Monte Bondone, com 175 quilómetros, com uma dura subida de categoria especial no final.

Mikel Landa (Astana) foi o vencedor da tirada, com Louis Mentjes (MTN-Qhubeka) no segundo posto e Franco Pellizotti (Androni-Giocattoli), em terceiro. Cadel Evans (BMC) confirmou a vitória final da prova.

José Mendes, companheiro de equipa de Machado, terminou no 38º posto, a 13,18 minutos de Evans, enquanto que Machado ficou a 1,07 minutos.

Fonte: Abola

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tiago Machado sobe ao terceiro posto no Giro del Trentino.


Escrito por: admin

O corredor português Tiago Machado (NetApp) terminou, nesta quinta-feira, no oitavo posto a quarta tirada do Giro del Trentino, e subiu assim ao mais baixo lugar do pódio na geral.

Cadel Evans (BMC) foi o vencedor de hoje, que reforçou assim a liderança da prova.

Machado passou a linha de meta a 25 segundos depois de Evans. Com este resultado, acabou por subir duas posições na geral, instalando-se assim em terceiro, a 59 segundos.

O segundo posto é de Domenico Pozzovivo, que está a 45 segundos do líder.

Fonte: Abola

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Alejandro Valverde vence Flèche Wallonne.


Escrito por: admin

O corredor espanhol Alejandro Valverde (Movistar) venceu esta quarta-feira a clássica belga Flèche Wallonne, que terminou no bem famoso Mur de Huy, após 199 quilómetros corridos.

Valverde, repetiu assim a vitória de 2009, ao chegar isolado acima da linha de meta, com Daniel Martin (Garmin-Sharp) a ser segundo a três segundos, seguindo-se Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quickstep).

Rui Costa (Lampre-Merida) terminou a prova no 53º posto, a 1,44 minutos de Valverde.

Fonte: Abola

domingo, 20 de abril de 2014

Rui Costa 17º na Amstel Gold Race.


Escrito por: admin

O corredor português Rui Costa foi, este domingo, o 17º a passar a linha de meta na Amstel Gold Race, clássica holandesa que fez ligação entre Maastricht e Valkenburg, com 251,4 quilómetros de extensão.

O campeão Mundial passou a linha de meta 12 segundos depois do vencedor, Philippe Gilbert, que repetiu as vitórias de 2010 e de 2011.

Gilbert atacou a 2,5 quilómetros da meta e não mais foi alcançado, vencendo com cinco segundos de diferenças para os perseguidores, com Jelle Vanendert (Lotto) a ser segundo, e Simon Gerrans (Orica GreenEdge), terceiro.

Nélson Oliveira e Bruno Pires presentes na prova, não conseguiram no entanto concluir.

Fonte: Abola

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Robert Gesink faz pausa na carreira para se submeter a operação ao coração.


Escrito por: admin

O corredor holandês Robert Gesink anunciou esta terça-feira que será operado ao coração nas próximas semanas, horas após a sua formação, a Belkin, ter comunicado que o corredor iria fazer uma pausa na carreira devido a sofrer de arritmia cardíaca.

“Na volta ao País Basco, na semana passada, voltei a sentir uma dor forte, curta, mas intensa, no coração. Não foi a primeira vez, mas fiquei ansioso”, revelou Gesink em conferência de imprensa, indicando que sofre desse tipo de problemas desde o início de carreira.

Segundo o corredor, cada vez que hiperventila, o coração ressente-se e, consequentemente, sente-se nervoso, o que condiciona as suas prestações na estrada.

Antes, em comunicado, a Belkin deu conta do padecimento de Gesink e manifestou total respeito e compreensão para com a decisão do holandês de interromper a sua carreira de ciclista profissional.

“O corredor da Belkin Robert Gesink tem sofrido de arritmia cardíaca durante esforços físicos severos nos últimos anos. Essa situação também acontecia quando este obteve os seus melhores resultados”, começa por revelar a formação holandesa em comunicado.

Em exames anteriores, os médicos concluíram que “a arritmia cardíaca não impossibilita a actividade velocipédica, mesmo ao mais alto nível”.

“No entanto, desde a Volta a Itália de 2013, Robert começou a ter receio da sua condição. Em acordo com a equipa, a equipa médica e os especialistas, Robert decidiu sujeitar-se a uma exaustiva observação médica para tentar perceber o motivo da sua desordem e a solução para os seus problemas”.

Salientando que não há qualquer risco que impedisse Gesink de continuar a correr, a Belkin revelou que tem total respeito pela atitude tomada pelo corredor, de 28 anos, que não voltará a correr até aviso próximo.

Fonte: Record

Philippe Gilbert vence Flèche Brabançonne.


Escrito por: admin

O corredor belga Philippe Gilbert (BMC) venceu ao sprint a prova La Flèche Wallonne, disputada na Bélgica, a fazer ligação entre Leuven e Overijsse, com 203,1 quilómetros de distância.

Gilbert foi o mais rápido no sprint, deixando para segundo Michael Matthews (Orica-GreenEdge) e para terceiro Tony Gallopin (Lotto).

«É sempre bom vencer no início da temporada e não tem acontecido nestes últimos anos. Mas agora dá-me mais confiança para as próximas corridas», afirmou o corredor belga, de 31 anos, campeão do Mundo em 2012.

Fábio Silvestre (Trek) a jovem promessa portuguesa, integrou o pelotão, mas não terminou a prova.

Fonte: Abola

domingo, 13 de abril de 2014

Niki Terpstra vence Paris-Roubaix.


Escrito por: admin

O corredor holandês Niki Terpstra venceu a clássica Paris-Roubaix, prova com 257 quilómetros de extensão, com 28 sectores de pavè.

Terpstra soube esperar pelo momento certo para atacar, a cerca de 6 quilómetros da meta, aproveitando assim as indecisões dos favoritos a vencer, ganhou algum espaço que acabou por ser a chave para a vitória.

O restante pódio ficou completo com John Degenkolb (Giant-Shimano) e com Fabian Cancellara, segundo e terceiro, a 20 segundos.


Terpstra vive assim uma temporada fantástica, contando já com a vitória na geral da Volta ao Qatar, e com esta grande vitória no Paris-Roubaix. 

sábado, 12 de abril de 2014

Chris Horner atropelado em Itália.


Escrito por: admin

O corredor norte-americano Chris Horner, de 42 anos, foi esta sexta-feira atropelado em Itália enquanto treinava, segundo revela o site oficial da formação italiana Lampre-Merida. Horner terá sido atropelado por um carro enquanto treinava junto ao Lake Como, em Itália, num acidente que o deixou em bastante mau estado.

Os médicos que observaram Horner, não encontraram nada de muito significativo a nível da cabeça, mas ainda assim ficou com um pulmão perfurado, quatro costelas partidas e vários cortes na cabeça.

Fonte: Record

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Alberto Contador mantém liderança. Portugueses perdem tempo na geral.


Escrito por: admin

Os portugueses presentes na Volta ao País Basco voltaram hoje a perder muito tempo.
Rui Costa, foi o melhor, a passar a linha de meta no 53º posto, a 12,48 minutos do vencedor, Bem Swift (Sky).

Nélson Oliveira chegou com o mesmo tempo, no 58º posto, com André Cardoso (Garmin), a ser 105º, a 17,26 minutos.

André Cardoso continua a ser o melhor português na geral, a ocupar o 37º posto.

Alberto Contador (Tinkoff) mantém a liderança, com 12 segundos para Alejandro Valverde (Movistar), segundo na tirada de hoje.

Este sábado dá-se por terminada a prova, com um contrarrelógio individual de 25,9 quilómetros.

Fonte: Abola

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Alberto Contador mantém liderança da Volta ao País Basco.


Escrito por: admin

O corredor espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) segurou a liderança da Volta ao País Basco, após cumprida a quarta tirada, marcada por uma chegada em alto, em Eibar, após 151,9 quilómetros.

Wout Poels (Omega Pharma-QuickStep) foi o vencedor da tirada, após atacar na última parte da subida, sendo seguido de perto por Alejandro Valverde (Movistar) e por Samuel Sanchez (BMC). No entanto, acabaram por recuperar apenas dois segundos para Contador, que mantém a liderança.

Quanto aos portugueses, André Cardoso (Garmin-Sharp) passou a linha de meta no 31º posto, a 2,11 segundos de Poels. Rui Costa (Lampre) voltou a estar abaixo das especatativas, ao ser 84º, a 18.01 minutos, com Nelson Oliveira a ser 87º, com o mesmo tempo do colega de equipa.

Fonte: Abola

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Michael Matthews vence terceira tirada da Volta ao País Basco.


Escrito por: admin

O corredor australiano Michael Matthews (Orica-GreenEdge), venceu esta quarta-feira a terceira tirada da Volta ao País Basco. Numa tirada mais fácil do que as anteriores, a vitória decidiu-se ao sprint, com Matthews a bater ao sprint Kévin Reza (Europcar) e o polaco Michal Kwiatkowski (QuickStep).

Os portugueses André Cardoso (Garmin) e Rui Costa (Lampre-Merida) chegaram com o mesmo tempo do vencedor. Cardoso subiu ao 19º posto da geral a 58 segundos de Alberto Contdor (Tinkoff) enquanto que Rui Costa desceu ao 37º a 4.15 minutos.

Esta quinta-feira estão de regresso as dificuldades, com uma chegada em alto, coincidente com uma contagem de montanha de primeira categoria.

Fonte: Abola

terça-feira, 8 de abril de 2014

Tony Martin vence segunda tirada da Volta ao País Basco.


Escrito por: admin

O corredor alemão Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep) venceu a segunda tirada da Volta ao País Basco, onde os lusos André Cardoso (Garmin-Sharp) e Rui Costa (Lampre-Merida) chegaram a 30 segundos do vencedor.

Martin saiu do pelotão, sendo assim o primeiro a passar a linha de meta. O pelotão chegou 30 segundos depois, com Bem Swift (Sky) a ser o primeiro.

Nesse grupo estavam presentes os corredores lusos André Cardoso que ficou no 31º posto e Rui Costa no 34º, com Alberto Contador (Tinkoff), a ser 16º, mantendo assim a liderança.

No dia de amanhã o pelotão terá pela frente 194,7 quilómetros, com dois prémios de montanha de terceira categoria e dois de segunda, terminando com uma longa descida para a meta.

Fonte: Abola

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Alberto Contador vence primeira tirada da Volta ao País Basco.





Escrito por: admin

O corredor espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) venceu, esta segunda-feira a primeira tirada da Volta ao País Basco, ao chegar isolado á linha de meta em Ordizia, após 153 quilómetros de etapa.

Contador atacou com Alejandro Valverde (Movistar) na última subida do dia, mas acabou por deixar o compatriota pra trás. Na meta a diferença foi de 14 segundos.

O português Rui Costa (Lampre) esteve um pouco abaixo do esperado, ao ser 58º, com 4.15 minutos de atraso. André Cardoso (Garmin-Sharp) foi o melhor luso, ao ser 25º, a 58 segundos do vencedor.

Esta terça-feira, com 155 quilómetros com ligação entre Ordizia e Dantxarinea, novamente com uma contagem de primeira categoria e duas de segunda.
 
Fonte: abola

domingo, 6 de abril de 2014

Fabian vence pela terceira vez a Volta a Flandres.


Escrito por: admin

O corredor suíço Fabian Cancellara (Trek) venceu este domingo, pela terceiro vez, a Volta a Flandres, entrando assim num numero restrito de recordistas da clássica belga, que por muitos é considerada a melhor clássica do mundo, visto ser bastante completa em termos de traçado.

Cancellara atacou na última subida, e apanhou os belgas Greg Van Avermaet (BMC) e Vandenbergh (QuickStep), levando na sua roda Sep Vanmarcke, seguindo assim a quatro até a linha de meta.

A prova não contou com a presença de qualquer português.

No próximo domingo, Cancellara vai tentar a sua quarta vitória na difícil clássica Paris-Roubaix.

Fonte: Abola

sábado, 5 de abril de 2014

André Cardoso termina no 4º posto o GP Miguel Indurain.


Escrito por: admin

O corredor português André Cardoso (Garmin-Sharp) terminou, neste sábado, no quarto posto o GP Miguel Indurain, em Espanha.

Cardoso passou a linha de meta a 1,06 minutos de Alejandro Valverde (Movistar), vencedor da prova.

O holandês Tom Jelte Slagter (Garmin) e o russo Sergey Chernetski (Katusha) terminaram no segundo e terceiro posto, respetivamente, a 1.02 minutos do vencedor, com Cardoso a bater Yuri Trofimov sobre a linha de meta.

Fonte: Abola